Google Shopping vs Google Adwords: amplie sua visibilidade usando os dois

Gestão 24 de Jan de 2020

Google Shopping vs Google Adwords: qual deve fazer parte da estratégia da sua empresa? Qual gera melhores resultados? 

Infelizmente não existe uma resposta definitiva que “bata o martelo” sobre o uso de um ou de outro. Mas a compreensão geral sobre a relação Google Shopping vs Google Adwords é de que eles não são excludentes, ao contrário, o uso conjunto das duas plataformas pode trazer grandes benefícios de vendas para sua negócio. 

Dessa forma, ao invés de pensar em Google Shopping vs Google Adwords, a melhor estratégia para seu negócio seria Google Shopping + Google Adwords. 

Entretanto, antes de nos aprofundar nessa relação, a seguir apresentamos os pontos principais de cada um.

Leia mais: Marketing digital para ecommerce: o que há além do Ads

Google Shopping: o que é e seus benefícios

Google Shopping vs Google Adwords, que tal conhecer mais sobre Google Shopping? 

Na prática o Google Shopping é um meio de publicidade pago, que permite que varejistas digitais anunciem seus produtos e realize vendas. 

Ele é uma das principais ferramentas que um e-commerce tem em mãos para divulgar seus produtos.

Quando alguém faz uma pesquisa por um produto dentro do Google os tipos de resultados encontrados são: fotos de produto ou resultados de texto. 

As fotos de produtos são os resultados do Google Shopping, que apresenta os anúncios de seus produtos na parte superior dos resultados de pesquisa do Google.

Google Shopping vs Google Adwords

No Google Shopping não há a necessidade de criar textos para anúncio, o sistema do Google Shopping busca as informações dentro do seu e-commerce e as importa para o anúncio.   

Esse modelo é uma oportunidade para os empreendedores online mostrarem a foto dos produtos, o preço e o nome do item. 

O anúncio no Google Shopping possui uma série de informações adicionais que podem ser incluídas para destacar seu produto, tais como estrelas para avaliação, que oferecem credibilidade ao canal que está anunciando.

O Google Shopping permite que você defina o custo por clique para a exibição dos anúncios de acordo com a lista de produtos e categorias. 

É possível estabelecer um orçamento diário para limitar o investimento, garantindo segurança financeira para seu negócio. 

O retorno sobre investimento neste tipo de anúncio depende da descrição de seus produtos e da adequação aos às pesquisas relacionadas. 

No vídeo abaixo o especialista em e-commerce, Bruno de Oliveira fala sobre a efetividade da plataforma. Confira o que ele fala sobre o assunto.

Google Ads: porque investir?

Em uma análise entre Google Shopping vs Google Adwords a concentração está nos anúncios construídos para serem exibidos como resultados de pesquisas realizadas pelos usuários. 

Entretanto, os anúncios de Ads podem variar em formatos como:

  • banners;
  • vídeos;
  • imagens.

Além disso podem ser veiculados em milhões de sites e blogs parceiros do Google, que também lucram por meio do Google Adsense

Em suma, ao contrário do Google Shopping que possui um formato único, o Google Ads permite a veiculação de campanhas de anúncios para resultados de pesquisa, bem como por meio de sua rede de display (banners em sites parceiros).

Mesmo sendo boas opções de anúncios para vendas, os anúncios do Google AdWords são melhores para fortalecimento de marca e promoções.

Com o Google Adwords para e-commerce os anúncios são exibidos no momento certo para as pessoas certas. 

Google Shopping vs Google Adwords

Como dissemos rapidamente acima, a questão Google Shopping vs Google Adwords vai variar de acordo com o seu negócio. 

Todo mundo quer usar essas ferramentas para vender mais e ambos podem ser bastante efetivos para um negócio.

Entretanto, algumas observações podem ser bastantes importantes. 

  1. pela facilidade de cadastro do anúncio, o Google Shopping é melhor para lojas virtuais que desejam realizar o anúncio de diversos produtos, isso porque cadastrar anúncios no Google Adwords exige mais tempo, inclusive na criação de textos para esses anúncios; 
  2. Google Shopping geralmente possui taxas de cliques mais altas, o que gera mais tráfego, mas também exige maior investimento financeiro, uma vez que os anúncios são pagos por clique;
  3. Em geral o custo por clique no Google Adwords é mais caro, mas a concorrência é menor. 

Google Shopping e Google Adwords são excelentes formas de alcançar mais tráfego e conversões para sua loja virtual. Esse é um objetivo comum de todos os e-commerce correto? 

Independente da escolha entre Google Shopping vs Google Adwords você precisará realizar investimentos em seu negócio para alcançar mais tráfego, leads e clientes. 

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