5 livros para você alavancar suas vendas!

Gestão 23 de Dez de 2020

Descubra as melhores estratégias de vendas para superar as expectativas de seus clientes e conquistar o diferencial competitivo do mercado.

Nos dias atuais, considerando a alta competitividade do mercado, o ato de vender vai muito além de entregar um produto ou serviço em troca de dinheiro.

Em suma, os métodos não se restringem apenas à negociação da oferta, já que as etapas de pré-venda, venda e pós-vendas precisam ser executadas com a abrangência necessária, garantindo o melhor atendimento e os lucros desejados.

Dessa forma, as técnicas de vendas devem ser aprimoradas conforme a satisfação e fidelidade do cliente, em um processo bilateral de geração de valor tanto para o consumidor, quanto para o vendedor.

Neste contexto, é essencial que o profissional especializado em vendas entenda a qualidade do seu serviço prestado, bem como as mudanças e transformações positivas que este oferece para a vida das pessoas.

Cumpre salientar que essa jornada de compra e venda é desafiadora, pois demanda confiança, credibilidade, força de vontade e a busca contínua por conhecimento.

Pensando nisso, organizamos neste post uma lista com 5 grandes livros a respeito do tema em questão, para que você aprenda a vender de maneira mais eficaz e assertiva.

Boa leitura!

1. A Bíblia de Vendas – Jeffrey Gitomer

Jeffrey Gitomer, reconhecido como uma das maiores autoridades globais em vendas e atendimento ao cliente, traz em seu best-sellerA Bíblia de Vendas” os 10.5 mandamentos focados no desenvolvimento da performance de vendas.

Através de uma abordagem prática e divertida, o autor destaca os melhores métodos para gerar leads utilizando as principais plataformas de mídia social e concluir vendas em qualquer nicho de mercado.

Também ensina como estruturar perguntas que influenciam na decisão de compra e prospectar clientes em potencial a partir da criação do pipeline de vendas.

Diante disso, a obra é uma leitura fundamental para todos os profissionais que pretendem fechar os melhores negócios e vencer os obstáculos de ser um vendedor de sucesso no mundo moderno!

Capa do livro "A Bíblia de Vendas"

2. SPIN Selling – Neil Rackham

O SPIN Selling é uma metodologia que direciona as perguntas certas a se fazer ao longo de um processo de vendas para aumentar as taxas de conversão, auxiliar as tomadas de decisões dos clientes e levá-los a enxergar situações de oportunidades.

E para tratar deste assunto, selecionamos o livro homônimo SPIN Selling, no qual Neil Rackham, criador do método de vendas em evidência, apresenta os quatro tipos de perguntas baseados na situação, problema, implicação e necessidade de solução, a fim de intensificar o relacionamento com o cliente e alcançar a excelência em vendas.

Cabe ressaltar que a elaboração da obra foi embasada nos dados de uma pesquisa feita com 35 mil visitas de vendas, da onde o autor identificou um padrão de execução comercial e extraiu as melhores técnicas de persuasão e negociação.

Sem dúvidas, esta é uma leitura indispensável para os profissionais que trabalham com vendas complexas e almejam otimizar seus resultados como um todo!

Capa do livro "SPIN Selling"

3. A Mente de Vendas – Helen Kensett

Um dos fatores que mais impactam na alta performance de um vendedor é o mindset de vendas de sucesso, responsável por alinhar os pensamentos, hábitos e comportamentos voltados para a concretização do negócio.

No livro “A Mente de Vendas”, Helen Kensett, notável especialista em vendas e criadora da marca Sales Mind, oferece 48 ferramentas práticas e percepções psicológicas para desenvolver a mente do exímio vendedor e revolucionar as negociações e os resultados de venda.

Nesse sentido, a autora explica como conhecer melhor o cliente por meio da visualização, exercitar o método mindfulness para se ter mais atenção nas tarefas diárias, definir o modelo de vendas e aperfeiçoar as abordagens conscientes.

Assim, inteirar-se sobre esse guia de vendas te ajudará a se adaptar às mudanças do mercado, ter criatividade e persuasão e atingir qualquer meta!

Capa do livro "A Mente de Vendas"

4. Gestão de Vendas Complexas – Jeff Thull

Se você atua com vendas complexas e anseia por compreender a real dor do prospecto e sua jornada de compra, deve conhecer e estudar mais a fundo o best-seller clássico “Gestão de Vendas Complexas”, escrito por Jeff Thull, consultor expert em programas de transformação de negócios.

Apoiado em sua vasta experiência em estratégias de vendas, o autor revela nesta obra o método Primer Process, que se baseia no sistema de diagnóstico e análise crítica dos perfis dos clientes, além dos investimentos e retorno.

Paralelo a isso, o livro disponibiliza ensinamentos enriquecedores sobre como desempenhar a disciplina e as habilidades apropriadas em um processo de vendas, de tal modo que as barreiras dessa gestão comercial sejam vencidas.

Portanto, essa leitura é ideal para os mais diversos tipos de vendedores corporativos que desejam evitar o fenômeno da comoditização, construir relações lucrativas com o mercado e reformular o funil de vendas.

Capa do livro "Gestão de Vendas Complexas"

5. Como Vender Quando Ninguém Está Comprando – Dave Lakhani

Utilizar as tecnologias e o poder da internet a favor das vendas traz mais visibilidade para os produtos e serviços oferecidos, facilita a conexão com os compradores e gera maior praticidade de trabalho.

Este é o ponto central do livro “Como Vender Quando Ninguém Está Comprando”, de autoria de Dave Lakhani, instrutor de vendas especializado em persuasão aplicada e influência humana.

Por meio de uma abordagem original que conta com entrevistas e artigos extras, o best-seller dispõe de inúmeras orientações para usufruir das redes sociais como canais de vendas, criar presença na internet através dos sites e blogs e ampliar os contatos e relacionamentos.

É importante frisar que este manual eficaz inclui estudos de casos que norteiam a criação de oportunidades de vendas e atração de prospects, sejam eles business-to-business ou diretamente ao consumidor.

Capa do livro "Como Vender Quando Ninguém Está Comprando"

Alavancando o processo de vendas!

Em meio às constantes mutações do mercado, onde se estabelecem novas formas de se fazer negócio, as ofertas e a concorrência exigem do profissional de vendas qualificação, planejamento, boa comunicação verbal e gestão de todas as atividades de prospecção.

Em resumo, conquistar um cliente em potencial traduz a capacidade de relacionamento e aplicação de técnicas de abordagem e apresentação das vendas, com o objetivo final de agregar valor à percepção do consumidor e fomentar uma troca comercial equitativa, onde as duas partes interessadas levam vantagens.

E para que você se torne um grande vendedor é imprescindível investir em um atendimento personalizado e networking, fidelizar sua cartela de clientes, mapear suas metas e aprimorar sempre o conhecimento.

Por isso, persista, dedique-se, estude e o sucesso será inevitável!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.