Empréstimo empresarial online: passo a passo de como conseguir o seu!

Empréstimos 2 de Jul de 2021

O empréstimo empresarial online é uma das formas mais econômicas, rápidas e sem burocracia que um empreendedor pode encontrar para iniciar um negócio ou investir no empreendimento que já existe.

É claro que, para aproveitar todas as vantagens dessa modalidade, é fundamental estar atento e fazer um empréstimo online seguro, com uma empresa séria e que realmente vá ajudar seu negócio a crescer.

Então, se você está em busca de informações sobre como conseguir empréstimo para empresa, chegou ao lugar certo! Neste artigo, vamos apresentar:

  • como funciona o empréstimo empresarial online;
  • como conseguir empréstimo empresarial online;
  • quais são os tipos de empréstimo disponíveis atualmente;
  • o que observar antes de solicitar um empréstimo;
  • onde conseguir empréstimo empresarial online.

Se você quer saber tudo isso, fique com a gente e tenha uma ótima leitura!

Como funciona o empréstimo empresarial online?

Empréstimo online é uma modalidade de empréstimo em que a empresa credora atua no ambiente virtual. Ela empresta o capital para o solicitante, que aceita o acordo de realizar o pagamento desse valor, acrescido de juros e outras taxas, dentro do prazo determinado.

A modalidade vem crescendo como uma ótima opção para micro e pequenos empreendedores, e uma das razões para isso é a maior facilidade para conseguir o empréstimo e as taxas que costumam ser reduzidas em relação às taxas cobradas pelos bancos tradicionais.

As taxas reduzidas, geralmente, são resultado de uma operação também mais enxuta.

Essas plataformas de crédito, em muitos casos, são fintechs, ou seja, startups de serviços financeiros que utilizam sua tecnologia inovadora para oferecer melhores serviços e oportunidades para os empreendedores.

Enfim, entender quando fazer um empréstimo é o primeiro passo que qualquer empreendedor deve tomar antes de solicitar crédito. É por isso que esse será o nosso próximo tópico!

Quando fazer empréstimo empresarial?

Em geral, esse tipo de empréstimo é feito para pagar uma dívida empresarial com juros altos, aproveitar uma oportunidade de crescimento ou desenvolvimento do negócio, fazer um investimento a longo prazo ou, ainda, aumentar o capital de giro da empresa.

No entanto, é importante ficar de olho em outras questões, afinal, um empréstimo é um compromisso financeiro atrelado à empresa. Por isso, pode ser um desastre para a saúde financeira do negócio se não tiver a devida organização para cumprir com esses compromissos.

Primeiramente, a razão para fazer um empréstimo pode ser a resposta se você deve ou não fazê-lo. Por exemplo, se o objetivo, ao fazer um empréstimo empresarial, é pagar dívidas pessoais, você não deve tomar um crédito nesse molde.

Outra questão a observar é se o prazo do empréstimo é compatível com o prazo do retorno do investimento.

Por exemplo, se o empréstimo solicitado for de curto prazo, ou seja, se há pouco tempo para pagá-lo, você não deve solicitá-lo para financiar investimentos de longo prazo, pois são investimentos que vão demorar a trazer resultados financeiros para a organização.

Essa dica é importante porque permite que você pague o empréstimo, ou pelo menos parte dele, com os resultados do investimento realizado.

Por falar em retorno, muitos empreendedores esquecem de calcular esse valor, mas ele é fundamental para saber se fazer um empréstimo é uma boa ideia.

Por sinal, você precisa saber quanto sua empresa vai lucrar, quanto vai ganhar ou, ainda, quanto vai deixar de gastar se você fizer o empréstimo que está considerando.

É por isso que um bom empréstimo empresarial é feito como um investimento na empresa. Em outras palavras, isso acontece quando o capital conquistado por essa negociação vai permitir que a companhia cresça e fature mais.

É claro que empréstimos também são realizados com o objetivo de pagar outras dívidas. Isso acontece, principalmente, em momentos de crise econômica ou mesmo crise interna e de mercado.

Mesmo nesses casos, é relevante que você compreenda o quanto sua empresa estará deixando de perder ao fazer esse empréstimo e em quanto tempo vai se recuperar.

