5 indicadores de desempenho financeiro que você deve medir

Finanças 6 de Fev de 2022

A saúde financeira da sua loja virtual pode ser medida e acompanhada por indicadores de desempenho financeiro. Afinal, fazer uma análise quantitativa também é importante para acompanhar o crescimento da empresa.

Além disso, os indicadores financeiros também ajudam na tomada de decisões e identificam onde é preciso melhorar e até definir quando fazer um empréstimo.

A gestão financeira não é uma habilidade que todo empreendedor domina quando começa um negócio na internet, mas o sucesso da sua loja online está ligado a dedicação que você tem às tarefas desta área.

Para ajudá-lo a entender mais sobre finanças, montamos uma lista dos principais indicadores de desempenho financeiro que você precisa entender.

Boa leitura!

O que é indicador financeiro?

Um indicador financeiro é uma métrica que avalia o desempenho da empresa em relação a um determinado resultado financeiro.

Dessa forma, ao final de um período específico (mês, semestre ou ano), é possível calcular e acompanhar o valor de cada indicador e ainda compará-lo com os desempenhos anteriores em análises mais aprofundadas.

Por isso, é fundamental manter um arquivo especial para os indicadores financeiros, seja uma planilha de Excel online ou um software de gestão financeira.

Independentemente se você abriu hoje seu MEI para e-commerce ou já está a algum tempo no mercado, comece a acompanhar os indicadores financeiros para não ter surpresas com seu negócio.

Taxa de mortalidade das empresas

Antes de falarmos sobre os indicadores financeiros para tomada de decisão, é importante destacar a influência que a saúde financeira tem para a longevidade das empresas no mercado.

A pesquisa Sobrevivência de Empresas 2020 feita pelo Sebrae destaca que a taxa de mortalidade em até cinco anos é maior entre os microempreendedores individuais, que correspondem a 29%.  

O presidente do Sebrae destaca três fatores importantes para o sucesso de uma empresa:

  • capacidade de gestão;
  • experiência;
  • conhecimento do ramo.

Como o período analisado inclui o primeiro ano da pandemia, muitos profissionais tentaram garantir a sua renda abrindo o próprio negócio, porém sem tempo para se capacitar nas tarefas de administração.

Isso inclui a gestão financeira, que é uma dificuldade para a maioria dos donos de empresa. A dificuldade de acesso a crédito para gerar capital de giro foi um dos principais obstáculos, apontados pelos entrevistados na pesquisa. Apenas 7% afirmaram ter conseguido o aporte necessário.

Quais são os principais indicadores financeiros?

Para não ser parte das estatísticas desfavoráveis e conseguir manter sua empresa viva no mercado, é importante conhecer e entender para que servem os indicadores de desempenho financeiro.

Veja a seguir quais são os índices financeiros de contabilidade indispensáveis:

1. Margem de lucro bruto e líquido

O primeiro dos indicadores de desempenho financeiro é a margem de lucro bruto que mede a porcentagem da receita que sobra depois de subtrair o custo das mercadorias vendidas — sem considerar impostos, juros e despesas operacionais.

Ou seja, o lucro bruto é uma métrica de lucratividade específica para avaliar uma linha de produto ou item, sem contabilizar as despesas gerais. A fórmula de cálculo é a seguinte:

Margem de lucro bruto = (receita - custo das vendas) / receita * 100

OBS: também é possível calcular a margem de lucro líquido, que subtrai todas todos os custos operacionais, além do preço da mercadoria, para chegar no resultado final. A fórmula para cálculo é:

Margem de lucro líquido = Lucro / receita líquida * 100

2. Capital de giro

O segundo dos indicadores de desempenho financeiro é bastante conhecido ou, se você nunca ouviu falar, é uma das primeiras métricas que vai conhecer.

O capital de giro é a quantidade de capital disponível em caixa para custear as operações do dia-a-dia da empresa depois que é subtraído o valor total de despesas e contas a pagar. A fórmula é:

Capital de Giro = Ativo Circulante - Passivo Circulante

Leia também >>> Como usar o capital de giro no seu negócio: 14 dicas

3. Giro de estoque

O giro do estoque é mais um dos indicadores de desempenho financeiro que mede quantas vezes por período contábil analisado a empresa vendeu todo o seu estoque.

Esse indicador serve para avaliar se a sua loja online está mantendo um estoque excessivo em relação aos níveis de vendas. Para calcular, siga a fórmula abaixo:

Giro de estoque = Custo de vendas / (estoque inicial + estoque final / 2)

Precisa de ajuda para melhorar os resultados? Confira as dicas do artigo:

O que é e como fazer planejamento de estoque?

4. Fluxo de caixa operacional

O fluxo de caixa operacional, apesar de não ter uma fórmula direta para cálculo, também é um dos indicadores de desempenho financeiro que você deve conhecer.

Esse indicador detalha o resultado no caixa das operações da sua loja virtual. As informações de entrada e saída de dinheiro são detalhadas em uma planilha e, no final, o valor do saldo final.

O fluxo de caixa é considerado um dos indicadores financeiros mais importantes para tomada de decisão. O resultado é classificado como positivo ou negativo.

  • Positivo: significa que existe caixa disponível para expandir as operações;
  • Negativo: significa que um empréstimo ou outra alternativa pode ser necessária para manter as operações atuais.

Leia mais: Como fazer empréstimo com CNPJ? Opções para MEI e EPP.

5. Sazonalidade

Sazonalidade é um indicador de desempenho financeiro que mostra como o período do ano afeta os números de vendas e os resultados financeiros da sua loja online.

Se você está em um setor que é influenciado por altas e baixas temporadas de vendas, este indicador vai ajudar a analisar quais são as variáveis que estão interferindo no desempenho e como aproveitar cada período, criando ações de marketing atrativas.

Quer entender melhor esse conceito? Confira o artigo: O que é sazonalidade de vendas + 5 dicas para lidar com ela.

Precisa de suporte financeiro para sua empresa?

A GYRA+ te ajuda a conseguir empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.