Lead tracking: o que é e quais são os benefícios para uma loja virtual?

Empresas 11 de Mai de 2022

Você sabe o que é lead tracking? Então imagine que ao entrar um cliente em sua loja virtual, você consegue monitorar todos os passos dele durante a jornada de compra. Esse, por sinal, é um caminho que, quando bem utilizado, fortalece a fidelização do consumidor à empresa.

Resumindo, o lead tracking aponta quais são as interações feitas desde a primeira até a última etapa do consumidor no funil de vendas, o que resulta em melhor atendimento e compras realizadas com sucesso.

Para conhecer melhor esse formato de interação e aumentar a eficiência das suas vendas, ao longo deste artigo vamos mostrar como funciona e quais são as vantagens do lead tracking. Então, continue com a gente!

O que é lead tracking?

Lead tracking é uma ferramenta de automação que acompanha todas as interações de um lead, exibindo-as de forma cronológica.

Para rastrear todas as informações, um código de acompanhamento é instalado em páginas e conteúdos do site, facilitando o monitoramento das ações do lead durante a jornada de compra.

Logo, profissionais de marketing e vendas, como donos de estabelecimentos e e-commerce, podem analisar a trajetória dos potenciais clientes e, assim, aperfeiçoar o modelo de venda.

Como funciona o lead tracking?

O lead tracking possibilita descobrir quem são os leads do momento, ou seja, futuros clientes que visitam o site. O recurso ainda proporciona verificar as páginas acessadas e acompanhar o histórico de interações de um lead com a empresa.

Ou seja, é possível saber quanto tempo um lead ficou em determinado conteúdo ou página de serviço, se ele clicou em determinados produtos e até onde aconteceu a interação.

Com esse recurso, o usuário percebe se o lead colocou um produto no carrinho e não efetuou propriamente a compra, fazendo com que a empresa envie um e-mail marketing direcionado para realizar a transação final, por exemplo.

Essa é uma das diversas funcionalidades do lead tracking. Entre elas estão:

  • acesso a conteúdos (momento de conversão do visitante em lead);
  • campanhas de e-mail marketing (cliques em links nos e-mails de campanha);
  • funil de vendas;
  • conversão em landing page;
  • reativação em lista de e-mails (quando o lead sai da lista e-mails e retorna realizando outra conversão);
  • fluxos de nutrição (sequência de e-mails que conduz um lead até o momento da compra);
  • notificações (avisa a equipe de marketing e de vendas sob uma ação do lead).

Quais são os benefícios do lead tracking?

1. Conhecer a jornada dos clientes

Rastreamento dos contatos é um dos objetivos do lead tracking, pois ele permite observar o caminho dos leads, passando então da fase de leads qualificados para a oportunidade de vendas, chegando à esperada jornada de compra.

Obviamente os clientes não acessam as mesmas páginas e compram produtos simultaneamente, mas o lead tracking se torna fundamental porque configura os perfis semelhantes.

Sendo assim, o recurso revela, por exemplo, que grande parte das oportunidades de negócios é gerada a partir de acesso a conteúdos relacionados a um tipo de tema, e não necessariamente de páginas de produtos ou serviços.

No final das contas, é possível perceber que os resultados de uma análise detalhada ajuda a formar uma estratégia específica para o crescimento da empresa.

2. Diminuir o tempo médio das vendas

O controle de tracking possibilita a diminuição do tempo necessário para que um lead se torne cliente.

Assim, é possível planejar movimentos que aperfeiçoem a experiência dos leads no funil de vendas e cheguem diretamente onde se deseja.

Por outro lado, páginas, gatilhos ou etapas que confundam ou atrasem durante a experiência do usuário podem ser eliminados ou reduzidos. Em consequência, diminuem os investimentos para cada fechamento de venda e o custo de aquisição de clientes.

3. Criar abordagens mais assertivas

Ao perceber o efeito positivo da redução do tempo médio de vendas, a empresa conseguirá notar o que o cliente precisa e como poderá ajudá-lo.

Essa identificação facilita o processo de criar conexão com uma oportunidade de negócio.

Para qualificar essa relação, a empresa pode fazer uma abordagem mais assertiva, com a ajuda de um suporte especializado para tirar dúvidas sobre o produto ainda na cesta de compra, por exemplo.

Oferecer brinde ou um desconto também se torna relevante para fidelizar o cliente.

4. Aprimorar o discurso de vendas

Se o cliente dificilmente avança no funil de vendas, deve ser porque há algum erro na comunicação, mas que pode ser aperfeiçoado no discurso de vendas.

Uma comunicação clara, concisa e atraente, que faça o consumidor se sentir parte da empresa, é o ponto-chave para uma conversão bem-sucedida.

Afinal, o acompanhamento de vendas, ou sales lead tracking, é um processo fundamental para qualquer negócio.

Pronto para implementar o lead tracking na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é lead tracking, fica mais fácil entender como uma ferramenta especializada ajuda na fidelização do cliente. Com esse conhecimento, aos poucos você irá implementá-lo do jeito certo.

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