Conheça a importância do embedded finance para o setor financeiro

Finanças 23 de Mai de 2023

Você já reparou que, ultimamente, cada vez mais empresas estão oferecendo produtos e serviços financeiros, mesmo sem necessariamente operarem no setor? A estratégia que permite isso se chama embedded finance e tem transformado a realidade do mercado.

Segundo uma pesquisa realizada pela FIS Global em 2022, 52% dos consumidores brasileiros confiam no embedded finance de empresas que não atuam no setor financeiro. Mas, afinal, como essa tecnologia realmente funciona? Quais são as vantagens?

Neste artigo, você vai aprender o que é embedded finance, quais são as suas principais características e como esse conceito está mudando o mercado financeiro tradicional. Veja tudo isso a seguir!

O que é embedded finance?

Embedded finance, ou finanças incorporadas, é uma estratégia de integração de um serviço ou produto financeiro por uma empresa que não atua no setor. Desse modo, é possível oferecer essas soluções em conjunto com os seus outros produtos, resolvendo todas as necessidades do cliente em um só lugar.

Isso inclui: oferecimento de cartões, contas digitais, crédito, empréstimos e muito mais. Com a ajuda da tecnologia, as empresas podem oferecer esses serviços sem necessariamente serem consideradas um banco ou instituição financeira.

Por exemplo, imagine uma loja de varejo online. Além de oferecer os seus produtos, essa empresa disponibiliza o próprio cartão de crédito da loja e um sistema de pagamento personalizado para os seus clientes.

Esse é um dos resultados da transformação digital, que, com a ajuda da tecnologia, é capaz de proporcionar soluções integrativas e inovadoras para uma melhor experiência do usuário, além de se tornar um diferencial competitivo no mercado.

Com isso em mente, conheça a seguir quais são as características do embedded finance!

Principais características do embedded finance

O embedded finance tem como característica o oferecimento de produtos financeiros, sem que essa seja a área de atuação principal da empresa e sem necessariamente se transformar em uma instituição financeira.

Esses produtos podem ser linhas de crédito, empréstimos, financiamentos e até mesmo seguros.

Outra característica é a personalização do produto ofertado, já que ele surgiu de uma análise das necessidades reais dos clientes da empresa. Com isso, fica mais fácil ir direto nas dores do seu público e entregar um produto realmente eficaz.

Uma universidade particular, por exemplo, pode ver a necessidade de abrir uma linha de crédito ou financiamento para os seus alunos, se perceber que a inadimplência das mensalidades está alta.

Não acha mais fácil aceitar um empréstimo da própria empresa que você deve ao invés de envolver uma segunda instituição?

Ainda está em dúvida sobre por que usar embedded finance? E quais são as suas vantagens na prática? Descubra agora mesmo!

Por que usar embedded finance?

Esse conceito pode parecer um pouco complicado, mas é uma realidade nas empresas atualmente. Segundo um estudo realizado pela consultoria Deloitte, o embedded finance poderá gerar receita adicional de cerca de R$ 24 bilhões até 2026.

E, se você se interessou por essa proposta, confira a seguir as vantagens de implementá-la na sua empresa.

  • Menor burocracia do que um banco: é possível oferecer serviços financeiros com menos trâmites para os clientes, o que é vantajoso para ele e para a empresa.
  • Experiência do usuário mais completa: os clientes não precisam usar outro sistema para solucionar mais de um problema. Tudo fica centralizado nos processos de uma única empresa.
  • Democratização do acesso ao mercado financeiro: o maior número de serviços e produtos financeiros disponíveis no mercado populariza o acesso a contas bancárias, empréstimos, financiamentos e muito mais.
  • Soluções personalizadas: o público-alvo da empresa pode contar com soluções financeiras que se encaixam melhor na sua realidade.
  • Nova fonte de receita: essa também é uma forma de expandir o portfólio de produtos e gerar uma nova fonte de renda para a empresa.
  • Diferencial competitivo: a empresa que torna a experiência do cliente mais completa e simplificada sai na frente dos seus concorrentes.
  • Contribui para um ecossistema financeiro mais disruptivo: todas as vantagens anteriores favorecem o desenvolvimento de um cenário inovador e colaborativo para o mercado financeiro.

Aliás, você sabia que o conceito das finanças incorporadas está relacionado com a tecnologia de banking as a service? Descubra como!

Qual a relação das finanças incorporadas com o banking as a service?

O conceito de finanças incorporadas e a tecnologia banking as a service estão conectados. A propósito, banking as a service é a tecnologia que garante que o conceito de embedded finance aconteça na prática.

O banking as a service (ou banco como serviço) é uma tecnologia oferecida por uma fintech, que possibilita que essas empresas entreguem serviços e produtos financeiros personalizados, sem que, necessariamente, sejam um banco.

Portanto, para que a sua empresa usufrua de todo o conceito do embedded finance, é necessário utilizar a tecnologia de banking as a service.

Aprendeu tudo sobre embedded finance?

Resumindo, embedded finance é uma tecnologia que garante que diversas empresas ofereçam serviços e produtos financeiros sem atuar exclusivamente no setor. Isso aproxima o cliente da marca e transforma a experiência do usuário em algo mais dinâmico e facilitado.

É por isso que você aprendeu neste artigo o que é embedded finance, suas principais características e como essa tecnologia está mudando o mercado financeiro tradicional.

E, se você ainda não conhece a Gyra+, essa é uma empresa que utiliza o embedded finance para oferecer soluções financeiras, como crédito facilitado para seu negócio, de modo rápido, seguro e digital!

Por sinal, a Gyra+ é uma plataforma de capital de giro que permite que cada vez mais pequenas e médias empresas possam existir e concretizar seus sonhos, simplificando e democratizando o crédito de forma inovadora e inteligente!

Com a análise realizada e aprovada, você recebe o dinheiro em até 72h na sua conta. Venha conhecer!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.