Qual a diferença entre lucro e faturamento? Entenda!

Finanças 23 de Jul de 2021

De forma direta, a diferença entre lucro e faturamento é que o lucro é o dinheiro que sobra no caixa depois que todas as despesas (fixas e variáveis) são quitadas. Já o faturamento é todo dinheiro recebido pela empresa, sem debitar nenhuma das contas.

Acompanhar a movimentação financeira do seu negócio vai muito além de manter as contas em dia. Saber o que entra, o que sai e quanto fica no caixa também permite aumentar os ganhos.

Independentemente do tamanho da empresa e do tempo que você está no mercado, organizar o gerenciamento financeiro só traz benefícios.

Um estudo do Sebrae analisou os cinco primeiros anos de vida das empresas e o principal motivo para o fechamento do negócio é a falta de capital ou lucro.

Então, se você vai começar seu e-commerce ou outro modelo de negócio digital ou não, continue lendo e entenda a diferença entre lucro e faturamento.

Entendendo a diferença entre lucro e faturamento

A diferença entre lucro e faturamento não tem nada de complexo.

O faturamento é todo o dinheiro que a empresa recebe com as suas operações. Também pode ser referido como receita.

Tem uma loja virtual? O montante de dinheiro recebido no fim do mês das vendas efetuadas, por exemplo, corresponde ao seu faturamento.

E o que é lucro? Lucro é o dinheiro que sobra no caixa depois de quitar as despesas fixas e variáveis do negócio, ou seja, o que sobra no caixa.

Esse dinheiro que “sobra” tem um papel estratégico para o seu negócio porque ele pode ser o capital de giro, investido uma parte para rendimento ou para fazer uma compra em mercadoria, etc.

Dependendo do seu tipo de negócio, o balanço financeiro pode ser diário, semanal ou mensal.

Isso permite analisar com mais atenção o que sai do caixa, se as despesas são realmente necessárias e se existe algo que pode ser cortado.

Com a pandemia do coronavírus, as vendas em tempos de crise obrigaram as empresas a se adaptarem a um cenário escasso.

Manter um negócio aberto na economia atual é um desafio e o faturamento x lucro são cálculos necessários.

No vídeo abaixo, você pode conferir mais detalhes sobre a diferença entre lucro e faturamento e como encontrar um equilíbrio para essas contas:

O que é lucro bruto e líquido?

Entender a diferença entre lucro e faturamento  foi fácil, não é?

Agora vamos nos aprofundar nos conceitos de lucro bruto e líquido, pois o que você faz com o dinheiro na conta da empresa é o que mantém seu negócio ativo.

O lucro bruto é obtido pela subtração do faturamento menos as despesas variáveis, ou seja, gastos que não acontecem todos os meses.

Dessa forma, de mês para mês o lucro bruto pode variar. Suponhamos que em um mês você vende o dobro da sua média normal. Então, as despesas de frete neste mês vão ser maiores, gerando uma despesa variável maior.

Já na conta do lucro líquido entra na subtração as despesas variáveis, as despesas fixas e os impostos.

Então, aluguel, internet, conta de luz, IPTU são despesas fixas, além dos impostos que também incidem mês a mês, de acordo com seu regime tributário.

Acompanhe pelo menos mês a mês o balanço financeiro para detectar se as variações de despesas podem diminuir, se estão entrando gastos supérfluos, etc.

Leia também: O que é fluxo de caixa + 4 dicas para gerenciar seu dinheiro.

Como calcular faturamento mensal de uma empresa

Na hora de calcular o faturamento mensal de uma empresa também é possível separá-lo em faturamento bruto e líquido.

O faturamento bruto é simples: basta multiplicar a quantidade de produtos vendidos pelo preço.

Se você vender mais de um tipo de produto, faça essa conta para cada categoria e depois some os valores obtidos.

Com esse cálculo, você vai saber tudo que entrou no caixa da empresa em um determinado mês.

O faturamento líquido, por sua vez, considera alguns descontos padrão sobre as vendas e impostos.

Isso porque toda operação comercial é taxada pelo governo que faz as devidas cobranças, então, a empresa não recebe exatamente o valor integral do produto.

Na hora de calcular o faturamento líquido mensal pegue o valor do faturamento bruto e subtraia pelo total de descontos e impostos sobre as vendas.

O faturamento líquido é um indicador de e-commerce importante, pois fornece uma visão mais realista do dinheiro que entrou e ficou no caixa da empresa. #ficaadica

Dicas para aumentar lucro e faturamento da empresa

Agora que você entende tudo sobre a diferença entre lucro e faturamento, é hora de aprender como movimentar esses número a seu favor.

Manter uma gestão financeira bem feita é um passo essencial. Afinal, como saber se você precisa melhorar sem os números exatos para analisar?

Entendendo suas possibilidades de investimento, você pode pesquisar novas marcas do mercado que vão valorizar o portfólio do seu e-commerce.

Para orientar melhor seu investimento, faça pesquisas com os clientes sobre quais novidades eles gostariam de ver na sua loja.

Outro forma de aumentar o faturamento é melhorando a logística de entrega para uma modalidade mais rápida.

Fazer e-mail marketing com ofertas personalizadas para os clientes também funciona para aumentar o lucro.

Você também pode apostar em sugestões de produtos durante o checkout do pedido, onde o cliente pode adicionar produtos relacionados, sem precisar voltar a navegar no site.

Caprichar no marketing seja investindo em uma agência para criar o conteúdo ou fazendo mais anúncios pagos nas redes sociais vai ajudar a melhorar a visibilidade do seu negócio.

Entendeu a diferença entre lucro e faturamento?

A diferença entre lucro e faturamento não é apenas um conceito financeiro. É também uma noção estratégica do desempenho do seu negócio.

Gerenciar esses valores, é o que faz a diferença para a longevidade da sua empresa e evita que você encerre precocemente seu trabalho.

Quer investir em melhorias para sua empresa, sem fazer contas astronômicas?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.