Empréstimo empresarial online: passo a passo de como conseguir o seu?

Empréstimos 2 de Jul de 2021

O empréstimo empresarial online é uma das formas mais econômicas, rápidas e sem burocracia que um empreendedor pode encontrar para iniciar ou investir em seu negócio.

É claro que para aproveitar todas as vantagens dessa modalidade, é fundamental estar atento e fazer um empréstimo online seguro, com uma empresa séria e que realmente vá ajudar seu negócio a crescer.

Então, se você está em busca de informações sobre como conseguir empréstimo para empresa, você chegou ao lugar certo. Neste artigo vamos apresentar:

  • o que é empréstimo online,
  • como conseguir empréstimo online,
  • tipos de empréstimo,
  • o que observar antes de solicitar um empréstimo,
  • onde conseguir empréstimo online.

O que é empréstimo online?

Empréstimo online é uma modalidade de empréstimo, em que a empresa credora nasceu no ambiente virtual. Ela empresta o capital para o solicitante, que aceita o acordo de realizar o pagamento desse valor, acrescido de juros e outras taxas, dentro do prazo determinado.

A modalidade vem crescendo muito como opção para micro e pequenos empreendedores, e uma das razões para isso é a maior facilidade para conseguir o empréstimo e as taxas que, geralmente, são reduzidas em relação às taxas cobradas pelos bancos tradicionais.

As taxas reduzidas, geralmente, são resultado de uma operação também mais enxuta.

Essas plataformas de crédito, em muitos casos, são fintechs, ou seja, startups de serviços financeiros que usam tecnologia inovadora para oferecer melhores serviços e oportunidades para os empreendedores.

Quando fazer empréstimo empresarial?

Entender quando fazer um empréstimo é o primeiro passo que toda empreendedora deve tomar antes de fazer essa escolha.

Dizemos isso porque um empréstimo é um compromisso financeiro ao qual você atrela a sua empresa, e como você deve saber - é se preocupar - pode ser um desastre para a saúde financeira do negócio se você, como empreendedor - não tiver a devida organização para cumprir com esses compromissos.

A razão para fazer um empréstimo pode ser a resposta se você deve ou não fazê-lo.

Por exemplo, se o seu objetivo, ao fazer um empréstimo empresarial, é pagar dívidas pessoais, você não deve fazer um empréstimo desse molde.

Outra questão a observar é se o prazo do empréstimo é compatível com o prazo do retorno do investimento.

Por exemplo, se o empréstimo solicitado for de curto prazo, ou seja, se você tem pouco tempo para pagar o empréstimo, você não deve solicitá-lo para financiar investimentos de longo prazo, ou seja, investimentos que vão demorar a trazer resultados financeiros para a organização.

Essa dica é importante porque permite que você pague o empréstimo, pelo menos parte dele, com os resultados do investimento realizado.

Por falar em retorno, muitos empreendedores esquecem de calcular esse valor, mas ele é fundamental para saber se fazer um empréstimo é uma boa ideia.

Afinal, quanto a sua empresa vai lucrar, ou quanto ela vai ganhar, ou ainda quanto ela vai deixar de gastar, se ela fizer o empréstimo que você está considerando?

Um bom empréstimo empresarial é feito como um investimento na empresa. Ou seja, um bom empréstimo é feito quando o capital conquistado por essa negociação vai permitir que a sua empresa cresça e fature mais.

É claro que empréstimos também são realizados com o objetivo de pagar outras dívidas, isso acontece, principalmente, em momentos de crise econômica ou mesmo crise interna e de mercado.

Mesmo nesses casos, é importante que você compreenda o quanto a sua empresa estará deixando de perder ao fazer esse empréstimo e em quanto tempo vai se recuperar.

