Como montar uma estratégia de expansão de negócios bem-sucedida?

Gestão 7 de Abr de 2020

Sucesso para um empreendedor é ver sua empresa prosperar e aumentar sua rentabilidade e, então, se dar conta de que talvez seja hora da sua empreitada se expandir. Quando esse momento chegar, é essencial já ter planejado uma estratégia de expansão de negócios.

Saber exatamente o que é expansão de negócios e como tirá-la do papel vai te ajudar a conquistar novos mercados. Que tal atrair mais clientes e gerar mais resultados?

Se você sempre quis saber como bolar a estratégia de crescimento de uma empresa, preparamos um material especial com dicas para expandir o negócio e vê-lo decolar. Confira!

O que é estratégia de expansão de negócios?

Para pensar em uma estratégia para fazer sua empresa crescer, o primeiro passo é saber o que é expansão de negócios. Basicamente, existem duas formas de expandir.

A primeira forma é por meio de uma fusão ou aquisição. Vemos bastante desse modelo nos jornais, quando uma empresa compra outra ou as diretorias de dois empreendimentos decidem unir forças para ganhar uma fatia maior do mercado.

O outro modelo é chamado de expansão orgânica. É nele que vamos focar neste artigo por se tratar de uma forma adotada por micro, pequenas e médias empresas.

Afinal, você não precisa ter capital para comprar concorrentes para fazer sua empresa crescer. Existem outras formas de expandir seu negócio, como criar novas mercadorias, usar outros canais de venda e abrir filiais.

Como desenvolver um objetivo para expansão de uma empresa?

Antes de falarmos em dicas para expandir o negócio, a primeira etapa de sua estratégia é ter a certeza de que é o momento certo para sua empresa enfrentar novos desafios.

Tenha em mente alguns pré-requisitos para não dar um passo maior do que as pernas e desenvolver um objetivo sólido para sua estratégia de expansão de negócios.

Relevância do negócio

Os produtos que você vende ou os serviços que oferece já estão consolidados no mercado?

Expandir um negócio apostando em modas passageiras é inviável, então, esteja seguro que seu segmento de atuação também está em crescimento.

Por isso, tenha paciência e verifique se seu negócio continua sendo rentável em mais de uma temporada de vendas.

Se os consumidores continuarem achando seus serviços relevantes, você terá mais chances de sucesso em sua estratégia de expansão de negócios.

Base de clientes

Para conquistar novos consumidores para seus produtos ou serviços, é fundamental que você já tenha uma clientela fidelizada. Se o seu negócio já tem uma base de clientes estabelecida e satisfeita, será muito mais fácil conquistar novos.

Quer saber se seus consumidores estão satisfeitos com seu serviço? Conheça alguns indicadores para fidelizar clientes.

Finanças em dia

Esse requisito não poderia ser mais óbvio, mas é sempre bom ressaltar que você precisa saber como administrar o fluxo de caixa da sua empresa.

É impossível pensar em uma estratégia de expansão de negócios sem considerar as despesas, porque você vai precisar gastar muito antes de começar a lucrar.

Portanto, planeje bem quanto você vai precisar investir e quanto tempo levará para ter algum retorno.

No vídeo abaixo, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi fala mais sobre como avaliar o momento de expandir seu negócio:

Como fazer a expansão de uma empresa?

Se o seu negócio não cumpre os requisitos enumerados acima, confira seis dicas práticas e objetivas sobre como melhorar uma empresa.

Caso você já esteja preparado para fazer seu empreendimento crescer, é chegada a hora de montar sua estratégia de expansão de negócios.

Listamos abaixo algumas dicas para você expandir seu negócio:

1. Amplie a oferta de produtos

Vamos começar pela forma mais simples de expansão de negócios. Ofereça uma maior variedade de produtos, entenda quem são seus clientes e seus hábitos para disponibilizar artigos complementares.

Você também pode cogitar importar ou exportar mercadorias e, até mesmo, lançar uma linha própria de produtos. Seus clientes fiéis comprarão mais e você ainda pode atingir novos públicos-alvo.

Leia mais >>> Como comprar produtos da China para revender: TUDO o que você precisa para começar!

2. Invista em tecnologia

Levar seu empreendimento para o mundo digital é a forma mais democrática de expandi-lo. Não importa o ramo ou tamanho da sua empresa, a tecnologia é uma aliada e você só tem a ganhar com a migração dos produtos e serviços para o ambiente online.

Caso seu negócio já esteja conectado na internet, foque em melhorar a experiência de compra do seu cliente.

Invista em seus canais de atendimento e busque os melhores meios de pagamento online, como PayPal ou PagSeguro.

3. Crie novos canais de venda

Em sintonia com o que dissemos acima, abrir uma loja virtual é uma ótima opção para aumentar sua clientela.

Outros canais de venda interessantes são plataformas como Amazon ou Mercado Livre, que já oferecem toda uma estrutura de marketplace para seus produtos.

Expandir pela internet é mais rápido e barato, mas o e-commerce tem muitas particularidades. Você pode, por exemplo, combinar mais de um canal de vendas pela internet.

Ou seja, você precisará estudar formas de gestão financeira diferentes para aplicar nesse novo modelo de negócio.

4. Abra filiais

Para quem tem mais capital, os novos canais de venda também podem ser físicos. E as filiais costumam ser o primeiro modelo de estratégia de expansão de negócios que surge na mente dos empreendedores com mais recursos para investir.

