Gateway de pagamento ou intermediador: diferenças e vantagens

Finanças Nov 25, 2019

Quem abre um negócio na internet hoje tem diversas maneiras de começar. São inúmeras as plataformas, os benefícios e as facilidades. Um dos pontos principais que todo vendedor precisa escolher é como os clientes irão pagar pelas compras. Então chega-se a pergunta (quase) filosófica: gateway de pagamento ou intermediador — eis a questão?

As duas opções oferecem o mesmo serviço sob condições diferentes. Analisando essas diferenças, você vai encontrar a solução que se adequa melhor ao seu negócio.

Segurança, custos, facilidade de integração, checkout transparente são alguns critérios importantes de analisar ao escolher entre gateway de pagamento ou intermediador financeiro.

Mas antes de pensar qual dos dois é o ideal para a sua loja virtual ou e-commerce, entenda o que é e como funciona cada meio de pagamento. Vamos lá!

O que é gateway de pagamento?

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O gateway de pagamento é um serviço que conecta uma loja virtual as instituições financeiras como as operadoras/bandeiras de cartão e os bancos.

Ele permite que sejam oferecidos diversos meios de pagamento para o cliente na hora de fechar a compra como:

  • crédito;
  • débito;
  • boleto bancário;
  • pagamento via internet banking, dentre outros. 

E como se você tivesse uma maquininha de cartão online instalada no seu site que faz o contato direto com o banco ou adquirentes para aprovar uma compra.

As adquirentes são as empresas que fazem o contato entre as bandeiras (Visa/Mastercard/Elo) e o banco. 

No momento que o cliente informa os dados do seu cartão, por exemplo, elas enviam as informações para as operadoras que contactam o banco para checar se há saldo, limite ou qualquer outro fator que impeça a compra. Estando tudo OK o pagamento é aprovado.

Com um gateway de pagamento no seu site, o ponto principal é que o cliente não é redirecionado para uma página externa. Da compra ao fechamento e aprovação do pagamento, tudo é feito dentro do seu site.

Para isso, portanto, é necessário fazer contratos com as instituições bancárias e adquirentes com as quais você deseja trabalhar.

A vantagem desse contato direto é poder negociar as taxas e outros valores do serviço com mais liberdade. 

Quando se opta pelo gateway de pagamento, também é preciso contratar um sistema antifraude a parte para garantir a segurança da transação.

Algumas empresas de gateway de pagamento são: Mundipagg, Yapay e Braspag.

O que é um intermediador financeiro?

O intermediador financeiro, também chamado de subadquirente, é um serviço de pagamento que intermedia o contato dos e-commerces com os agentes financeiros.

A principal diferença para o gateway de pagamento é que o vendedor não precisa ter vários contratos separados com bancos e adquirentes. 

Usando um intermediador existe apenas o contrato único com a empresa, o que é bem mais prático e sem grandes burocracias, principalmente para vendedores novatos.

Mas o intermediador cobra taxas fixas por vendas realizadas através de sua plataforma. 

Outro característica importante de destacar em relação aos intermediadores é que eles fornecem todos os protocolos e proteções de segurança das transações no pacote.

Algumas empresas intermediadoras do mercado são PayPal, PagSeguro, Mercado Pago, dentre outras.

Entendido como cada opção de meio de pagamento funciona, agora vamos comprar alguns pontos para você escolher entre gateway de pagamento ou intermediador para colocar no seu site.

Gateway de pagamento ou intermediador: qual é a melhor?

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Para ajudá-lo a escolher entre gateway de pagamento ou intermediador, vamos comparar quatro funcionalidades importantes de cada serviço.

A sua experiência como vendedor, o  entendimento de questões de segurança virtual, disponibilidade de investimento vão determinar qual das opções escolher. Ao final, daremos nosso veredito. Continue lendo!

1. Segurança nas vendas

Nesse primeiro ponto de comparação entre gateway de pagamento ou intermediador, os intermediadores ganham pontos a favor, pois já integram as ferramentas de proteção de dados necessárias.

Principalmente quando o vendedor está começando a se familiarizar com o universo das vendas online, é importante saber e buscar uma solução que já ofereça esse recurso. 

Para lidar com o gateway de pagamento é necessário ser mais experiente tanto para lembrar de checar se a empresa possui as credenciais de segurança quanto para saber que será preciso contratar um serviço adicional antifraude.

2. Custos dos serviços

Para escolher entre gateway de pagamento ou intermediador é importante analisar suas condições de investimento.

O gateway de pagamento tem um processo mais burocrático, são muitos contratos e negociações, mas no final você tem mais flexibilidade para conversar e fechar contratos pelos melhores valores.

Além disso, quanto maior for sua operação de vendas, melhores são as opções de negociação.

Já quando você lida com um intermediador, as taxas são fixas e pré-definidas. Cada empresa estabelece o custo por transação relativo a todo o trabalho e recursos oferecidos no seu produto.

Nesse ponto um intermediador beneficia os e-commerces com operações de venda menores. Já os negócios maiores e consolidados do mercado conseguem operar com mais eficiência usando um gateway de pagamento.

3. Facilidade de integração

A integração também é outro quesito essencial para escolher entre gateway de pagamento ou intermediador.

Os intermediadores oferecem uma integração muito mais simples e prática aos sites dos vendedores. Então se você não tem tanta experiência ou recursos para trabalhar com um desenvolvedor, escolher um intermediador é mais vantajoso. 

O tempo de aprovação das transações tende a demorar um pouco mais em relação aos gateways, já que o processo passa por mais etapas. 

Já os gateways de pagamento exigem o auxílio de um desenvolvedor para realizar a sua integração, mas o resultado do investimento vale a pena. 

A agilidade no processamento das transações de pagamento desse método compensam o investimento e contribuem para aumentar as conversões.

4. Checkout transparente

Neste último quesito para analisar e escolher entre gateway de pagamento ou intermediador, temos um fator crucial em jogo: a confiança do usuário.

Falamos que nos sites que usam gateway de pagamento as transações são processadas dentro do próprio site, sem redirecionamentos. De forma resumida, isso é chamado de checkout transparente

Com um intermediador, entretanto, você já deve presumir que ao chegar na página de checkout, o usuário é redirecionado para uma nova janela onde deve fazer um cadastro ou executar seu login na página do intermediador. 

A questão nesse ponto é que para alguns usuários esse redirecionamento para um site externo pode gerar desconfianças em relação às transações.  

Por outro lado, usando um intermediador confiável e deixando isso claro no site e em toda comunicação da marca, é possível contornar esse receio.

Qual a melhor solução para você?

Agora que você sabe o que cada serviço faz e os principais requisitos que deve analisar, qual é a sua escolha: gateway de pagamento ou intermediador?

Realmente, a decisão aqui depende do tamanho do seu negócio e das suas operações de vendas no momento.

Mas lembre-se: você pode começar com um intermediador e a medida que o seu negócio crescer, evoluir para um gateway de pagamento.

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