Fazer empréstimo online é seguro? Saiba quais cuidados tomar

Finanças 8 de Mar de 2023

Se você administra uma pequena empresa, a capacidade de avaliar as opções de financiamento comercial ou de negócios é essencial. Mas será que empréstimo online é seguro?

Em algum momento, sua empresa provavelmente chegará a um momento crítico em que precisará de uma infusão de caixa – seja para ajudar a cobrir as operações durante um período limitado ou para financiar uma iniciativa de crescimento para levar sua empresa ao próximo nível.

Quando pedir dinheiro emprestado é a única escolha, as startups e os novos negócios, infelizmente, têm historicamente ficado com poucas opções.

Graças ao advento dos empréstimos online, as pequenas empresas de hoje têm uma alternativa para pedir dinheiro emprestado que seja conveniente e rápida.

No entanto, antes de fazer negócios com um financiador online, é importante verificar se o credor é legítimo e se a identidade da sua empresa estará em boas mãos. Estes são os primeiros passos para se assegurar de que seu empréstimo online é seguro.

Quer saber mais sobre como conseguir empréstimo online com segurança e qual o melhor site para isso?

Então continue a leitura deste nosso guia completo com dicas para você ter acesso a linhas de crédito sem cair em golpes virtuais.

Aqui estão alguns fatos básicos que você precisa aprender sobre empréstimos online para que você saiba quais os credores são legítimos.

Como identificar golpistas e fraudadores

O roubo de identidade custa milhões de reais às vítimas a cada ano e donos de empresas sem dinheiro tornaram-se alvos importantes de ladrões cibernéticos e fraudadores.

O número de golpes direcionados ao dinheiro ou às identidades dos proprietários de empresas aumentou significativamente nos últimos anos.

Na maioria dos casos, um golpe encontrará a vítima proprietária de uma empresa por meio de um e-mail ou texto não solicitado ou um anúncio de malware que aparece em uma página da web.

A melhor defesa contra qualquer tipo de golpe é aplicar o teste “se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é”. Afinal, o indicador se o empréstimo online é seguro será a legitimidade do site e não se ele te dará todas as vantagens de “mão beijada”.

Além disso, estar ciente das diferentes maneiras como os ladrões e fraudadores cibernéticos operam os torna mais fáceis de detectar. Estas são algumas das bandeiras vermelhas mais comuns que os proprietários de empresas podem encontrar:

Solicitação de adiantamentos e taxas iniciais

Corretores de empréstimo trabalham para combinar os donos de empresas com os credores que melhor atendem às suas necessidades. Para isso, são pagos fees mensais ou comissões pelos credores.

Se você for abordado por um corretor de empréstimo, seja online ou por telefone, que te pedir:

  • uma taxa inicial como taxa de registro ou de verificação de crédito;
  • um adiantamento ou qualquer outro pré-requisito financeiro, vá embora.

Este não é um corretor de empréstimo legítimo. Os credores podem cobrar uma taxa de empréstimo, mas isso somente depois que o empréstimo é aprovado.

Uma instituição financeira séria não vai solicitar nenhuma quantia em dinheiro como condição para liberar a linha de crédito que você precisa para a sua empresa

Em um empréstimo online rápido e seguro, você não precisa arcar com nenhum adiantamento.

Se o corretor, banco digital ou fintech pedir que você faça um depósito ou nem sequer checar o seu histórico de crédito, desconfie. Há grandes chances de você estar prestes a cair em um golpe e complicar ainda mais a saúde financeira do seu modelo de negócio.

Veja também: Diferença entre fintech e banco digital: será que são a mesma coisa?

Ausência de um endereço físico

É verdade que, graças aos avanços tecnológicos, muitas fintechs conseguiram transferir 100% de suas operações para o ambiente virtual. Ou seja, tudo é realizado de forma online, a distância.

Porém, mesmo que você lide com os credores online, fique em alerta caso eles não apresentem endereços físicos.

Antes de se envolver em qualquer conversa com um representante do credor, vasculhe o site em busca de informações sobre a empresa, incluindo seu endereço físico, seu histórico e sua equipe de liderança.

Sempre verifique se o endereço é legítimo, porque muitos golpistas de empréstimos online operam fora do Brasil. Nunca aceite um CEP externo como um endereço legítimo.

Empréstimos para adiantamento de dinheiro

Alguns proprietários de empresas podem ficar tentados com ofertas de R$ 2.500 depositadas em suas contas dentro de 24 horas – sem solicitação, sem verificação de crédito e sem espera – porque sabem que podem pagar a quantia em um curto período de tempo.

Mas não são as taxas ou tarifas mais altas que eles pagam que devem ser sua principal preocupação. É o fato de que muitas operadoras de adiantamento em dinheiro pertencem a uma rede nacional ou mundial de credores.

Depois que você fornecer suas informações pessoais para uma, ela provavelmente se espalhará pela rede e não haverá garantia de que não será vendida para outros tipos de predadores.

Características de um financiador online legítimo

Se você está considerando uma oferta de um credor online, há várias coisas, além de um endereço físico, que você deve procurar antes de fornecer qualquer informação pessoal ou profissional.

