DRE e balanço patrimonial: Saiba a importância nos negócios!

Finanças 18 de Nov de 2020

DRE e balanço patrimonial podem parecer algo muito ligado apenas à contabilidade, entretanto, na prática, eles interferem no dia a dia de todos os setores e, por isso, todos os gestores da empresa precisam conhecer ao menos um pouco sobre esses conceitos.

Em resumo DRE e balanço patrimonial são dois tipos de relatórios gerenciais financeiros que até tem similaridades entre si, mas que possuem suas características próprias.

Enquanto o DRE traz a relação de receitas e despesas da empresa, o Balanço Patrimonial busca fazer um levantamento dos passivos e ativos da empresa.

A seguir, vamos entender o que é DRE e o que é Balanço Patrimonial, bem como avaliar a importância desses dois relatórios para a organização. Continue lendo e tire suas dúvidas.

O que é Balanço Patrimonial?

Esse tipo de relatório é um dos demonstrativos contábeis obrigatórios, sendo que apenas as empresas com CNPJ na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual) estão liberadas desse tipo de demonstração contábil.

Todas as demais pessoas jurídicas precisam entregar esse tipo de demonstrativo pelo menos uma vez por ano.

Através desse relatório sua empresa deve entregar uma amostragem de todos os ativos e passivos para refletir na situação patrimonial do seu negócio.

O que são ativos?

Ativos dizem respeito a tudo que sua empresa tem a receber e que compõem o lado positivo do balanço.

Podem ser ativos desde contas a receber e itens em estoque até maquinário e galpões que forem registrados no CNPJ da empresa.

O que são passivos?

Já os passivos representam o outro lado da moeda: as obrigações financeiras da empresa.

São tudo o que a empresa precisa arcar financeiramente seja com o governo, funcionários e até empresas terceirizadas.

Dentro deste contexto entram:

  • contas a pagar,
  • obrigações trabalhistas,
  • impostos,
  • empréstimos ainda ativos,
  • até o capital investido por sócios que são valores dos quais a empresa precisa arcar mesmo que não imediatamente.

Leia também: Como montar balanço patrimonial? Veja a importância para empresa

O que é DRE?

O DRE ou Demonstrativo do Resultado do Exercício, nada mais é que um recorte de um período que, através de um documento, vai descrever todas as movimentações financeiras realizadas por aquela empresa naquele período.

Por meio do registro das despesas e receitas daquela empresa, o DRE vai mostra se a empresa teve lucro, prejuízo ou se apenas equacionou despesas e ganhos naquele recorte de tempo.

As receitas vêm de todas as vendas de produtos realizadas ou de prestações de serviços, enquanto que as despesas são representadas por todos os pagamentos que a empresa fez naquele período como:

  • impostos,
  • despesas com mercadorias,
  • salário dos funcionários,
  • serviços contratados,
  • fornecedores e mais.

Leia também: Como administrar o fluxo de caixa das empresas com 5 dicas simples

Qual a importância do DRE e Balanço Patrimonial no meu negócio?

Agora que você já entendeu o que são DRE e Balanço Patrimonial é preciso entender a relevância e importância desses dois relatórios dentro da sua empresa.

Além das exigências legais de se apresentar esse tipo de demonstrativo existem outros pontos que revelam a importância de se fazer esse tipo de levantamento.

Muito mais do que cumprir com exigências legais (o que é fundamental) DRE e Balanço Patrimonial te trazem informações que são muito úteis para observar os rumos que sua empresa está tomando e planejar estratégias que possam aumentar os lucros dela.

Pense bem, tanto DRE quanto Balanço Patrimonial apresentam para você tudo aquilo que sua empresa gasta e tudo que ela arrecada.

Por meio desses documentos você poderá observar onde sua empresa está gastando demais sem necessidade e onde é possível aprimorar o investimento para se obter um resultado mais satisfatório.

Além disso, esses demonstrativos são indicativos muito importantes e que podem decidir os rumos da empresa.

Ao identificar que sua empresa tem mais saídas que entradas, ou mais dívidas que bens, talvez seja necessário realizar um gerenciamento financeiro voltado para o controle de gastos.

Essa é uma forma de recuperar o saldo positivo e pensar formas de captar recursos financeiros para a empresa, bem como aumentar o capital dela da organização.

Por outro lado, um balanço positivo também pode significar que é um momento interessante para se investir no produto ou serviço que está em alta e com isso aumentar os lucros da empresa.

Esse tipo de percepção pode ser obtida através dos indicadores financeiros como:

Através desses indicadores é possível mensurar e elaborar estratégias para explorar os pontos fortes do seu negócio e resolver os pontos falhos dele.

Além disso é possível demonstrar para acionistas ativos ou em potencial o real valor do seu negócio.

Conseguiu entender melhor o que é DRE e Balanço Patrimonial e a sua importância dentro da sua empresa? Sabemos que gerenciar um negócio e conseguir equilibrar despesas e receitas não é tarefa fácil.

Muitas vezes é necessário aporte financeiro para tocar novos projetos e injetar um novo ânimo para sua marca, por isso, indicamos a leitura do artigo, Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa”.

A GYRA+ tem planos de empréstimos ideais para o seu negócio digital. Aqui você consegue o aporte financeiro necessário para alavancar seu negócio. Você faz a solicitação do valor desejado e recebe capital de giro em até 24 HORAS, sem burocracias, sem garantias e com as melhores taxas do mercado.

Solicite uma proposta em nosso site e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.