O impacto do controle de estoque na sua empresa

Estoque 11 de Ago de 2020

A gestão de uma empresa envolve diversos processos de diversos setores, cada um desempenhando um papel fundamental no cenário empresarial. O lucro advém não somente de um bom produto ou serviço oferecido, mas sim de um conjunto de fatores, como equipe e gestor competentes e otimização dos processos internos dos departamentos, sendo o controle de estoque um deles.

Saber quais itens estão presentes em seu estoque, evitar desperdícios e ter um controle de entrada e saída de produtos é fundamental até mesmo para o bom atendimento ao cliente e sua fidelização, assim como para o sucesso geral da companhia e sua consolidação no mercado.

Quer saber um pouco mais sobre o impacto do controle de estoque na sua empresa? Então continue acompanhando o artigo que preparamos para você!

Mais lucro

O capital de giro, o qual representa os recursos para a manutenção das operações da empresa e de tudo o que ela necessita para continuar em pleno funcionamento, está diretamente relacionado à saúde financeira da companhia e aos investimentos que poderão ou não ser feitos.

Um controle de estoque eficaz reduz desperdícios e evita prejuízos. Itens parados por muito tempo podem ser muito prejudiciais, principalmente se o capital de giro repousa no inventário da empresa e impede que o gestor invista em outras necessidades.

Além disso, com um controle eficiente é possível estipular uma margem de perda saudável para a companhia, principalmente quando se trabalha com produtos perecíveis.

Em suma, entender a rotatividade dos produtos e a demanda dos clientes é essencial para conseguir tomar decisões de compras baseadas nas vendas, controlar o estoque de forma eficiente e garantir o lucro.

Eficiência na reposição

Por meio do estudo do controle de entrada e de saída, pode-se fazer o planejamento de estoque mínimo e estoque máximo — dessa forma, evita-se comprar mais do que o necessário. Além de contribuir para os lucros, isso gera eficiência na reposição.

Um sistema de gestão empresarial online pode ser útil para manter o controle de entrada e saída de produtos e, consequentemente, alcançar essa eficiência. Como?

O sistema integra todos os departamentos de uma empresa, ou seja: as áreas de cadastro e de vendas, por exemplo, integradas à área do controle de estoque, permitem ao usuário registrar as mercadorias entregues pelo fornecedor e saber quantas unidades restantes de determinado produto ainda há disponível depois de cada venda.

Registro correto dos itens do inventário

Utilizar planilhas ou tabelas cuja atualização é feita de forma manual são métodos ultrapassados e ineficientes para lidar com a quantidade exata de diferentes produtos. Além do mais, isso geralmente consome muito tempo e gera muitas dores de cabeça.

O processo de registro dos itens do inventário também pode ser realizado com mais eficiência e rapidez utilizando um sistema de controle de estoque, presente em um sistema ERP online. Todos os produtos podem ser registrados antes de serem armazenados e, a cada venda, o sistema desconta automaticamente o item do estoque.

Assim é possível verificar se a quantidade está de acordo com o limite mínimo e o limite máximo de itens no inventário e adquirir mais produtos na hora certa — sem deixar faltar, estragar (no caso de produtos perecíveis) ou sobrar!

Satisfação dos clientes

O mau gerenciamento ocasiona a falta de produtos procurados pelos clientes, os quais acabam optando pelo concorrente.

Como dito no início deste texto, o lucro advém de uma série de fatores, que muitas vezes estão interligados. Negligências contínuas com o estoque podem influenciar diretamente a relação com a clientela e, consequentemente, ocasionar a diminuição dos lucros.

Isso tudo, por sua vez, faz com que a consolidação no mercado se torne difícil, já que a imagem da empresa estará comprometida.

Vimos aqui o impacto do controle de estoque. A tecnologia vem desempenhando um papel fundamental na gestão de empresas de pequeno, médio e grande porte — um software de gestão empresarial, por exemplo, além de garantir o controle dos produtos, ainda auxilia no controle de outras áreas, como a financeira.

Percebeu o impacto do controle de estoque na sua empresa? Então comece a otimizar seus processos internos e a aumentar a produtividade por meio de um software de gestão empresarial, garantindo assim a ascensão de sua marca no mercado!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.