Motivos para fazer empréstimo empresarial online

Entre as melhores razões para fazer um empréstimo estão:

  • investir em estoque de produtos vencedores: de modo geral, os fornecedores oferecem descontos ao comprar um bom volume de peças no atacado. Porém, faça um bom controle de estoque e avalie o fluxo dos produtos que estão sendo estocados para não ficar com dinheiro parado em forma de mercadoria nas prateleiras;
  • melhoria de processos: melhorar processos aumenta a produtividade da empresa, o que costuma gerar melhores resultados financeiros. Logo, fazer um empréstimo para melhorar processos, tornando-os mais eficientes e permitindo que sua empresa produza mais em menos tempo, pode ser um bom investimento no futuro do negócio;
  • expansão da infraestrutura: seja em relação a tamanho físico, de conhecimento ou localidade, a expansão de infraestrutura, geralmente, tem como objetivo ampliar a capacidade produtiva e de vendas, ou expandir o mercado e os resultados financeiros;
  • investimento em marketing: indispensável para atrair e manter clientes, as ações de marketing, em especial os anúncios online, pode representar um investimento com resultados a curto e médio prazo, que são importantes para qualquer negócio.

Mas, afinal, como conseguir empréstimo empresarial online? A seguir, entregaremos algumas dicas essenciais!

Como conseguir empréstimo empresarial online?

Para conseguir empréstimo online para empresas, é essencial seguir 3 passos: encontre uma plataforma segura para realizar um cadastro, analise o custo efetivo total do empréstimo e conecte suas contas empresariais para favorecer a análise do crédito.

Vamos entender melhor como seguir cada passo?

1. Encontre uma plataforma segura e faça seu cadastro

Como dissemos acima, plataformas de empréstimo empresarial online, em geral, são seguras. E, para garantir totalmente essa segurança, você precisa saber como escolher uma plataforma de confiança.

Fraudes e roubos existem, mas apenas se você não prestar atenção em qual empresa confiar.

Por sinal, não pague nenhuma taxa de transação antes do empréstimo ser feito. Nenhuma plataforma de empréstimo de confiança irá solicitar que você faça um pagamento prévio antes de receber o dinheiro solicitado.

Já empresas com má índole podem pedir que você faça o pagamento de uma taxa antes da aprovação do seu crédito, como taxa de registro, taxa de verificação de crédito ou, ainda, adiantamento. Fuja desse tipo de empresa!

Verifique se a empresa possui endereço e telefone válidos

Mesmo plataformas de empréstimo online possuem endereços físicos e, em geral, compartilham essa informação no rodapé do site ou na página de contatos. O mesmo acontece com telefones fixos.

Para ter mais segurança, ligue para os números indicados e pesquise no Google sobre os endereços compartilhados.

Avalie os protocolos de segurança da empresa

Perceba que estamos falando de empresas que fazem movimentações financeiras e, por isso, precisam ter sistemas de segurança avançados, compatíveis com o tipo de movimentação que realizam.

Os sites de empréstimo online devem usar como protocolo de segurança:

  • criptografia de nível mais alto;
  • protocolo TLS (Transport Layer Security);
  • selo de certificado de segurança.

Verifique se a URL é “https”, não apenas “http”. O “s” significa que é um site seguro.

Aproveite também para verificar os antecedentes do site. No portal NetworkSolutions.com,  você pode realizar uma verificação de antecedentes de um site pesquisando o banco de dados “WHOIS”.

Nessa plataforma, você descobre informações como nome do proprietário e data de lançamento do site.

Use canais de reputação de marca para coletar mais informações

Verificar o site da plataforma de crédito empresarial online que você está considerando em canais de reputação vai te ajudar a identificar se alguém já sofreu algum golpe com a plataforma.

Canais como Reclame Aqui, Proteste ou Consumidor.gov ​​podem te ajudar a identificar empresas fraudulentas e fugir de golpes.

2. Analise o custo efetivo total ou CET do empréstimo

Depois da análise de reputação da empresa, seguimos para a avaliação das taxas cobradas para o empréstimo.

Muitos se concentram em avaliar apenas os juros do empréstimo empresarial. É claro que essa é uma informação importante, mas é preciso também verificar o custo efetivo total (CET).

Esse valor está presente em todas as instituições e representa a soma de custos como:

  • juros;
  • taxas;
  • encargos;
  • e outros custos financeiros que incidem sobre o valor de um empréstimo ou financiamento.

Todas as instituições são obrigadas a disponibilizar essas informações. Logo, solicite-as e compare o CET das empresas com as quais está pensando em trabalhar!

A dica principal aqui é: busque por empresas seguras, com menor CET possível.

3. Conecte suas contas empresariais para favorecer a análise do crédito

As plataformas de empréstimo empresarial online têm menos burocracia para a tomada de crédito e, como tal, são muito procuradas por empreendedores que estão em busca de empréstimo para MEI e empréstimo para autônomos, micro e pequenas empresas.

Entretanto, empresas sérias buscam por segurança, mesmo com menor burocracia e mais abertura para empreendedores menores.

