Você sabe a importância do marketing digital para pequenas empresas?

Marketing 7 de Jun de 2021

O marketing digital é uma estratégia de divulgação feita através da internet, usando ferramentas como redes sociais, e-mail marketing, blog, site, etc. Mas qual a importância do marketing digital para pequenas empresas?

Com a internet e os dispositivos móveis mais acessíveis para a população e a digitalização de muitas operações analógicas, foi natural que as propagandas das empresas também migrassem para o digital.

Outro movimento que impulsionou as estratégias de vendas por marketing digital foi o surgimento e a popularização das redes sociais.

Mais pessoas conectadas, facilidade de encontrar produtos, agilidade na entrega, descontos e promoções, tudo isso aumentou a relevância das estratégias digitais.

Se você está começando um negócio, precisa entender a importância do marketing digital para pequenas empresas.

Continue lendo que explicamos tudo para você ficar por dentro dessa estratégia.

O que é o marketing digital?

Marketing digital é uma estratégia de divulgação feita de forma online, utilizando-se ferramentas como site, blog, redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing, entre outras.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 92% das pequenas empresas utilizam estratégias de marketing digital.

Quando os entrevistados foram questionados quais são as ferramentas que os empreendedores conhecem, 100% citou Facebook e WhatsApp e, em terceiro, com 98% o Instagram.

Ferramentas citadas que os entrevistados ‘conhecem’ e ‘não conhecem’ | Fonte: Opinion Box.

Para aprofundar no conhecimento das ferramentas digitais para a divulgação do negócio, a Opinion Box também perguntou sobre a utilização na prática de cada recurso.

As redes sociais ficaram mais uma vez entre as mais usadas e outros canais como ‘Mercado Livre, OLX e outros’ e ‘site próprio’ vem na terceira e quarta posição, respectivamente.

As mais usadas entre as ferramentas digitais | Fonte: Opinion Box. 

A pesquisa reforça a relevância das redes sociais e de outras ferramentas como o WhatsApp, marketplaces e um site próprio.

Mas outras estratégias ainda não ganham tanto espaço, tanto por falta de conhecimento quanto por falta de verba. Entre elas estão:

A pesquisa completa a análise trazendo dados sobre os investimentos que as pequenas empresas fazem em marketing digital.

A maioria (54%) gasta até R$ 200. Muitas empresas com esse orçamento são de proprietários autônomos, ou seja, trabalham sozinhos e de empresas entre dois e cinco funcionários.

Os dados acima confirmam a importância do marketing digital para pequenas empresas e também que manter um investimento permanente para aprimorar as estratégias é um esforço válido.

Importância do marketing digital para pequenas empresas

Com a chegada do coronavírus, a venda em tempos de crise tem sido um desafio. Isso exigiu que os negócios criassem uma estratégia de vendas por marketing digital.

Quem já estava empenhado, saiu na frente. Quem começou a investir durante a pandemia também conseguiu fazer o trabalho dar resultados.

A importância do marketing digital para pequenas empresas está no ponto em que é possível encontrar os clientes certos no lugar certo — sem precisar sair de casa, vale acrescentar.

Ganhar visibilidade é um dos pontos mais relevantes desse investimento nos canais digitais. Além disso, fidelizar clientes por meio de ações especiais e contato constante nas redes sociais e, até mais próximo, através do e-mail marketing.

Outro ponto que destaca a importância da estratégia para e-commerce é conseguir conversar com o cliente com mais facilidade.

Seja através do WhatsApp Business ou pelas redes sociais, empresas e clientes podem se comunicar sem precisar esperar a loja abrir e ter se deslocar até ela para obter uma informação.

Construir canais de comunicação digitais que oferecem informações relevantes e que tiram dúvidas rápidas, ajuda a aumentar as chances de vender mais.

Para orientar seus esforços e conectar todos os canais, invista em um plano de marketing para e-commerce e divulgue seu negócio.

A escolha de qual rede social sua empresa vai estar, qual orçamento você vai investir, quem será o responsável por criar conteúdo, entre outras tarefas deve ser algo organizado.

Dessa forma, o trabalho pode evoluir conforme ele traz resultados, aumentando a cartela de clientes, a fidelização e o faturamento.

Agora que você entende a importância do marketing digital para pequenas empresas, vamos falar de alguns passos e estratégias importantes para começar.

3 estratégia de vendas no marketing digital

Vamos destacar a seguir algumas estratégias de vendas no marketing digital que fazem a diferença para o sucesso das ações online de uma marca.

1. Definição da persona do negócio

Chamamos de persona ou buyer persona a descrição do cliente ideal para uma marca.

Por exemplo, uma marca de acessórios femininos vai ter como foco as mulheres. Mas quais são as características dessa mulher?

Idade, condições financeiras, status civil, escolaridade, lugar onde mora, tipo de trabalho, características sociais, entre outros detalhes ajudam a definir quem é a pessoa que gosta do que você vende.

Essa definição é hipotética, mas é essencial para criar uma linguagem adequada para a comunicação de sua marca, além de ajudar a definir quais canais são mais relevantes.

Com isso, você pode filtrar e investir nos canais possíveis no momento. Se você está sozinho na divulgação, focar inicialmente em um canal vai te ajudar a aperfeiçoar sua abordagem de marketing.

Afinal, não adianta estar onde seu público está se você não puder estar presente neles com eficiência, agilidade e precisão nas respostas.

Então, tire um momento para pensar nas características da persona do seu negócio e foque suas estratégias para atrair esse perfil até o seu negócio.

2. Marketing de conteúdo

Depois de saber para quem você vai falar e por quais canais, o próximo passo é criar conteúdo para chamar a atenção da sua persona.

O marketing de conteúdo para ecommerce é essencial nesse momento, até mesmo se você estiver usando apenas um canal.

Se o seu foco é o Facebook, por exemplo, estudar os recursos disponíveis é essencial para aproveitar melhor a ferramenta.

Além disso, planejar as postagens semanalmente, escolhendo textos e fotos para divulgação ajuda a não esquecer ou ter preguiça de fazer o trabalho.

A função principal de criar conteúdo relevante nas suas redes é atrair os clientes para conhecerem sua marca.

Se eles encontrarem informações detalhadas na descrição do produto que esclareçam suas dúvidas, vão começar a analisar preço, valor de frete e tempo de entrega.

Dependendo do tipo de produto, seja um produto físico ou infoproduto, pode ser que seu cliente em potencial precise de mais informações e se você tiver um blog pode atendê-lo melhor.

3. SEO

Outra estratégia que reforça a importância do marketing digital para pequenas empresas é o SEO.

A sigla significa Search Engine Optimization — Otimização para mecanismos de busca, em português.

O SEO para e-commerce é um conjunto de técnicas que melhoram as chances de uma página (de blog ou e-commerce) ser encontrada por buscadores como o Google.

Os sites de buscas funcionam por um algoritmo que identifica se essas técnicas estão presentes para posicionar na página de resultados dos usuários, apenas as páginas realmente relevantes que respondam a pesquisa.

O principal recurso do SEO são as palavras-chave que são aquilo que digitamos para encontrar algo.

Independentemente de sua pequena empresa manter um blog ou não, as técnicas de SEO são importantes para sua loja virtual também no cadastro de produtos.

Leia o post ‘4 técnicas de SEO para Mercado Livre para fazer a acertar 🎯’ e entenda como colocar em prática.

Entendeu a importância do marketing digital para pequenas empresas?

Agora que você sabe a importância do marketing digital para pequenas empresas, pode colocar em prática as dicas que demos acima no seu negócio.

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