Investimento em capital de giro: por que fazer?

Capital de Giro Out 01, 2018

Os proprietários de empresas entendem a importância do caixa e do fluxo de caixa para a saúde e a viabilidade de sua empresa.

Fluxo de caixa operacional altamente positivo ou o fluxo de caixa que a empresa gera a partir de suas operações de negócios, significa que a companhia não precisa depender de financiamento ou venda de seus ativos para financiar operações e crescimento.

Grande parte desse fluxo de caixa operacional é capital de giro.

Neste post, vamos entender o que é capital de giro e como fazer uma gestão organizada de investimento em capital de giro para as empresas.

O que é capital de giro?

O capital de giro é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante de uma empresa. É uma medida financeira, que calcula se uma empresa possui ativos líquidos suficientes para pagar suas contas no período de um ano.

capital-de-giro-definicao

Fonte: Reprodução.

Quando uma empresa possui excesso de ativos circulantes, esse montante pode ser usado para gastar em suas operações diárias.

Os ativos circulantes como caixa e equivalentes, estoques, contas a receber e títulos negociáveis, são recursos de uma empresa que podem ser usados ​​ou convertidos em dinheiro dentro de um ano.

O passivo circulante é o montante de dinheiro que uma empresa deve, como contas a pagar, empréstimos de curto prazo e despesas acumuladas, que são devidas para pagamento dentro de um ano.

Investimento em capital de giro: primeiros passos

O capital de giro é a quantidade de ativos líquidos que uma organização tem em mãos. Os investimentos em capital de giro são necessários para pagar despesas inesperadas e planejadas, para construir um negócio e cumprir os deveres e obrigações de curto prazo da empresa.

Investimento em capital de giro é a quantia de dinheiro que você precisa para expandir seus negócios, cumprir responsabilidades de negócios de curto prazo e cobrir despesas de negócios.

Um capital inicial, podemos dizer, é a quantidade de dinheiro que você precisa para começar um negócio até que ele produza receita suficiente para que possa pagar por si mesmo.

Você pode conseguir capital de giro e capital inicial a partir de doações, empréstimos, parceiros e investidores, mas muitos também usam seus próprios recursos para financiar seus negócios.

Nenhum investimento em capital de giro dificultaria a atração de investidores ou até mesmo a obtenção de crédito ou empréstimos comerciais.

O investimento em capital de giro pode ser especulado como um número negativo ou positiva e depende da quantidade de dívida de uma empresa.

Quantos ativos correntes são necessários dependem da natureza dos negócios da empresa, por exemplo, uma empresa de manufatura pode precisar de mais estoques quando comparada a uma empresa que está no setor de serviços.

À medida que o volume de produção da empresa aumenta, a quantidade de ativos atuais que são necessários aumentaria também.

Mesmo quando você assume os procedimentos de cobrança de dívidas, gestão de caixa e estoques efetivos de ações, ainda há um certo nível de escolha em todo o volume dos ativos correntes necessários que são necessários para atender à demanda de produção.

Políticas de retenção de caixa mínimo, crédito apertado, baixos níveis de participação acionária, etc., poderiam ser contrastadas com políticas de estoque altas, liquidez considerável e crédito mais fácil.

Leia também: [GUIA] Financiamento de capital de giro para pequenas empresas.

Requisitos de investimento em capital de giro

O requisito líquido de investimento em capital de giro varia de uma empresa para outra.

Dentro da mesma empresa, a exigência de investimento líquido em capital de giro pode variar de um mês para outro.

A exigência de investimento líquido em capital de giro depende de dois fatores:

  1. quais são os rendimentos da organização e a frequência de obtenção desses ganhos;
  2. as despesas da organização e com que freqüência os pagamentos precisam ser conciliados.

Para saber o cálculo do requisito de investimento de capital de giro necessário para um novo investimento empresarial, os gerentes precisam criar previsões de lucros, que são estoque e contas a receber e despesas, que são contas a pagar.

Você fez as projeções e então precisa comparar as despesas com as projeções e os ganhos reais. Em seguida, você precisa adicionar o aumento no estoque e contas a receber menos as contas a pagar deste montante.

