Gestão de capital de giro: descubra a importância dele para a sua empresa em tempos de crise

Capital de Giro Jul 31, 2020

Sabemos que o capital de giro é a soma de recursos financeiros responsável por cobrir custos e despesas de uma empresa e por manter suas operações sem precisar contar com os recebíveis, mas você reconhece a importância de uma boa gestão de capital de giro dentro da sua empresa?

Desde o início da proliferação da Covid-19 quase 90% dos pequenos e médios negócios foram economicamente afetados no Brasil, registrando uma queda média de 64% no faturamento mensal, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em março de 2020.

Perante esse cenário, é extremamente necessário compreender que o capital de giro é fundamental para que uma empresa continue ativa.

Portanto, se você quer saber mais sobre a importância de realizar uma gestão eficiente de capital de giro e como ela pode impactar positivamente a sua empresa em tempos de crise da Covid-19, continue lendo esse artigo pois ele foi feito para você!

O que é e como funciona a gestão de capital de giro?

Antes de falarmos sobre a importância (principalmente em tempos de crise) da gestão de capital de giro, vamos conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta de planejamento financeiro empresarial.

Afinal, o que é e como funciona a gestão de capital de giro?

A gestão de capital de giro refere-se a administração de uma empresa em direção ao gerenciamento dos ativos circulantes e passivo circulante, assim como de:

  • estoque;
  • caixa;
  • contas a pagar;
  • contas a receber.

Em outras palavras, uma gestão eficiente de capital de giro significa garantir liquidez suficiente nos negócios para poder satisfazer as despesas e dívidas de curto prazo.

Para que você possa realizar uma gestão de capital de giro eficaz, é necessário implementar um sistema que cubra não somente as suas obrigações financeiras, mas que aumente seus ganhos.

Qual a importância da gestão de capital de giro?

Como pode ver acima, a maior importância do capital de giro é que ele indica e representa o quanto sua empresa pode dispor para sanar suas obrigações e contas sem considerar os valores a serem recebidos.

E a gestão de capital de giro serve principalmente para que o gestor, ou empreendedor, possa preparar a sua empresa para suportar momentos sazonais. Portanto realizar um planejamento e uma gestão eficiente do seu capital de giro, especialmente em tempos de crise, é fundamental e apontará como está a saúde financeira da sua empresa.

Imagine que o seu negócio geralmente opera com um capital de giro baixo , o que, naturalmente, incorre em maior risco financeiro. Por quanto tempo o seu capital de giro consegue garantir a atividade da sua empresa de forma que todas as obrigações sejam cumpridas?

Em um cenário razoável, é importante ter em mente uma perspectiva de pelo menos seis meses. Mas, diante da incerteza e da queda de receita que as empresas vêm enfrentando com o atual cenário econômico, como o da crise causada pela Covid-19, quanto tempo a sua empresa possui?

Assim que calculamos o seu capital de giro e encontramos o valor da resposta da pergunta feita acima, entendemos a importância da gestão financeira empresarial de curto prazo com foco na dinâmica da necessidade da gestão de capital de giro imediata.

A partir daí, podemos então, buscar possíveis ações para minimizar os problemas de liquidez em períodos de turbulência econômica e as formas de financiamento de capital de giro — medida que pode vir a se tornar necessária. E nós vamos te ajudar!

Mas, antes de saber como a Gyra+ pode te ajudar, se você deseja compreender melhor e se aprofundar no tema "gestão do capital de giro em tempos de crise", assista ao webinar completo disponibilizado abaixo ministrado por um professor do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper.

Como a Gyra+ pode te ajudar

Veja abaixo, algumas dicas de ações relacionadas à gestão de capital de giro que você como empreendedor, ou gestor, pode realizar, principalmente em tempos de crise:

  1. Exercite o seu planejamento financeiro e procure entender, agora mais do que nunca, a sua estrutura, elaborando cenários e identificando possibilidades;

2. Busque identificar ganhos rápidos através de medidas autossuficientes adquirindo benefícios tangíveis de fluxo de caixa e, consequentemente, buscando aumentar seu capital de giro;

3. Analise as condições e alternativas externas de forma que possa amenizar seus gastos ou adquirir maior flexibilidade perante as suas obrigações;

4. Se, ainda assim, diante dessa análise interna e externa, a situação não for favorável,  busque formas de financiamento de capital de giro ou empréstimos que possibilitem a sobrevivência da sua empresa.

Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta utilizando as integrações com a Gyra+ (Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard);
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Solicite uma proposta agora mesmo e descubra o crédito que cabe no seu negócio, em todos os momentos.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.