Entre as melhores razões para fazer um empréstimo estão:

  • investir em estoque de produtos vencedores, geralmente, os fornecedores oferecem desconto quando é feita a compra no atacado de um bom volume de peças. Entretanto, para isso, faça um bom controle de estoque e avalie o fluxo dos produtos que estão sendo estocados para você não ficar com dinheiro parado em forma de mercadoria, nas suas prateleiras,
  • melhoria de processos, melhorar processos aumenta a produtividade da empresa, o que, geralmente, gera melhores resultados financeiros, logo, fazer um empréstimo para melhorar processos, tornando eles mais rápidos e eficientes, e permitindo que sua empresa produza mais em menos tempo, pode ser um bom investimento no futuro do negócio, o que pode fazer valer o empréstimo feito,
  • expansão da infraestrutura: seja em relação a tamanho físico, de conhecimento ou localidade, a expansão de infraestrutura, geralmente, tem como objetivo ampliar a capacidade produtiva e de vendas da empresa, ou ainda expandir o mercado e os resultados financeiros.
  • investimento em marketing: indispensável para atrair e manter clientes, as ações de marketing, principalmente de anúncios online, pode representar um investimento com resultados a curto e médio prazo, importantes para qualquer empresa.

Como conseguir empréstimo para empresa?

Mas, afinal, como conseguir empréstimo para empresa? Algumas dicas são:

  • Encontre uma plataforma segura e faça seu cadastro
  • Analise o custo efetivo total ou CET do empréstimo
  • Conecte suas contas empresariais para ajudar na análise do crédito

#1 Encontre uma plataforma segura e faça seu cadastro

Como dissemos acima, plataformas de empréstimo empresarial online são seguras, mas, para garantir essa segurança, você precisa saber como escolher uma plataforma de confiança.

Fraudes e roubos existem, mas apenas se você não prestar atenção em qual empresa confiar.

Não pague nenhuma taxa de transação antes do empréstimo ser feito

Nenhuma plataforma de empréstimo de confiança irá solicitar que você faça um pagamento prévio antes de receber o dinheiro solicitado.

Já empresas com má índole podem solicitar que você faça o pagamento de uma taxa antes da aprovação do seu crédito como taxa de registro ou de verificação de crédito ou ainda um adiantamento. Fuja desse tipo de empresa.

Verifique se a empresa possui endereço e telefone válidos

Mesmo plataformas de empréstimo online possuem endereços físicos e, geralmente, compartilham essa informação no rodapé do site ou na página de contatos. O mesmo acontece com telefones fixos.

Para ter mais segurança, ligue para os números indicados e pesquise no Google sobre os endereços compartilhados.

Avalie os protocolos de segurança da empresa

Perceba que estamos falando de empresas que fazem movimentações financeiras e por isso precisam ter sistemas de segurança avançados, compatíveis com o tipo de movimentação que realizam.

Os sites de empréstimo online devem usar como protocolo de segurança:

  • criptografia de nível mais alto,
  • protocolo TLS (Transport Layer Security),
  • selo de certificado de segurança.

Verifique se a URL é “https”, não apenas “http”. O “s” significa que é um site seguro.

Aproveite também para verificar os antecedentes do site. No site NetworkSolutions.com você pode realizar uma verificação de antecedentes de um site pesquisando o banco de dados “WHOIS”.

Nessa plataforma você descobre informações como, nome do proprietário e data de lançamento do site.

Use canais de reputação de marca para coletar mais informações

Verificar o site da plataforma de empréstimos empresariais online que você está considerando em canais de reputação vai te ajudar a identificar se alguém já sofreu algum golpe com a plataforma.

Canais como Reclame Aqui, Proteste ou Consumidor.gov ​​podem te ajudar a identificar empresas fraudulentas e a fugir de golpes.

#2 Analise o custo efetivo total ou CET do empréstimo

Depois da análise de reputação da empresa de crédito empresarial seguimos para a avaliação das taxas cobradas para o empréstimo.

Muitas pessoas se concentram em avaliar os juros do empréstimo empresarial, é claro que essa é uma informação taxa de juros para capital de giro e outros tipos de empréstimos, é importante que você verifique o custo efetivo total do empréstimo.

Esse valor está presente em todas as instituições e representa a soma de custos como:

  • juros;
  • taxas;
  • encargos e outros custos financeiros que incidem sobre o valor de um empréstimo ou financiamento.

