Uso de um ERP para planejamento e gestão financeira

Gestão 31 de Mar de 2020

Não é novidade que a gestão financeira é, se não o coração de uma empresa, um dos pilares mais importantes. Seja qual for o tamanho do negócio, manter a parte financeira em equilíbrio é um grande desafio, dados os tempos de crise e mercado cada vez mais competitivo.

Há alguns anos, o mercado se abriu para o universo online, tornando a compra e a venda, muito mais dinâmicas e facilitadas. Porém, o e-commerce também gera novos desafios a estes empreendedores, que precisam desbravar caminhos e também conhecer o perfil do consumidor, que se transforma com grande rapidez.

Para facilitar o trabalho do empreendedor na gestão financeira do negócio, a melhor dica é a utilização de um sistema ERP de confiança. O ERP é um software de gestão empresarial que otimiza processos administrativos e integra os módulos de gestão, de forma simples e eficiente. É possível estabelecer conexões entre setores importantes da empresa, controlar o fluxo de caixa, o estoque, organizar a comissão de vendas, o processo de logística, até mesmo a emissão de notas fiscais e boletos.

Como o ERP auxilia no controle financeiro?

Como os processos de uma empresa são variados, ter um sistema de gestão diminui o risco de erros em informações financeiras, como fluxo de caixa, rastreando os lançamentos e as saídas. A automatização de processos faz com que as receitas e as despesas estejam integradas com a contabilidade, gerando informações que podem definir os rumos do negócio. O operacional também é beneficiado com um ERP, pois muitos processos manuais tornam-se automatizados outros mais inteligentes devido ao software, que é capaz também de gerar indicadores de performance.

A mobilidade em poder acessar o sistema da empresa de diversos dispositivos e em qualquer lugar (pois ele é online) é outro grande trunfo. Isso permite que a gestão financeira da organização possa ser acompanhada mais de perto e a todo momento. Entre os benefícios destacamos alguns principais pontos que se relacionam com a área financeira:

  • automatização do fluxo de caixa,
  • conciliação bancária;
  • facilidade na realização de análises e projeções;
  • redução e controle dos custos envolvidos em cada atividade executada pela empresa;
  • redução de pessoal decorrente da automatização dos processos.

A implantação de um sistema ERP não só moderniza a empresa, mas também amplia seus ganhos, aumentando sua a competitividade no mercado e melhorando sua gestão financeira.

As vantagens de automatizar a gestão

Para muitos empresários de negócios de pequeno porte, a ideia de contratar um sistema de gestão ERP pode parecer muito distante, ou muito cara, porém, a ferramenta tem se tornado cada vez mais acessível. Os planos de assinatura suprem as necessidades e automatizam grande parte dos processos manuais como controle de caixa, emissão de notas fiscais, controle de estoque, tudo interligado, evitando erros de lançamentos manuais.

A pesquisa do Sebrae também apontou que 70% dos empreendedores têm no negócio a única fonte de renda, tornando-se evidente que a gestão financeira é fator crucial para que a empresa continue a existir. Ou seja, um sistema de gestão torna-se um grande aliado na hora de gerir o negócio, tornando os processos mais simplificados e intuitivos.

Para quem trabalha no e-commerce automatizar é uma regra fundamental, já que toda a operação depende de uma boa organização interna. Entre as principais vantagens está a manutenção dos seus cadastros atualizados, acompanhando as vendas, as entradas e saídas do caixa, o controle de estoque e a organização logística.

Outro destaque são as possibilidades de integração através de canais variados via marketplaces. Quanto maior for o acesso ao mercado, maior será o relacionamento com os clientes e as chances de apresentar valores, vantagens e atributos relevantes do seu produto ou serviço. Quem empreende no meio virtual precisa saber que é fundamental ter uma linguagem omnichannel, o que torna possível a integração o perfil de consumidor atual ao seu negócio.

Um sistema de gestão também acaba, por consequência, reduzindo custos da operação como um todo. Desde a otimização de materiais e compras, através do controle de custos, até a diminuição da necessidade de contratação de mão de obra, já que parte do trabalho manual passa a ser automatizado.  A partir disso, as ações de gestão ficarão mais simplificadas, como o controle do fluxo de caixa, o estoque, a logística, até mesmo a emissão de notas fiscais e boletos. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 30 dias e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão ERP online, descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.