Inbound marketing para e-commerce: o que é e como fazer?

Marketing 14 de Fev de 2022

Segundo o Hubspot, as ações de Inbound marketing custam 62% menos por lead do que na prospecção ativa (outbound marketing). Então, se você tinha dúvidas sobre fazer inbound marketing para e-commerce, agora não tem mais.

Gastar menos para obter mais chances de vendas é o melhor de dois mundos e com um bom planejamento, esse resultado pode ser alcançado.

As estratégias de inbound marketing se desenvolvem no ambiente digital, utilizando conteúdo ricos e otimizados com técnicas de SEO para que os clientes sejam atraídos até a sua loja virtual e não só se interessem em comprar como também se fidelizem.

Quer fazer essa jornada acontecer e colher os benefícios do inbound marketing? Continue a leitura deste artigo e aprenda tudo sobre esse método de vendas.

Qual o conceito de inbound marketing?

Inbound marketing é uma estratégia de prospecção que tem como objetivo atrair o interesse de um público-alvo específico por meio da criação de conteúdos relevantes e otimizados para a internet.

Essa é uma técnica de prospecção passiva de clientes, pois quem procura a empresa é a pessoa que se interessou pelo material e pelas soluções que foram oferecidas em primeiro lugar.

Porém, a passividade é apenas para marcar o movimento. Afinal, para que uma empresa consiga chamar a atenção dos seus leads, ela precisa trabalhar ativamente na criação de estratégias de captação.

O objetivo é atrair, converter e fidelizar os clientes, criando uma carteira de compradores forte e que consome de forma recorrente.

Além disso, a estratégia de inbound marketing para e-commerce ajuda manter o ciclo de vendas contínuo, atraindo sempre novos clientes e compensando as perdas.

Como aplicar inbound marketing para prospectar clientes?

O primeiro passo para aplicar o inbound marketing para e-commerce é planejar uma estratégia. Para orientar cada passo, vamos dividir o processo em três etapas — atração, conversão e fidelização — e explicar o que é feito em cada uma delas.

Depois de terminar o planejamento, sua estratégia estará pronta para ser colocada em prática. Vamos lá!

1. Atração

A atração é uma etapa muito importante do inbound marketing para e-commerce, pois várias tarefas desse momento vão garantir o sucesso das etapas futuras.

A primeira missão é estudar o público-alvo que você deseja atrair. Faça um perfil das características demográficas, mas aprofunde a análise criando buyer personas que vão representar os tipos de cliente ideal, o que eles gostam, quais são suas dores e principais desejos.

Depois, devem ser definidas as ferramentas que serão usadas para a atração. Um bom site, um blog e redes sociais são essenciais.

Todos os conteúdos devem ser criados já otimizados com as técnicas de SEO para e-commerce que são a base para alcançar resultados orgânicos tanto para as páginas de produtos do site quanto para o blog.

O planejamento do marketing de conteúdo também é pensado com foco na atração. É importante detalhar o que vai ser produzido para cada canal de comunicação e para cada etapa de funil de vendas (topo, meio e fundo).

A ideia é que o conteúdo vá se aprofundando e reforçando o valor do produto à medida que o interesse do cliente aumenta e ele decida fazer a compra. Mas essa é a próxima etapa.

Leia mais >>> Marketing de conteúdo para e-commerce: saiba como começar!

2. Conversão

Quando se trata de inbound marketing para e-commerce a conversão significa uma venda realizada. Então, depois que o cliente passou do topo do funil de vendas, ele começa a considerar realmente fazer a compra.

O objetivo é aproveitar essa disposição para dar os estímulos corretos por meio do conteúdo. Nessa etapa, você pode mostrar mais do produto oferecendo materiais como:

  • resenhas;
  • principais novidades;
  • comparações entre modelos;
  • as vantagens;
  • formas de usar, etc.

O e-mail marketing para e-commerce é uma ferramenta valiosa nesse momento. As campanhas podem incluir dicas de produtos, recomendações de conteúdo no blog ou de um vídeo produzido sobre um determinado item.

Esse trabalho é chamado de nutrição de leads, onde o cliente vai recebendo informações para tomar uma decisão de compra embasada. Para criar um fluxo de e-mail com uma frequência adequada, use uma ferramenta de automação de marketing.

Outro detalhe importante, é a criação de banners com chamadas de compra que podem estar nos e-mails, no blog e dentro do site.

Use links rastreáveis em todos esses canais, inclusive nos CTAs, pois isso permite identificar depois o canal de onde veio cada venda.

3. Fidelização

Conseguiu converter o cliente, ou seja, fechar a venda? Calma que o trabalho de inbound marketing para e-commerce continua. No pós-venda, sua empresa tem que continuar tão eficiente quanto nas etapas anteriores.

Então, acompanhe a evolução de cada pedido até a entrega para garantir que o cliente recebeu dentro do prazo. A equipe de logística para e-commerce deve estar atenta e ser ágil nas respostas.

O fluxo de e-mails nessa etapa também deve continuar, só que agora, enviando mensagens perguntando se o cliente gostou do produto e pedindo sua avaliação no site, se for a primeira compra, ele pode receber algum bônus para a próxima, etc.

Para fidelizar o cliente, mantenha contato enviando conteúdos ricos como novidades da loja, produtos relacionados a última compra, últimas postagens do blog ou oferecendo um e-book sobre um assunto de seu interesse.

Quanto mais satisfeitos o cliente estiver com a experiência do seu e-commerce, maiores são as chances dele se tornar um divulgador da marca, seja nas redes sociais ou recomendando diretamente para amigos.

5 benefícios do inbound marketing

O trabalho com inbound marketing para e-commerce é intenso e ininterrupto. Conhecendo as etapas e criando boas ideias, você consegue manter seu negócio relevante e competitivo no mercado.

A seguir, reunimos os principais benefícios do usar o inbound marketing:

  • Trabalhar a construção de marca: o inbound marketing para e-commerce faz com que sua marca fique cada vez mais conhecida, podendo chegar a ser referência no seu segmento de venda;
  • Ganhar credibilidade no mercado digital: essa estratégia também ajuda a fortalecer a imagem do seu e-commerce na internet, a medida que as experiências de compra são positivas e os clientes expressam isso online;
  • Otimizar recursos e gastos: como falamos na abertura, o inbound marketing é uma estratégia mais econômica, sendo possível aumentar o investimento conforme a estratégia cresce;
  • Acompanhar resultados e gerar insights: a maioria das ferramentas de inbound gera relatórios de desempenho, o que ajuda a analisar os resultados e criar novas ideias;
  • Aumentar a satisfação do cliente: uma estratégia bem executada gera uma experiência de compra positiva, refletindo na satisfação do cliente com o seu negócio.

Invista nas suas estratégias para e-commerce

Quer dar um upgrade nas vendas? Então, invista no inbound marketing para e-commerce. Com um bom planejamento, você consegue obter o melhor dos recursos que já tem e investir em novas ferramentas.

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