Fluxo de caixa para e-commerce: como fazer um controle eficiente

Finanças 23 de Set de 2020

Para uma empresa crescer, prosperar e gerar lucros é super importante fazer um planejamento para operar no azul. Mas loja virtual também precisa de controle financeiro? Sim, mas não precisa se preocupar com ferramentas difíceis. Aprendendo como fazer o fluxo de caixa para e-commerce você consegue manter essa organização.

Hoje, o fluxo de caixa online é uma das formas mais simples e práticas de manter as entradas e saídas de um negócio sob controle.

Vender pela internet, elimina muitos gastos que uma loja física gera, mas sem um controle eficiente as vantagens acabam nem sendo percebidas.

Se você está em busca de uma forma simples de fazer o fluxo de caixa para e-commerce, continue lendo e confira o passo a passo e uma dica de ferramenta que pode ajudá-lo.

Como fazer fluxo de caixa para e-commerce [passo a passo]

O controle de fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão usada para fazer projeções de entradas e saídas de dinheiro da empresa para um determinado período de tempo.

Com essa informação em mãos, é possível acompanhar os gastos e suas variações. Além disso, também é possível identificar os períodos de maior e menor venda e se preparar para não ficar no vermelho.

Todo negócio, inclusive os online, tem períodos em que as vendas diminuem. Mantendo um fluxo de caixa atualizado fica mais fácil se planejar para passar por eles.

Confira as etapas abaixo e aprenda fluxo de caixa para e-commerce:

1. Conheça suas despesas mensais

Um das informações essenciais para o fluxo de caixa para e-commerce é fazer uma lista com cada despesa fixa que o negócio tem para operar mês a mês. Por exemplo:

- Mensalidade da plataforma de e-commerce;

- Pagamento de fornecedores;

- Serviço de hospedagem;

- Parcelas de empréstimos (se houver);

- Impostos;

- Investimento em publicidade, etc.

É importante saber o valor exato de cada despesa para que a projeção seja confiável e dê uma base segura para o planejamento.

OBS: para cobrir todas as saídas de dinheiro da empresa, liste também os gastos eventuais como os que são cobrados em momentos específicos do ano, manutenções, despesas bancárias, etc.

2. Conheça sua média de vendas mensais

Se você nunca separou essas informações antes para fazer fluxo de caixa para e-commerce, pode obter esses dados da plataforma de vendas que você utilizou para criar sua loja.

No painel do usuário existe um menu que registra todas as vendas realizadas e você pode obter os totais vendidos nos últimos meses para usar como base para as projeções dos meses seguintes.

A vantagem de profissionalizar o seu negócio é escolher ferramentas eficientes para montar sua estrutura de vendas que além de facilitar a compra do cliente, oferece dados para acompanhar o desempenho.

Liste os recebimentos separando as entradas à vista das entradas a prazo (30, 60 e 90 dias). Dessa forma, o controle fica ainda mais preciso e você vai conseguir visualizar quando o dinheiro estará realmente disponível.

Leia também: Aprenda como calcular o prazo de retorno do investimento.

3. Crie uma planilha de controle de fluxo de caixa

Conhecendo as despesas e a média de faturamento mensal da empresa, a melhor forma de fazer o fluxo de caixa para e-commerce é organizando os dados em uma planilha online.

Aqui entra o bom e velho Excel que é eficiente desde que você faça a atualização correta. Além dessa opção, existem outras ferramentas — softwares ou programas de fluxo de caixa — para fazer esse acompanhamento.

Caso você esteja dando os primeiros passos no controle de fluxo de caixa da sua loja virtual, o Excel torna a tarefa simples o suficiente para você consolidar esse hábito na sua gestão.

O Sebrae, disponibiliza grátis um template de planilha de fluxo de caixa para e-commerce bastante útil. Para fazer o download acesse o link e baixe a planilha do fluxo de caixa.

Uma planilha bem diagramada ajuda na hora de preencher os dados, pois fica mais difícil errar. Qualquer template de planilha que você baixar, pode ser adaptado para a realidade do seu negócio.

Então não pense duas vezes na hora de fazer ajustes, excluir alguma informação para que você tenha uma planilha eficiente e funcional para acompanhar e projetar seu negócio.

4. Mantenha a planilha atualizada

Separar todas essas informações e montar uma planilha só será realmente eficiente se você manter o sistema de fluxo de caixa para e-commerce que você criou atualizado.

Independentemente de ser você ou outro funcionário o responsável pela atualização dos dados do controle de fluxo de caixa, determine a frequência de atualização dos dados.

Quinzenalmente ou mensalmente são frequências muito utilizadas pelos donos de negócio para manter o controle do fluxo de caixa.

Crie uma aba na planilha para registrar o pagamento das despesas e outra para anotar os recebimentos e as respectivas datas.

Depois, você pode atualizar a aba do fluxo de caixa do 15º dia ou ao final do mês, sem esquecer nenhuma informação importante.

Dica: se você domina o Excel é possível integrar as abas através de fórmulas para que ao inserir um dado, a aba com o fluxo de caixa para e-commerce seja atualizada automaticamente.

5. Crie ações baseadas na projeção do fluxo de caixa online

O fluxo de caixa para e-commerce é uma ferramenta de gestão empresarial, como destacamos no início do texto, mas ele também ajuda a planejar as ações de marketing.

Por exemplo, sabendo com antecedência os meses em que o faturamento tende a cair, você pode planejar ações de marketing para:

  • impulsionar as vendas com campanhas especiais;
  • aproveitar datas comemorativas para fazer promoções;
  • fazer saldos e queimas de estoque em períodos estratégicos, etc.

Assim, os investimentos podem ser planejados de forma estratégica com objetivos bem definidos e que tenham apelo junto ao público.

Comece hoje e tenha um fluxo de caixa para e-commerce eficiente!

Já imaginou que aprender como fluxo de caixa para e-commerce pudesse ser tão útil? As ações de educação financeira para empresas podem levar o seu negócio além e consolidá-lo como referência no mercado.

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