Todas as instituições são obrigadas a disponibilizar essas informações, por isso, solicite informações e compare o CET das empresas com as quais está pensando em trabalhar!

Busque por empresas seguras, com menor CET possível.

#3 Conecte suas contas empresariais para ajudar na análise do crédito

As plataformas de empréstimo empresarial online oferecem menos burocracia para a conquista de um empréstimo, e por isso são tão procuradas por empreendedores que estão em busca de empréstimo para MEI, empréstimo para autônomos, micro e pequenas empresas.

Entretanto, empresas sérias buscam por segurança, mesmo com menos burocracia e com mais abertura para empreendedores menores.

Uma das formas de fazer isso é por meio da análise de crédito, seja por meio de documentação, análise dos seus dados bancários ou dos canais de venda em que você já atua.

A Gyra+, por exemplo, integra seu sistema com o de plataformas de venda e pagamento para negócios como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard. Assim ela é capaz de compreender sua movimentação e fazer uma análise de crédito mais personalizada e que ofereça um empréstimo mais vantajoso para você.

Tudo isso com segurança, é claro!

Tipos de empréstimos para empresas

Antes de buscar por um empréstimo empresarial online é importante entender quais os tipos de empréstimos para empresas mais comuns. Isso te ajudará a definir melhor qual é a sua busca.

Empréstimos para compra de equipamento

Equipamentos são alguns dos itens mais caros de uma empresa e, por isso, esse é um dos tipos de empréstimo para abrir um negócio próprio mais procurados por novos empreendedores ou porque deseja ampliar a produção da empresa.

Você pode buscar também por um financiamento do equipamento. Compare suas opções e faça sua escolha de acordo com os valores  e CET.

Além dos equipamentos de produção, carros e outros tipos de automóveis também fazem parte desse tipo de empréstimo.

Antecipação de recebíveis

Esse é um tipo de financiamento para empresas que estão com problemas momentâneos de fluxo de caixa.

É necessário ir até as empresas que fazem o serviço, como factorings, que vão comprar da sua empresa, os boletos, cheques e futuras parcelas que seus clientes ainda vão pagar.

Ao fazer isso elas antecipam o valor dos futuros pagamentos à sua empresa, e quando o cliente realmente pagar, são elas quem recebem os valores devidos por eles.

Em troca sua empresa paga uma taxa à factoring, sobre o valor total, para receber o valor antes da data devida.

Empréstimos Bancários

Sem dúvida o empréstimo em instituições bancárias tradicionais, como os bancos que possuem agências físicas, são um dos mais procurados, entretanto, também um dos que apresentam CET mais altos do mercado e mais burocracia.

Faça uma pesquisa entre os bancos para comparar taxas, juros, multas e o CET do empréstimo

Linhas de crédito online

As linhas de crédito online permitem que você invista na área, ou áreas, que preferir, diferente do financiamento que direciona o valor emprestado.

Como falamos ao longo do texto possuem vantagens como desburocratização, facilitação do acesso ao crédito e menores taxas, além de:

  • permitir que você parcele sua dívida em parcelas fixas que podem se encaixar no fluxo de caixa a partir de um planejamento prévio,
  • é mais rápido, algumas plataformas liberam o dinheiro na sua conta em até 24 horas,
  • não exigem garantias, apenas fazem uma análise prévia de crédito.

Mas, lembre-se, claro, de garantir a escolha de uma plataforma de empréstimos, segura!

Onde conseguir empréstimo empresarial online?

Citamos acima a Gyra+ como uma opção de plataforma para empréstimo empresarial online. Para entender como a empresa funciona assista ao vídeo abaixo. São passos simples como:

  • Preencha informações básicas sobre o seu negócio,
  • Conecte sua conta com segurança à plataforma,
  • Receba a resposta da análise de crédito em apenas 24 horas,
  • Complete o cadastro com a documentação da sua empresa,
  • Assine eletronicamente e receba o crédito em conta,
  • A GYRA+ envia boletos para pagamento mensal.

Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre ou Mercado Pago, Cielo, PagSeguro, Rede, PayPal, Bling, Skyhub, entre outros
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em 24h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.