Como gerar leads pelo Facebook? 4 sugestões para aumentar o seu público-alvo

Marketing 29 de Mai de 2022

Saber como gerar leads pelo Facebook é o primeiro passo para alavancar a sua empresa e elevá-la no mercado. Afinal de contas, as redes sociais fazem parte de qualquer estratégia para atrair clientes.

Usar o Facebook, a principal rede social do planeta, como forma de geração de leads, aumenta a segmentação de consumidores. Seja em formação de campanhas pagas ou orgânicas, o interessante é que a plataforma possibilita que você se relacione com o público que se encaixa à sua persona.

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Por que gerar leads pelo Facebook?

Hoje não há mais dúvidas de que as redes sociais são o meio de marketing eficiente. Porventura, o Facebook é o principal canal social do mundo. Atualmente ele chega a marca de quase 3 bilhões de usuários ativos. Isto é, provavelmente seu público acessa o Facebook.

Mas as razões da escolha das redes sociais não se limitam apenas a quantidade de pessoas, e sim, no filtro que você pode fazer em uma campanha.

Isso significa que você pode segmentar o público por meio do Facebook Ads, definindo características como sexo, interesses, idade, classe social, etc.

Logo, embora você use como marketing de conteúdo orgânico, a plataforma de anúncios pode ser utilizada. Pense que, com baixo investimento, é possível atrair pessoas interessadas por sua página a fim de consumir seus materiais.

Como gerar leads pelo Facebook?

Os benefícios que o Facebook oferece para sua empresa são determinantes para gerar bons leads. Por isso, fique de olho em como usar a plataforma a seu favor.

1. Campanhas otimizadas

Organizar as campanhas é uma prioridade de quem deseja fazer a captura de leads no Facebook.

Um dos segredos para isso é definir o tipo de persona para o seu negócio, assim, você consegue adotar uma linguagem adequada para se relacionar com o seu público e aumentar a conversão.

Nessa linha, estabelecer um horário de publicação correto fará você ter mais equilíbrio para criar suas postagens e, ao mesmo tempo, perceber se o recurso é o mais apropriado.

Afinal, posts publicados em horário com maior acesso do seu público possibilitará maior chance de gerar uma reação positiva.

Mas como criar um post certo?

Em primeiro lugar, é fundamental descobrir o melhor formato, podendo utilizar imagem estática, carrossel, apresentação, vídeos, coleção ou canvas.

Mas, independentemente do modelo de postagem, é fundamental que as imagens sejam de qualidade e se encaixem nos tamanhos indicados pelo Facebook.

2. Segmentação correta

Como já citamos, a segmentação do público é o ponto-chave para a realização de uma boa campanha. Portanto, é importante que você foque no interesse dos seus usuários.

Com isso, baseado em sua persona, é fundamental que você determine de forma eficiente as características que serão utilizadas para filtrar sua audiência. Tal decisão precisa ser tomada com base nas peculiaridades do seu negócio.

Que tal, por exemplo, focar em ovos de Páscoa semanas antes da comemoração, se você trabalha com doces. O importante é que sua segmentação deva ser feita estrategicamente, caso contrário, provavelmente irá desperdiçar tempo e dinheiro com um público que não se envolve com o seu tipo de trabalho.

3. Oferta atraente

Agora que você já sabe como segmentar o cliente, o próximo passo é preservá-lo à sua marca. Por isso, se o seu objetivo não é somente converter, e sim, fidelizar o lead, seria interessante oferecer algum material extra.

Uma dica é usar landing page ou ebook, por exemplo, contendo dicas importantes para a sua persona. Caso ele se interesse, irá clicar no anúncio e será levado à uma página em que deixará os dados para realizar o download.

Assim, você terá as informações para criar novas campanhas de acordo com o seu perfil.

4. Acompanhe os resultados

O Facebook permite que você tenha relatórios personalizados de suas campanhas.

Esse é um recurso maravilhoso, o que facilita na hora de criar novas ações de marketing.

Como criar campanhas no Facebook?

Criar uma campanha de geração de lead é um método fácil se você souber para quem direcionar. Você pode produzir uma campanha que leve para uma página externa, como landing page ou newsletter, por exemplo.

Para usar esse recurso, você deve seguir as seguintes etapas:

  • 1. acesse a plataforma de anúncios do Facebook;
  • 2. clique em “Campanha”;
  • 3. selecione o objetivo “Geração de Cadastros”;
  • 4. configure o conjunto de anúncios para Leads e/ou Clique no link;
  • 5. crie o formulário.

Como gerar leads no Instagram?

Aos adeptos do Facebook, saiba que o Instagram também é uma rede tão poderosa. Por isso, vamos dar um breve macete para você criar campanhas por lá.

Vale a pena criar um CTA nos seus posts ressaltando a importância de acessar o link na Bio.

Arraste para cima

O botão de “arraste para cima” facilita o acesso dos usuários para ir em direção à página que você deseja. Vale ressaltar que esse recurso só serve para quem possui mais de 10 mil inscritos.

Parceria com influenciadores

Busque ter parceria com influenciadores e marcas para oferecer sorteios, brindes ou lançamentos de produtos. Isso fará sua marca evoluir organicamente.

Com essas ações, você terá um bom começo para gerar bons leads.

Então, boa sorte! Mas, lembre-se de que todas essas ações exigem investimento, mesmo que seja o mínimo de recurso.

Além disso, quanto maior a divulgação, maior será o resultado.

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