Uma das formas de fazer isso é com a análise de crédito, seja por meio de documentação, análise dos seus dados bancários ou dos canais de venda em que você já atua.

A Gyra+, por exemplo, integra seu sistema com o de plataformas de venda e pagamento para negócios, como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, ContaAzul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard.

Com isso, ela é capaz de compreender sua movimentação e fazer uma análise de crédito personalizada, o que permite o oferecimento de um empréstimo mais vantajoso para você. Tudo isso com segurança, é claro!

Tipos de empréstimos para empresas

Os principais tipos de empréstimo empresarial que temos atualmente são: empréstimo para compra de equipamento, antecipação de recebíveis, empréstimos bancários e linhas de crédito online.

Empréstimos para compra de equipamento

Equipamentos são alguns dos itens mais caros de uma empresa. Por isso, esse é um dos tipos de empréstimo para abrir um negócio próprio mais procurado por novos empreendedores ou por quem deseja ampliar a produção da empresa.

Você pode buscar também por um financiamento do equipamento. Compare suas opções e faça sua escolha de acordo com os valores e CET.

Além dos equipamentos de produção, carros e outros tipos de automóveis fazem parte desse tipo de empréstimo.

Antecipação de recebíveis

Esse é um tipo de financiamento para empresas que estão com problemas momentâneos de fluxo de caixa.

É necessário ir até as empresas que fazem o serviço, como factorings, que vão comprar da sua empresa boletos, cheques e futuras parcelas que seus clientes ainda vão pagar.

Ao fazer isso, elas antecipam o valor dos futuros pagamentos à sua companhia, e quando o cliente realmente pagar, são elas quem recebem os valores devidos por eles.

Em troca, sua empresa paga uma taxa sobre o valor total à factoring para receber o valor antes da data prevista.

Empréstimos bancários

Sem dúvida, o empréstimo em instituições bancárias tradicionais, como os bancos que possuem agências físicas, é um dos mais procurados. Entretanto, é um dos que apresentam CET mais altos do mercado e mais burocracia.

Faça uma pesquisa entre os bancos para comparar taxas, juros, multas e o CET do empréstimo.

Linhas de crédito online

As linhas de crédito online permitem que você invista na área que preferir, diferente do financiamento que direciona o valor emprestado.

Como falamos ao longo do texto, o empréstimo online possui vantagens como desburocratização, facilitação do acesso ao crédito e menores taxas, além de:

  • permitir que você parcele sua dívida em parcelas fixas que podem se encaixar no fluxo de caixa a partir de um planejamento prévio;
  • ser mais rápido, já que algumas plataformas liberam o dinheiro na sua conta em até 24 horas;
  • não exigem garantias, apenas fazem uma análise prévia de crédito.

Mas, lembre-se, claro, de garantir a escolha de uma plataforma de empréstimos segura! Pensando nisso, resolvemos explicar melhor onde conseguir empréstimo empresarial online.

Onde conseguir empréstimo empresarial online?

É possível conseguir empréstimo empresarial online com fintechs de crédito, cooperativas de crédito e plataformas de empréstimos peer-to-peer. Essas instituições podem fornecer crédito online, mas as condições, a segurança e a rapidez dos processos dependem do serviço de cada uma.

Enquanto as fintechs costumam ter processos de solicitação rápidos, menos burocracia e foco na experiência do usuário, as cooperativas de crédito são formadas pela associação de pessoas ou empresas a fim de oferecer serviços financeiros aos seus associados.

Já as plataformas de empréstimos peer-to-peer funcionam conectando investidores a empresas que buscam financiamento.

Por falar nisso, já citamos acima a Gyra+ como uma opção de plataforma para empréstimo empresarial online. Somos uma fintech que oferece crédito facilitado para capital de giro, de modo rápido, seguro e digital.

Para conseguir crédito com a gente, basta:

  • preencher as informações básicas sobre seu negócio;
  • conectar sua conta com segurança à plataforma;
  • receber a resposta da análise de crédito em apenas 24 horas;
  • completar o cadastro com a documentação da sua empresa;
  • assinar eletronicamente e receber o crédito em conta.

Com isso, a Gyra+ envia boletos para pagamento mensal.

Para entender melhor como a empresa funciona, assista ao vídeo abaixo.

Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:

  • indique o valor de empréstimo, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Mercado Pago, Cielo, PagSeguro, Rede, PayPal, Bling ou Skyhub, entre outros;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em 24h na sua conta.
    Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio!

Marcadores

Rodrigo Cabernite

Sócio co-fundador e co-CEO da GYRA+, está transformando o mercado de crédito PJ e já ajudou milhares de pequenas empresas a conseguir uma linha de crédito para capital de giro.