Inbound Marketing para loja virtual: 5 passos para aplicar a estratégia

E-commerce 24 de Jun de 2019

O Inbound Marketing para loja virtual é composto por estratégias como:

  1. Atrair usuários
  2. Converter visitantes em leads
  3. Converter leads em clientes
  4. Encantar seus clientes
  5. Medir os resultados

Uma comunicação baseada em ações de Inbound Marketing se preocupa em criar canais e produzir mensagens que façam parte do fluxo de pesquisa e navegação natural de um usuário.

Enquanto isso, o outbound marketing se concentra em interromper e lançar suas mensagens aos clientes em potencial.

Enquanto o Inbound Marketing é sobre gerar conteúdo relevante e nutrir potenciais clientes, o Outbound segue a ideia de banners que saltam na tela do usuário com mensagens do tipo “compre batom”.

Inbound marketing para loja virtual

Mas como usar o Inbound Marketing para loja virtual?

Inbound marketing para loja virtual

O Inbound Marketing possui uma metodologia baseada em uma jornada de compra que pode ser retratada pela imagem abaixo.

1. Atrair

Quando falamos sobre Inbound Marketing para loja virtual devemos começar nos concentrando em criar estratégias de atração. Elas vão “atrair” usuários para o site da sua empresa ou páginas de destino, também conhecidas como landing pages.

SEO

O SEO é uma das ações que devem ser consideradas na etapa de atração.

Por meio dessa estratégia, as páginas de seu site e blog serão melhor rankeadas para pesquisas relacionadas do Google, ocupando melhores posições na lista de resultados.  Com isso é ampliada a chance de usuários qualificados acessarem o seu site.

Ao implementar uma estratégia de SEO algumas boas práticas deve ser realizadas como:

Marketing de Conteúdo

Como dissemos acima, a produção de conteúdo relevante é fundamental para uma estratégia de SEO, entretanto, o conteúdo não se limita a blogs.

O marketing de conteúdo também deve considerar outras plataformas como:

  • redes sociais;
  • vídeos;
  • podcasts e mais.

Também é importante reforçar que dentro do Inbound Marketing para loja virtual o marketing de conteúdo está presente também nas demais etapas, desde a conversão até o encantamento.

Redes sociais

As redes sociais são uma forma de se relacionar e se apresentar para seu público, entretanto, é preciso saber como usá-las a seu favor.

No vídeo abaixo você confere algumas dicas importantes. Assista!

Os anúncios pagos também fazer parte do conjunto de estratégias de atração, mas também podem ser considerados como ações de Outbound Marketing.

Para compreender como realizar ações de marketing nos diferentes canais de atração, indicamos a leitura de; Marketing digital para ecommerce: o que há além do Ads”.

2. Converter visitantes em leads

Dentro de uma estratégia para e-commerce, um lead é capturado pode ser entendido como um cliente que tem algum interesse mais profundo e considera realizar uma compra.

Existem muitos tipos de leads em um e-commerce, desde usuários que se cadastraram no sistema para realizar uma compra, mas pararam antes de completar essa tarefa, até usuários que preencheram algum formulário que pedia o contato em troca de informações exclusivas, descontos ou frete grátis, por exemplo.

Para organizar esses leads você pode usar uma plataforma de automação de marketing que permitirá que você configure fluxos de e-mails automatizados, porém segmentados, como:

  • leads provenientes de carrinho abandonados;
  • leads que já compraram;
  • contatos com produtos na wishlist;
  • leads que preencheram um pop-up que oferece frete grátis, e mais.

Para converter visitantes em clientes em uma loja virtual, você pode usar:

  • pop-ups de saída com oferta de desconto ou frete grátis;
  • conteúdo rico como um guia sobre “tendências para o verão 2020”;
  • quizz com valor para o usuário como “responda e descubra qual é o celular ideal para suas necessidades”;
  • cadastros no aplicativo da loja, e mais.

3. Converter leads em clientes (Fechar)

Com leads em seu banco de dados é hora de segmentá-los e usar um software de automação de marketing para nutrir esses leads.

Entre as opções de e-mail que sua loja virtual para enviar estão:

  • e-mail de boas-vindas a novos leads;
  • e-mails promocionais com produtos e recomendações;
  • compartilhamento de informações relevantes de acordo com o perfil do lead (não limite sua estratégia em divulgar seu produto, promoções e ofertas);
  • tente converter carrinhos abandonados;
  • use datas comemorativas para converter leads; e mais.

4. Encantar seus clientes

Lead transformado em cliente é trabalho finalizado? Não!

Você sabia que é 5 vezes mais barato fidelizar um cliente do que conquistar um novo?

Por isso, criar ações de fidelização de clientes é uma etapa que não pode ser esquecida em sua estratégia de Inbound Marketing para loja virtual.

Além de comprarem novamente, clientes fiéis ainda compartilham informações sobre sua marca e a promovem em seu círculo social e em suas redes sociais.

Mais uma vez você deve contar com uma boa ferramenta de disparo de e-mail marketing para que ela faça todo o trabalho “braçal”:

  • envie mensagens personalizadas para seus clientes;
  • lembre os clientes de realizar compras que são contínuas (como a ração para o cachorro);
  • ofereça brindes exclusivos e mais.

Estas são apenas algumas das estratégias de Inbound marketing para loja virtual, usadas para transformar usuários em clientes fiéis.

5. Medir

Uma etapa muito importante do Inbound Marketing para loja virtual e que deve estar presente em cada uma das fases anteriores é o acompanhamento de resultados.

Análise e monitoramento vão indicar onde sua empresa está acertando e onde estão os gargalos de suas campanhas para que você possa eliminá-los e ampliar o ROI das ações.

Grande parte das melhores plataformas de e-commerce já oferecem alguns dados para você acompanhar seus resultados.

Além disso, é indispensável incluir o Google Analytics em seu plano de monitoramento de resultados.

Para colocar em prática todas essas e outras ações de marketing para o seu e-commerce, é necessário fazer investimentos nos diferentes canais de atração, nutrição e conversão.

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