Entenda o que é índice de lucratividade e como calcular o do seu negócio
O índice de lucratividade (IL) é um indicador financeiro que mostra o potencial de lucro de uma empresa e é obtido pela divisão do lucro líquido pela receita total.
O cálculo desse indicador é um dos que compõem a rotina dos responsáveis pela gestão financeira empresarial.
Então, se as planilhas e o acompanhamento do dinheiro andam de lado no seu negócio, saiba que você está deixando de fazer uma atividade muito importante.
O estudo ‘Causa Morti das empresas’ feito pelo Sebrae aponta que 71% das empresas têm dificuldades no primeiro ano de operação.
As duas maiores dificuldades são: formar uma carteira de clientes (22%) e falta de capital/lucro (14%).
Outro dado do estudo que vale mencionar é que para 37% dos empreendedores a falta de lucro é o principal motivo para se sentirem infelizes em relação ao próprio negócio.
Mas sem uma gestão financeira eficiente, esses e outros dados não são mensurados e, com isso, fazer qualquer tipo de previsão fica impossível.
Então, o primeiro passo que vamos dar com este post é entender o que é índice de lucratividade e como calculá-lo.
Continue a leitura!
O que é índice de lucratividade?
O índice de lucratividade (IL) é uma métrica financeira que indica a capacidade da empresa de gerar lucro.
Esse cálculo pode ser feito logo no primeiro mês de funcionamento da empresa, pois com o devido acompanhamento, dados como os gastos totais do mês e o total de vendas realizados estarão disponíveis.
Com esse números, é possível calcular o índice de lucratividade e não ficar frustrado com a falta de lucro ao longo dos próximos meses.
A partir desse dado, você pode trabalhar em ações de marketing e vendas para aumentar a receita da empresa e, consequentemente, os lucros.
Como calcular o índice de lucratividade?
O cálculo do índice de lucratividade segue uma fórmula bastante simples:
IL = lucro líquido / investimento
O resultado dessa divisão é multiplicado por 100 para obter o valor em porcentagem e, assim, facilitar a análise.
Vamos a um exemplo prático de como calcular o índice de lucratividade.
Seu e-commerce começou a vender e, no primeiro mês, faturou R$ 3.000 em vendas. Os custos operacionais deste primeiro mês com fornecedor, equipe, marketing, etc. foram de R$ 1.850. O lucro líquido foi então de R$ 1.150.
Aplicando a fórmula do índice de lucratividade temos:
IL = (1.150/3.000) x 100 = 38,33%.
Então, lucro líquido é o dinheiro que “sobra” no caixa depois que a empresa paga todas as despesas operacionais do mês.
Já a receita, é o total que a empresa recebe, sem descontos, de tudo que vende dentro do mesmo mês.
Dessa forma, podemos perceber que o índice de lucratividade pode variar e, ainda, ficar negativo se a receita não se mantiver positiva e as despesas controladas.
Lucratividade vs. Rentabilidade
Quando falamos de lucro e rendimento, apesar de similares, são indicadores financeiros para fazer análises diferentes.
Enquanto o índice de lucratividade mostra o potencial de lucro da empresa mês a mês pela variação do desempenho nas vendas e custos, o índice de rentabilidade serve para analisar o potencial de um investimento.
Suponhamos que você começou suas vendas e quer fazer uma ação para melhorá-las no segundo mês.
Então, você separa R$ 1.000 de orçamento e investe em uma campanha com anúncios patrocinados e bastante conteúdo relevante. O lucro líquido sobe para R$ 1.900.
Então, a conta necessária aqui é a do índice de rentabilidade (IR) que é:
IR = (lucro líquido / investimento) x 100
Calculando a rentabilidade do nosso exemplo temos:
IR = (1.900/1.000) x 100 = 190%.
Ou seja, a ação planejada resultou em melhorias positivas financeiramente para a empresa, sem elevar os gastos.
Então, pense no índice de lucratividade como uma métrica para monitorar a capacidade de lucro da sua empresa e o índice de rentabilidade para mensurar o impacto de um investimento.
Assim, você consegue diferenciar o que gerou melhorias e o que acabou se tornando um gasto, além de identificar em quais tipos de ações de vendas seu público se converte melhor.
Como interpretar o índice de lucratividade?
Via de regra, o índice de lucratividade precisa ser sempre positivo para afirmar o equilíbrio da empresa.
Quando o índice fecha com um balanço negativo significa que as despesas operacionais estão muito maiores que a receita obtida naquele mês.
Então, isso vai indicar que uma ação precisa ser tomada para que seja possível recuperar o potencial de lucratividade que já foi bom.
Fazendo relatórios financeiros mensais, contornar os obstáculos é perfeitamente possível.
O erro de muitos empreendedores é não planejar a criação de um negócio.
O estudo do Sebrae que mencionamos na abertura do post destaca os principais erros de planejamento dos empreendedores. São eles:
- 50% não definiram estratégia para evitar desperdícios;
- 50% não determinaram o valor do lucro pretendido;
- 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido.
Qual a importância da taxa de lucratividade nos negócios?
O índice de lucratividade é importante para o desenvolvimento das empresas, pois auxilia em várias ações importantes como:
- Avaliação geral do negócio: com um IL positivo, o empreendedor consegue saber se as estratégias criadas são eficientes;
- Tomadas de decisão mais assertivas: tendo o desempenho atual como base, as decisões sobre investimentos e novas rumos podem ser mais seguras;
- Gestão financeira eficiente: à medida que o índice de lucratividade melhora, a gestão pode ser aperfeiçoada e até ganhar o auxílio de ferramentas financeiras.
Entendeu o que é índice de lucratividade?
Acompanhando a evolução do índice de lucratividade, seu negócio pode aprovar com mais certeza um pedido de empréstimo empresarial online, por exemplo.
Assim, você não corre o risco de não dar conta dos pagamentos e consegue colocar em prática uma ação para seu negócio crescer.
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