A quantia que você recebe então mostraria a provável mudança no investimento em capital de giro que poderia ser utilizado para novos investimentos. Qualquer alteração no investimento em capital de giro também pode ser determinada com a saída e entrada de fundos.

Assim, deve-se levar essas duas coisas em consideração ao calcular os requisitos de investimento em capital de giro.

Gestão de investimentos em capital de giro

O gerenciamento do investimento em capital de giro é crucial para garantir que a organização tenha fundos suficientes para realizar suas operações cotidianas de maneira suave.

Qualquer empresa não deve ter um ciclo longo de conversão de caixa. O ciclo de conversão de caixa avalia o período de tempo para o qual uma organização seria alienada de fundos no caso de elevar seus investimentos, como um procedimento de suas estratégias para o crescimento dos negócios.

A organização precisa tomar algumas providências para o mesmo como:

  • reduzir o período de crédito dos clientes;
  • conversar com fornecedores;
  • aumentar o período de crédito com os fornecedores;
  • preservar o nível de estoque adequado que reduz os custos de matérias-primas;
  • gestão de caixa correta, garantindo a redução dos preços de caixa.

Se uma organização segue essas medidas, então o requisito de investimento em capital de giro cairia automaticamente.

Existem algumas outras coisas também que é preciso considerar em relação aos requisitos de investimento em capital de giro.

Se o passivo circulante de uma organização for maior do que o seu ativo circulante, isso mostrará uma deficiência no investimento de capital de giro e poderá levar algumas vezes a uma dívida relacionada ao negócio.

Um déficit no investimento em capital de giro tem um impacto prejudicial na imagem de uma organização, o que mostra que a empresa está enfrentando problemas de liquidez e é incapaz de pagar por custos relacionados a períodos de curto prazo.

Nesse caso, os investidores podem desistir de fazer investimentos de qualquer tipo na empresa. Assim, o planejamento financeiro, que inclui o planejamento do requisito de investimento em capital de giro, é muito importante para a execução de um negócio de forma segura.

Importância do Capital de Giro

O capital de giro indica o quão bem você posicionou sua empresa para atender às suas necessidades de caixa de curto prazo.

Quando sua empresa tem muito mais dinheiro em caixa ou contas a receber que convertem prontamente em dinheiro do que pagamentos principais ou pagamentos a fornecedores, seu risco de cessar as operações devido a uma incapacidade de pagar suas contas cai.

O financiamento de capital de giro pode eliminar qualquer diferença entre o fluxo de caixa em operações e o fluxo de caixa  que sai.

Investimento de capital de giro e supercapitalização

Caso existam devedores excessivos em dinheiro e ações e poucos credores, então haverá um investimento excessivo em ativos correntes pela empresa.

O investimento em capital de giro seria excessivo e a empresa seria, nesse aspecto, capitalizada em excesso.

O retorno sobre o capital investido (ROIC) seria menor do que realmente deveria ser, assim como os fundos de longo prazo seriam desnecessariamente envolvidos quando, em vez disso, eles poderiam ser investidos em outro lugar para obter lucros.

No que diz respeito ao investimento em capital de giro, a capitalização em excesso não deve existir caso a administração seja boa. Mas funciona como advertência, uma vez que o capital de giro excessivo é de indicadores contábeis ruins.

Os índices que podem ajudar a estimar se o investimento em capital de giro é razoável ou não, incluem:

  • Investimento em capital de giro: o volume de vendas como produto do investimento em capital de giro deve mostrar o cenário, quando comparado com o ano anterior ou com empresas semelhantes, o volume total de investimento em capital de giro é muito alto.
  • Taxas de liquidez: uma proporção rápida no excedente de 1: 1 ou uma proporção no excedente de 2: 1 pode indicar um investimento em capital de giro mais do que o necessário.
  • Períodos de giro: períodos excessivos de giro para devedores e estoques ou um crédito tomado por um curto período de suprimentos podem indicar que o volume de estoque dos devedores é alto desnecessariamente ou o volume dos credores é muito baixo.

Sua empresa está em busca de capital de giro para os negócios? Conheça o sistema de financiamento online da Gyra+ que avalia de forma rápida e segura sua capacidade para um empréstimo.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre;
  • análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Faça uma  avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.