Hábitos do consumidor no Mercado Livre: descubra como o comportamento e perfil dos clientes vem mudando o mercado

Mercado Livre 19 de Fev de 2021

O mercado virtual está cada vez mais dinâmico e com tanta concorrência não cabe mais espaço para se apegar a velhos formatos. Nesse contexto, conhecer os novos hábitos do consumidor é algo essencial para entender se sua estratégia de vendas está sendo aplicada corretamente.

Entender mais sobre os comportamentos e perfis do consumidor online e offline é fundamental para avaliar qual tipo de cliente você está alcançando, se ele é seu cliente “ideal” e como trabalhar para focar em atingir o consumidor que melhor pode aproveitar os benefícios de seu produto e serviço.

É ainda importante considerar o canal em que o cliente está comprando e nesse sentido, vamos observar os hábitos do consumidor no Mercado Livre, o maior marketplace do Brasil.

Esses hábitos também podem ser sentidos em outros canais, então, fique atento às nossas dicas!

Quais os principais novos hábitos do consumidor no Mercado Livre?

Que o consumidor tem se tornado mais exigente com o passar do tempo isso ninguém duvida, no entanto é necessário ir mais a fundo:

  • o que de fato faz com o que uma pessoa compre ou não,
  • qual caminho esse consumidor percorre,
  • quais os fatores que o influenciam nesse percurso.

Segundo um estudo feito pelo Mercado Livre em 2020, os consumidores têm se tornado cada vez mais conectados, interessados e decididos. O levantamento aponta que os compradores têm demorado cerca de 17% mais tempo para fazer uma compra do que no mesmo período de 2019.

Isso significa que os hábitos do consumidor apontam para um cliente com mais cautela e transitando entre os produtos.

Isso fica claro com outro dado que aponta que esse mesmo cliente tem realizado cerca de 39% mais pesquisas antes de finalizar a compra.

Todos esses dados mostram que o cliente vem se mexendo e indo em busca das melhores opções do mercado, sem muita pressa, pesquisando bastante e muitas vezes indo e voltando até o fechamento da venda. Está aí um novo hábito do consumidor que vai fazer toda a diferença na construção da sua estratégia de vendas.

Para trabalhar com Mercado Livre e atingir o seu cliente ideal é preciso primeiro que você identifique os perfis de clientes que correspondem ao seu produto e qual é a jornada de compra que eles percorrem. Em suma, você deve ser capaz de entender:

  • O que o consumidor está comprando?
  • Como está comprando?
  • Quando está comprando?

Sabendo responder a essas perguntas, você pode lançar novos produtos ou mudar de ramo caso surja uma tendência que valha a pena investir.

Você pode oferecer novas formas de pagamento ou abolir aquelas que não vingaram para suas mercadorias e apostar nas datas e períodos que mais vendem.

Tudo isso passará por conhecer bem o perfil ou perfis dos seus clientes, quanto mais ramificado variado for o seu negócio mais personas de clientes você terá, veja aqui as mais frequentes.

Leia também: Como fazer um plano de marketing para e-commerce em 5 passos

Resumindo, para entender os novos comportamentos do consumidor online é preciso que você conheça a persona do cliente do seu negócio e a jornada de compra que ele segue.

Para se aprofundar no tema, indicamos que assista ao vídeo abaixo.

Perfis dos consumidores online

Como dissemos acima, se você quer conhecer e desvendar os hábitos do consumidor, é imprescindível conhecer mais sobre quem ele é.

Nesse ponto é fundamental que você conheça os seus produtos e serviços, e considere o que eles podem fazer pelo consumidor.

Por que alguém compraria seu produto?

Outro ponto é avaliar os números das suas vendas atuais da sua loja no Mercado Livre e identificar quais perfis de cliente mais aparecem, quais têm mais sucesso com a oferta, em quais casos o ciclo de venda é menor e a taxa de retenção (se for o caso) é maior?

Muitas vezes os negócios que trabalham com sazonalidade terão um perfil mais específico de cliente onde vale apostar em campanhas mais pontuais, já em outros casos martelar na presença da marca como fiel parceira pode ser um caminho melhor.