Afinal, abrir uma filial significa a possibilidade de lucrar em dobro, certo? Certo, mas também significa trabalhar em dobro, uma vez que você continuará no comando das operações.

E precisará contratar novos funcionários, escolher um endereço para a nova loja, aumentar seu estoque.

Optar por abrir filiais demandará muito planejamento e esforço, mas como recompensa você terá a chance de ver sua marca crescer com total controle sobre ela.

5. Monte um sistema de franquias

A outra opção de estratégia de expansão de negócios é o sistema de franquias, no qual você deixará de ter controle total sobre seu negócio, mas dividirá parte dos riscos inerentes com seus franqueados.

Esse modelo é apropriado para empreendimentos que teriam dificuldades em crescer apenas com seus recursos.

Nesse caso, sua preocupação será saber o valor da sua marca e montar um modelo de negócio para ser replicado pelos franqueados.

Buscar empreendedores que partilhem dos mesmos objetivos é outro fator importante na fórmula de sucesso da expansão.

Se você ficou interessado nessa alternativa, descubra como montar um plano de expansão de franquias.

Dicas para expandir um negócio físico para o online

Vender em tempos de crise é um desafio para todos os setores do mercado. A pandemia da Covid-19 acelerou (e muito) a estratégia de expansão de negócios do varejo para o mercado online.

O distanciamento social exigido para conter o novo coronavírus, obrigou o comércio tradicional a fazer e migrar para o mercado digital.

Muitos negócios precisaram fazer isso de repente, sem muito chance de planejamento. Mas agora que o mercado ensaia uma volta ao normal com o avanço da vacinação, é importante arrumar a casa.

Confira a seguir algumas dicas de estratégia de expansão de negócios que vão melhorar o desempenho das suas vendas online:

Avalie o perfil do seu público-alvo

A primeira dica para criar uma estratégia de expansão de negócios físicos para o mercado online é avaliar o perfil do seu público-alvo.

  • Seus clientes estão nas redes sociais?
  • Em quais ele está presente e é usuário ativo?
  • Eles comprariam seus produtos online?
  • Quais concorrentes já vendem online no seu segmento?

Antes de investir em uma plataforma de e-commerce completa, de acordo com as respostas acima, você pode testar vender pelo WhatsApp Business, por exemplo, pois o custo será menor e você pode testar o engajamento dos clientes.

Planeje como será a divulgação do seu produto

Outro passo importante em uma estratégia de expansão de negócios físicos para o digital é a forma de divulgação do produto.

Como o cliente não poderá pegar o produto, é essencial ter fotos de qualidades e de diferentes ângulos, saber as medidas de cada peça, tamanhos de calçados e variações, detalhes técnicos de equipamentos, entre outras informações.

De acordo com seu segmento, você consegue fazer uma lista de perguntas frequentes para agilizar as respostas.

As imagens e vídeos das suas peças podem virar postagens nas redes sociais. Para coordenar o trabalho de divulgação, monte uma estratégia de marketing de conteúdo.

Organize como será a logística de entrega

A organização da logística de entrega é o terceiro passo da estratégia de expansão de negócios físicos para o mercado online.

  • Você vai enviar para todo Brasil ou vai vender apenas local?
  • Qual será o valor do frete? Será atraente para clientes de outras cidades/estados?
  • Localmente, você usará um motoboy?
  • Terá a opção de retirada na loja com hora marcada?

É fundamental ter uma logística de entrega de produtos eficiente, mas também segura para que o cliente receba seu pedido e fique satisfeito.

Faça o controle de estoque

Sem um bom controle de estoque, sua estratégia de expansão de negócios para o mercado digital pode ir por água abaixo.

Ainda mais se você mantiver sua loja física ativa. Nesse caso, é importante separar o estoque das vendas online do estoque das vendas físicas.

Coloque os produtos em uma prateleira diferente para que os vendedores não se confundam e desfalquem um estoque ou outro.

Leia mais >>> Como fazer um bom controle de estoque: 5 passos para manutenção financeira.

Invista na publicidade digital

A publicidade digital também é fundamental na estratégia de expansão de negócios para quem está migrando do físico para o mercado online.

Atualmente, a concorrência é acirrada, mas é possível planejar uma quantia acessível para investir em anúncios em redes como Instagram e Facebook.

Caso você já comece com um e-commerce próprio pode apostar no Google Ads. Os anúncios nos marketplaces como o Mercado Livre Ads também ajudam a dar visibilidade para seus produtos.

Escolha os canais mais relevantes para o seu segmento para montar um planejamento financeiro com o orçamento que você tem disponível.

Chegou sua hora de expandir?

Agora que você já sabe o que é estratégia de expansão de negócios e tudo que precisa para montar a sua, é hora de botar a mão na massa.

Caso você precise de capital para aproveitar as dicas de estratégia de expansão de negócios que listamos acima, pode contar com a GYRA+.

Capital de giro em até 24 horas, sem burocracias, sem garantias e com as melhores taxas do mercado é o que a GYRA+ oferece para pequenas empresas como a sua.

E, se você é empreendedor digital, pode conseguir seu financiamento em três passos muito simples:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre Mercado Pago, Stone, PagSeguro, Getnet, Cielo, Rede, ContaAzul, Pagar.me, Bling!, Skyhub, PayPal ou Wirecard;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Solicite uma proposta agora mesmo e descubra o crédito que cabe para sua empresa crescer!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.