Gestão de boletos: como fazê-la com sucesso?

Finanças Jul 16, 2020

Saber como fazer a gestão de boletos é uma estratégia que deve ser levada em conta por todo empresário, principalmente por aquele que atua no segmento de e-commerce. Isso porque essa modalidade de pagamento está entre as queridinhas do consumidor brasileiro, que vê facilidade na hora de quitar suas dívidas e pagar suas contas.

Em outras palavras, se você deseja conquistar sua fatia de mercado em meio a um cenário tão competitivo, oferecer esse tipo de pagamento pode representar uma boa vantagem. Para saber como realizar uma gestão de boletos com sucesso, basta ler este post até o fim. Boa leitura!

Gestão de boletos: aposte na diversidade sem se esquecer da segurança

Para se destacar, é preciso lançar mão de alguns diferenciais, não é mesmo? Nesse contexto, oferecer diversas opções de pagamento amplia a possibilidade de conquistar mais clientes.

No entanto, alguns gestores não veem segurança na utilização do boleto. É o seu caso? Pois pode ficar mais tranquilo, afinal, em 2018 algumas mudanças importantes anunciadas pela FEBRABAN sobre o tema entraram em vigor.

Uma das principais é a obrigatoriedade do boleto registrado. Outra é que boletos vencidos só podem ser quitados em uma instituição financeira diferente da que os emitiu. Em linhas gerais, essas medidas foram implementadas para diminuir riscos de fraudes e, assim, valorizar questões fundamentais como a transparência das transações.

Desse modo, para estar dentro da lei e garantir a segurança nas transações, a sua empresa é obrigada a emitir boletos bancários registrados.

Para saber um pouco mais sobre o tema, indicamos que assista ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=T-aTv8eR4Kg

Dicas para fazer uma gestão de boletos eficiente

Confira agora algumas dicas imperdíveis para efetuar uma boa gestão de boletos em sua companhia.

1. Utilize um sistema de automação

Ao contar com um sistema de automação eficiente que atue, de forma conjunta, com sua plataforma de pagamento digital e com o banco escolhido pela empresa, é possível simplificar processos financeiros importantes.

Isso porque quando o cliente seleciona a opção de pagamento via boleto, o sistema recebe os seus dados. Em seguida, a instituição financeira identifica o pagamento realizado.

Com um sistema de automação, esse processo é agilizado e, assim, a sua loja fica liberada para prestar o serviço ou enviar o produto para o cliente. Sem falar que você não precisa se preocupar com a emissão da segunda via, já que esse sistema também a realiza.

2. Adote uma régua de cobrança de e-mails

Essencial para realizar uma boa gestão de boletos e reduzir casos de inadimplência, uma régua de cobrança nada mais é do uma ferramenta que identifica os títulos que ainda não foram pagos e, logo, promover medidas para reaver os valores.

De forma simples, por meio desse recurso, é possível conhecer o histórico de inadimplência e o perfil do cliente devedor. Logo, há a possibilidade de aplicar medidas personalizadas de acordo com a gravidade de cada situação.

Na prática, isso significa que você pode enviar diferentes e-mails. Ou com mensagens brandas que indiquem que há um pequeno atraso no pagamento, ou com comunicações mais severas, com abordagens relacionadas à suspensão do envio da mercadoria, por exemplo.

3. Aplique a multa e os juros sem erros

Em caso de não pagamento, é de responsabilidade da empresa que emite o boleto registrado aplicar a multa e os juros relacionados ao título. Nesse cenário, é essencial conhecer os valores percentuais e outras informações relevantes. Caso contrário, o seu fluxo de caixa pode ficar comprometido.

Alguns gestores ainda efetuam essa prática de modo manual. Porém, esse método, além de demorado, dá margem a erros.

Desse modo, para que seu negócio não corra esse risco e que esses cálculos sejam realizados com eficácia, é recomendado contar com uma plataforma que automatize essas contas e que também realize o recálculo automático com os juros aplicados.


4. Estude as opções de mercado

Há no mercado diferentes opções para efetuar uma boa gestão de boletos. Sendo assim, é essencial realizar uma análise profunda sobre as empresas que oferecem sistemas que automatizam processos financeiros. Isso porque para emitir um boleto registrado algumas organizações cobram taxas exorbitantes sobre cada transação.

Contudo, é importante saber que há empresas de renome e de autoridade no mercado que cobram apenas tarifas por boleto pago.

5. Abrace a tecnologia

Como você pôde perceber, a tecnologia pode ser uma grande aliada para efetuar uma gestão de boletos com sucesso, não é mesmo? Afinal, essas ferramentas diminuem erros, simplificam processos e dão mais liberdade para você e seu time se focar em outras estratégias.

Desse modo, contar com uma plataforma de pagamento online é uma excelente tática. A iugu, por exemplo, conta com uma API robusta e sistemas integrados que promovem essa gestão.

Além disso, a iugu apresenta o melhor custo-benefício do mercado, realizando a emissão de boletos registrados, e ainda apresenta um sistema de cobranças eficiente, efetua a antecipação de recebíveis e aceita pagamentos parcelados por cartão de crédito. Com um índice de satisfação entre seus clientes de quase 100%, a iugu tem mais de 7 anos de mercado e conta com especialistas treinados e experientes. Que tal conversar com um deles e, assim, começar agora a realizar uma gestão de boletos eficaz em seu negócio? Basta acessar este link .

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.