A boa notícia é que o desenvolvimento da tecnologia financeira tornou mais fácil para os credores legítimos protegerem suas informações. E para os proprietários de empresas identificarem os emprestadores online legítimos, garantindo que o empréstimo online é seguro.

Para identificar se o empréstimo online é seguro, confira se o credor em potencial tem as seguintes características em seu site:

Criptografia forte e protocolos de segurança

Os sites de empréstimo online legítimos usam a criptografia de nível mais alto para proteger suas informações nos dois extremos da transação, juntamente com o protocolo TLS (Transport Layer Security) para garantir que sejam enviados com segurança.

Para saber se o site de empréstimo online é seguro, você deve ficar atento se o endereço da URL começa com “https://” e não “http://” e se há aquele símbolo de cadeado no canto esquerdo da barra de endereço do seu navegador. O “s” significa que é um site seguro.

Esses são indicativos de que aquele site é legítimo e que foi verificado pelos protocolos de segurança.

Atentar-se a esse detalhe é imprescindível para quem está em busca de como conseguir empréstimo online. Isso porque os golpistas criam sites falsos, com características semelhantes a de outras instituições financeiras.

Assim, eles têm acesso aos dados sensíveis da vítima, podendo usá-los para sacar dinheiro, realizar transferências e compras, dentre vários outros tipos de golpes financeiros.

Você também pode garantir que um site tenha sido certificado como seguro, procurando por um certificado de segurança de uma empresa, como a Verisign.

Verificação de antecedentes do site

Você pode realizar uma verificação de antecedentes de um site pesquisando o banco de dados “WHOIS” em NetworkSolutions.com. Lá você pode descobrir quando o site foi lançado e quem é o proprietário.

Se o site é relativamente novo, pode ser uma bandeira vermelha, exigindo mais pesquisas.

Boa reputação nos sites de reclamação e nas redes sociais

Em seu mecanismo de pesquisa, digite a palavra “reclamações” ao lado do nome da empresa.

As empresas com poucas reclamações podem não ser um problema, mas se as reclamações superam em muito os comentários positivos, é uma grande bandeira vermelha.

Verificar o site Reclame Aqui, Proteste ou Consumidor.gov ​​também podem revelar um padrão de reclamações. Se a empresa não tiver um bom perfil na resolução de problemas, provavelmente você deve seguir em frente.

Falando mais especificamente sobre o Reclame Aqui, esse site é talvez o principal canal utilizado por consumidores insatisfeitos com determinada empresa. Lá eles compartilham as experiências que eles tiveram com a marca, principalmente quando não conseguem solucionar suas demandas pelos canais oficiais.

No Reclame, você consegue verificar a pontuação da empresa de empréstimo online na resolução de reclamações e a reputação dela.

Vale a pena também dar uma olhada no perfil da empresa nas redes sociais, principalmente nos comentários das publicações e nas menções. Se muitas pessoas estiverem falando mal dessa fintech de crédito ou banco nas redes, talvez não seja uma boa ideia solicitar uma linha de crédito e entregar os seus dados para essa instituição.

O que são os credores de plataforma?

Os credores de plataforma são um tipo relativamente novo de credor online e são pioneiros para os donos de empresas obterem empréstimos online.

Em vez de avaliar um negócio apenas por sua pontuação de crédito, os emprestadores de plataforma tendem a usar métodos mais inovadores, flexíveis e orientados por dados para avaliar a qualidade de crédito, como observar a atividade de mídia social da empresa e as receitas de vendas online.

Eles também exigem que os proprietários de empresas forneçam uma prova válida de que suas empresas são legítimas e merecedoras de crédito. Mesmo que uma empresa seja nova e não tenha histórico de crédito, os emprestadores de plataforma podem emitir empréstimos, mesmo quando os bancos tradicionais não.

Ao contrário dos adiantamentos em dinheiro, os emprestadores de plataforma geralmente cobram juros e taxas que são mais acessíveis, potencialmente mais do que um cartão de crédito.

Embora os encargos dependam do pedido de empréstimo e da situação financeira específica, os emprestadores de plataforma muitas vezes são capazes de preencher a lacuna para muitos donos de empresas que precisam de empréstimos, mas não conseguem encontrar um acordo adequado com base no modelo tradicional de empréstimos para pequenas empresas.

Você pode encontrar emprestadores de plataforma online, mas antes de escolher um, certifique-se de fazer sua pesquisa e pesar as várias vantagens de diferentes credores e ofertas de empréstimo.

Leia também: Quando fazer um empréstimo? 4 situações em que vale a pena

Como conseguir empréstimo online? + 5 cuidados a tomar

Além de todos esses pontos que citamos aqui, existem outros cuidados que você precisa tomar caso esteja em busca de um empréstimo online rápido e seguro.

Confira abaixo mais 5 dicas de como evitar cair em golpes ao solicitar linhas de crédito na modalidade online.

1 - Não faça sua solicitação em computadores de terceiros

Uma prática que pode comprometer a segurança da transação de empréstimo online é a realização de todo trâmite em computadores de terceiros ou em lan houses e bibliotecas.

