Entrega pessoal do Mercado Livre: como funciona?

Mercado Livre 14 de Jan de 2020

As ocasiões em que você vai fazer uma entrega em mãos podem ser raras, mas é importante saber como proceder nos casos de Entrega pessoal do Mercado Livre.

O marketplace oferece atualmente quatro opções de serviços de entrega das mercadorias: 

  1. Usar o Mercado Envios;
  2. Usar o Mercado Envios Full;
  3. Envio por conta do vendedor;
  4. Entrega pessoal.

Grande parte dos vendedores escolhe usar o serviço do Mercado Envios,uma parceria do Mercado Livre com os Correios que oferece taxas mais em conta aos vendedores e proteção para as mercadorias.

O Envio por conta do vendedor e a Entrega pessoal são processos feitos pelo próprio vendedor que pode ou não repassar os custos de frente para os clientes.

Porém, a Entrega pessoal não é tão utilizada por questões de segurança e até mesmo de logística. Tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Para saber como lidar caso feche uma venda nesses termos, vamos explicar a seguir todos os cuidados que você deve tomar na hora de fazer a Entrega pessoal do Mercado Livre. Confira!

GUIA: Entrega pessoal do Mercado Livre

mercado-livre-tipos-entrega

1. O que é a entrega pessoal do Mercado Livre?

A Entrega pessoal do Mercado Livre é uma das opções para o comprador receber o produto que adquiriu online na sua loja virtual. 

Quem está comprando pode perguntar o vendedor sobre a possibilidade ou o vendedor mesmo pode oferecer essa alternativa ao cliente.

É um procedimento raro, mas pode acontecer em situações específicas para vendedores de cidades pequenas e médias. 

Pela logística, em uma grande cidade como São Paulo, por exemplo, a Entrega pessoal do Mercado Livre pode não ser tão vantajosa.

Somando os custos, pode ser mais caro para os dois lados se deslocar até o local de entrega, perdendo tempo e gastando com gasolina, transporte etc. 

2. Como funciona a Entrega pessoal?

A opção de Entrega pessoal é uma negociação feita diretamente entre vendedor e comprador.

Ao fechar a entrega da compra por este meio, você deve seguir todos os procedimentos normais: 

Com essas informações registradas, qualquer problema pode ser resolvido pelo Programa de Proteção ao Vendedor do Mercado Livre. 

Com o produto preparado, basta se dirigir ao local combinado de entrega. Confira se os documentos do comprador conferem com os fornecidos no momento da compra.

Peça para que ele assine o recibo ou a nota fiscal, informando também a data da entrega.

A entrega pessoal também pode ser feita por um motoboy. Nesse caso, peça uma atendimento de ida e volta para pegar o recibo assinado.

Depois que o produto já estiver nas mãos do comprador, marque a opção “Entreguei o produto” na sua lista de Vendas no sistema do Mercado Livre.

3. Quando é vantajoso para o vendedor fazer a Entrega pessoal? 

Como mencionamos acima, os vendedores do Mercado Livre que atuam em pequenas e médias cidades podem oferecer a opção de Entrega pessoal do Mercado Livre.

Vale considerar a logística da cidade, se o deslocamento é fácil, sua disponibilidade para fazer o serviço, gastos com serviços de motoboy, etc.

Se você tiver um ponto de venda físico, a opção de Entrega pessoal do Mercado Livre também pode ser vantajosa e segura, tanto para você quanto para seu cliente. 

Assim, você garante a venda e o cliente economiza no frete.

4. Cuidados ao optar pela Entrega pessoal do Mercado Livre

O primeiro cuidado ao escolher a Entrega pessoal do Mercado Livre é marcar a entrega e um local público.

Evite marcar na sua casa ou ir até a casa do cliente, pois você pode se colocar em uma situação perigosa nas duas situações. Use locais como shopping, cafeterias e lanchonetes.

Também não é aconselhável encontrar a pessoa onde você armazena seu estoque ou no seu centro de distribuição. 

Principalmente em grandes cidades, acontecem muitos golpes e roubos em situações como essa, onde bandidos furtam o estoque depois de conhecer o local se passando por compradores.

O segundo cuidado é com as perguntas que um potencial comprador faz sobre seu trabalho. Fique atento a questionamentos sobre:

  • Você vende no atacado (ou seja grandes quantidades)?
  • Você tem serviço de segurança para seu estoque? 
  • Você armazena muitas mercadorias?

Essas perguntas vão aparecer em conversas aparentemente inofensivas, mas podem encobrir alguma intenção criminosa. 

Lembre-se: seu cliente é uma pessoa estranha para você, então evite levá-lo ao local onde estoca seus produtos e até mesmo seu escritório de venda.  

Um terceiro cuidado para garantir que a Entrega pessoal do Mercado Livre seria contratar um serviço de moto-entrega para esse serviço.

O custo pode ser repassado para o cliente e você pode fechar uma parceria a um custo menor por entrega com uma empresa da sua cidade.

O quarto cuidado é sempre levar o recibo e a nota fiscal do produto. Seja você ou um motoboy a realizar a entrega, confira o documento do comprador e cheque a nota fiscal. E peça a assinatura no recibo para comprovar a entrega.

Se o comprador agir de má fé e denunciar a compra como não recebida, você terá como comprovar para o Mercado Livre que a mercadoria foi recebida.

Entrega pessoal Mercado Livre: é seguro?

É difícil garantir a segurança total, mas tomando os cuidados acima você pode fazer a  Entrega pessoal do Mercado Livre sem ter problemas.

É uma maneira de agradar o cliente e convencê-lo a fechar a venda, oferecendo uma entrega mais rápida.

Mas não se esqueça de proteger seu estoque e ficar atento às perguntas tendenciosas de um possível comprador. 

Invista não só nas operações online da sua loja virtual, mas também garanta que o local físico de trabalho tenha o monitoramento adequado. 

Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.