Tudo isso passa por identificar o perfil do consumidor online que o seu negócio contempla.

Existem diferentes tipos de perfis e, consequentemente, diferentes hábitos de consumidor associados a cada uma deles.

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Consumidor Frequente

Esse tipo de perfil de consumidor online tem acompanhado o crescimento do ecommerce.

Cada vez mais pessoas têm comprado com frequência de forma online e novos consumidores têm se rendido às compras no ambiente virtual.

Segundo pesquisa realizada pela FecomercioSP, em 2020 cerca de 46% dos consumidores passaram a comprar mais em e-commerce em relação ao mesmo período de 2019 e segundo o mesmo estudo, 47% desses novos consumidores pretendem continuar a comprar de forma online.

No geral, o consumidor frequente será aquele que irá comprar produtos de menor valor, mas de forma consistente e mantendo uma certa regularidade. Neste contexto, setores como moda, beleza e saúde são os principais nesse perfil.  

Lembre-se de incluir nessa lista, os produtos de venda recorrente, como assinaturas.

Consumidor de Ofertas

Este comportamento do consumidor online tem sido uma porta de entrada para os primeiros passos como consumidor virtual. Muitos consumidores fazem suas primeiras compras buscando arriscar o mínimo possível, por isso, aproveitar as promoções têm sido sua escolha.

Ele é um perfil interessante para negócios que vendem mais em datas específicas. Mesmo que não seja um comprador muito assíduo, ele está sempre de olho nas ofertas para aproveitar e economizar nas compras.

Por fazerem estas compras mais pontuais, é comum que eles tenham um ticket médio um pouco mais alto, procuram boas oportunidades de produtos mais caros em promoção.

Consumidor Explorador

Este perfil acompanha um dos grandes hábitos do consumidor atualmente, o de pesquisar muito antes de comprar.

Conforme dissemos antes, os consumidores têm pesquisado cerca de 39% a mais e isso tem sido uma tendência.

Com tantas opções disponíveis este cliente pode ser um novato inseguro que prefere pesquisar muito para ter certeza de estar fazendo um negócio vantajoso, ou alguém mais experiente que sabe que é possível garimpar boas oportunidades se tiver paciência.

Neste caso é interessante apostar em campanhas em redes sociais, Google Ads para e-commerce e Marketplace para se manter na vista do seu consumidor, afinal quem não é visto não é lembrado!

Consumidor Premium

Esse consumidor é aquele que busca comprar online apenas produtos de maior valor agregado, esse é com certeza o consumidor com maior ticket médio entre todos dessa lista. No entanto, esse investimento alto também significa que ele compre bem menos que os outros.

No caso do consumidor premium é comum que ele prefira fazer compras com opções de pagamento mais longas, afinal se ele vai investir em um produto com alto valor é normal que queira dividir esse pagamento em várias vezes, portanto se esse é seu perfil de cliente é interessante oferecer opções de parcelamento, mais vantajosas e investir em várias formas de pagamento.

Consumidor Fiel

Olhando de perto os novos hábitos do consumidor online perceberemos que este perfil de cliente é sem dúvida o mais difícil de encontrar, na verdade, difícil de conquistar.

Eles são os clientes que se identificam com sua marca a ponto de sempre comprarem ali e darem preferência a você de modo sempre se manter comprando em um lugar que confiam.

Se você vende produtos interligados com ferramentas, por exemplo, é possível criar um público fiel que sempre que quiser mais vai te procurar!

Sobre esse assunto, nós criamos um artigo especial, sobre como fidelizar clientes que vieram à sua loja por meio de promoções, confira, Como fidelizar o cliente: 6 dicas para continuar vendendo após a Black Friday”.

E aí conseguiu entender sobre os hábitos do consumidor? Sabemos que manter um negócio virtual não é uma tarefa fácil e exige alguns investimentos financeiros, principalmente de capital inicial e capital de giro, seja para investir em ações de marketing, estoque ou ampliação do nicho de mercado.

Muitas vezes é necessário aporte financeiro para tocar novos projetos e injetar um novo ânimo para sua marca, por isso, indicamos a leitura do artigo, Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”.

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