Primeiramente, você não tem como garantir que aquela máquina possui antivírus e outros mecanismos de segurança contra softwares mal intencionados e ações fraudulentas.

Em segundo lugar, há chances de os dados ficarem armazenados no cache e em cookies do navegador. Assim, é possível que outros usuários desses computadores acessem os dados utilizados na solicitação de empréstimo.

2 - Desconfie de juros muito baixos

Em praticamente toda operação de crédito, há incidência de juros. Eles nada mais são do que uma remuneração que a empresa credora cobra por abrir mão da liquidez desse dinheiro, a qual foi transferida para a parte solicitante.

Em transações fraudulentas de empréstimo online, é comum que os golpistas ofereçam taxas de juros muito baixas ou até mesmo nulas de modo a atrair suas vítimas.

Portanto, se você se deparar com uma proposta tão convidativa, com juros bastante inferiores à média praticada pelo mercado, desconfie.

3 - Não se apresse e avalie as opções com calma

Outra medida que você pode adotar para garantir a sua segurança é avaliar com calma as diferentes propostas de empréstimos que você receber das fintechs de crédito, bancos e outras instituições financeiras.

Não feche contrato logo de primeira. Compare o Custo Efetivo Total (CET) de cada proposta e leia com bastante atenção todas as condições previstas em contrato.

Dessa forma, é possível ter a certeza que você está tomando a melhor decisão.

Veja também: O que é CET: o custo efetivo total em linhas de crédito

4 - Verifique se a empresa é autorizada pelo Banco Central

Toda empresa que presta serviços financeiros precisa estar devidamente autorizada e regulamentada pelo Banco Central do Brasil.

O Bacen é o órgão responsável por fiscalizar essas instituições financeiras e garantir que elas operam em conformidade com as normas e legislações vigentes.

Sendo assim, para certificar-se de que a fintech ou banco que oferece empréstimo online é seguro, verifique se ele possui autorização do Banco Central para prestar esse tipo de serviço.

5 - Consulte o CNPJ da empresa na Receita Federal

Para saber qual é o melhor site para empréstimo online, uma dica que não pode ficar fora do seu radar é consultar os CNPJ das empresas de crédito candidatas no site da Receita Federal.

A partir dessa consulta, é possível verificar se o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica dessas empresas permanece ativo, se ela atua de forma legítima, se existem processos judiciais em aberto e se ela está em dia com o Fisco.

Se a credora nem sequer tem CNPJ, então você já sabe, né? Nada de pegar dinheiro emprestado com ela nem fornecer os seus dados.

Leia também: API de consulta de CNPJ e CPF: por que usar na sua empresa?

Afinal, empréstimo online é seguro?

Sim!

Os donos de empresas que procuram um empréstimo online precisam fazer a devida diligência antes de fornecer qualquer informação pessoal.

A boa notícia para as pequenas empresas é que o crescimento dos empréstimos online oferece uma fonte de dinheiro quando é mais necessário e há um número de credores online legítimos e respeitáveis ​​para escolher.

A má notícia é que os credores inescrupulosos e os golpistas estão se tornando mais implacáveis ​​em seus esforços para tirar proveito dos proprietários de negócios vulneráveis ​​e sem dinheiro, que não conhecem suas opções.

Felizmente, a tecnologia financeira tornou mais fácil para os empresários avaliarem como os credores são legítimos – e para os credores determinar rapidamente a credibilidade das empresas.

Então, sim, empréstimo online é seguro. Basta fazer todo o processo com cuidado e atenção. Da pesquisa à escolha, passando pelo envio de documentos certifique-se da segurança e credibilidade do seu emprestador.

Qual é o melhor site para empréstimo online?

Como você já sabe, empréstimo online é seguro, desde que você siga todos os cuidados que explicitamos durante todo este conteúdo.

Mas, com tantas opções disponíveis no mercado, é normal que você fique na dúvida sobre qual é o melhor site para empréstimo online.

Para te ajudar a escolher, apresentamos aqui a Gyra+. Somos uma fintech especializada em oferecer empréstimo online para girar micros, pequenos e médios empreendimentos.

Aqui, a tecnologia é a nossa maior aliada. A partir de sistemas especializados e integrações, conseguimos reduzir aquela burocracia chata que torna o processo de liberação de crédito demorado.

Na Gyra+, é feita uma análise específica do seu modelo de negócio. A partir disso, conseguimos chegar a uma proposta de linha de crédito pensada sob medida para a sua empresa.

Você só precisa seguir 3 passos simples:

  1. Indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  2. Com acesso seguro e contínuo às suas contas, conseguimos avaliar a sua atividade em uma fração do tempo dos bancos tradicionais e prover o empréstimo do tamanho ideal e no momento certo;
  3. Análise realizada e, se aprovado, dinheiro em até 72h na sua conta.

Acesse nosso site, siga nossas orientações e aproveite o melhor de uma plataforma 100% segura. Venha fazer parte dos mais de 10 mil gyradores!

Gostou das nossas dicas de como saber se empréstimo online é seguro? Já teve alguma experiência com financiamento online? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.