Entenda a diferença entre empréstimo e financiamento

Finanças 10 de Nov de 2020

É comum entre os empreendedores que precisam de suporte financeiro não saber exatamente qual é a diferença entre empréstimo e financiamento. Afinal, qual a melhor opção?

Essas duas modalidades de crédito são opções para conseguir capital e investir no negócio, porém cada uma possui padrões e pré-requisitos diferentes.

Todo negócio pode precisar de apoio financeiro em determinado momento do ciclo de negócio seja para crescer, começar uma nova operação ou comprar um recurso novo.

Para fazer esse compromisso de forma clara e acertada, explicamos neste post a diferença entre empréstimo e financiamento e tudo que você precisa saber de cada modalidade.

Tudo sobre a diferença entre empréstimo e financiamento

Para explicarmos a diferença entre empréstimo e financiamento, vamos separar a descrição dos dois conceitos e as especificidades de cada um. Continue lendo e confira!

O que é empréstimo?

O empréstimo é uma modalidade de crédito que pode ser solicitada quando uma pessoa ou empresa precisa de capital para fazer algum tipo de investimento.

Aqui vamos focar no tipo de empréstimo empresarial, pois deixa claro um aspecto importante da diferença entre empréstimo e financiamento.

No empréstimo, o empreendedor pode solicitar uma quantidade X e aplicar da forma que quiser. Não é preciso apresentar um objetivo na hora da solicitação para ser aprovado.

Porém, é importante não sair pedindo inúmeros empréstimos já que a chance de se endividar nesses casos é maior.

Então tenha um objetivo para o dinheiro solicitado no empréstimo, mas ele não precisa ser um argumento quando negociar com a instituição financeira.

Quando solicitar um empréstimo?

Um estudo americano apontou que 82% das pequenas empresas que faliram no país citaram problemas de fluxo de caixa como um fator decisivo para esse resultado.

Dessa forma, a necessidade de um empréstimo pode surgir em diversos momentos para uma empresa:

  • para investir na compra de estoque;
  • para pagar um empréstimo anterior de juros altos ou outros tipos de dívida;
  • para comprar um novo equipamento;
  • para começar uma nova operação,
  • para investir em uma nova tecnologia, entre outros.

Pelos exemplos acima podemos ver que um empréstimo pode tirar uma empresa de um cenário desfavorável de dívida ou dar suporte para uma melhoria que vai destacá-la no mercado.

Por isso, avaliar internamente a situação financeira da empresa para ter certeza de que seu negócio é saudável e rentável é fundamental.

Complete sua leitura com o post: Quando fazer um empréstimo: 4 motivos em que o crédito é a opção certa.

Taxas e juros cobrados

Todas as instituições financeiras que realizam operações de empréstimo cobram taxas e aplicam juros nas negociações. Esses valores extras custeiam o trabalho dessas empresas.

Mesmo sendo um valor justo, eles elevam o valor final a ser devolvido. Por isso, é extremamente importante verificar o custo efetivo total (CET) das propostas de empréstimo.

O CET compreende o valor empréstimo + juros + taxas de operação + outros encargos cobradas pela instituições financeiras.

Esse valor final deve ser avaliado atentamente para que você assuma um compromisso cabe no bolso da sua empresa.

DICA: por determinação do Conselho Monetário Nacional é obrigatório a apresentação do CET nas propostas e contratos de empréstimo. Cobre, pois é importante saber o que você está pagando e identificar taxas indevidas.

Prazo de pagamento e inadimplência

Via de regra, quanto mais tempo você levar para pagar um empréstimo maior será o valor final já que a taxa de juros vai incidir em mais parcelas. Por isso, o recomendado é negociar um período de pagamento o mais breve possível.

As instituições não querem correr o risco de levar prejuízos, por isso oferecem melhores condições para as empresas que conseguem retornar rápido o valor emprestado.

Porém, é possível negociar para não tomar atitudes ruins para o negócio e comprometer a empresa.

Em casos de inadimplência, juros extras e multas por atraso vão incidir nos valores a serem pagos e o pagamento pode virar uma bola de neve.

Por isso, fique atento a esses valores no contrato e evite ao máximo atrasar o pagamento das parcelas.

O que é financiamento?

O financiamento é outra modalidade de crédito disponível para empresas, porém a diferença entre empréstimo e financiamento é que para conseguir um financiamento a empresa precisa:

  • passar por uma análise de crédito
  • mostrar para que o dinheiro será usado.

Ou seja, para se encaixar nessa modalidade o propósito do investimento precisa estar bem claro. Outro ponto importante é que o bem adquirido com o valor financiado só passa a ser da empresa após a quitação do financiamento.

Enquanto isso, o bem é de propriedade da empresa credora, o que é determinado em contrato.

Quando optar pelo financiamento?

Geralmente, as empresas optam pelo financiamento para comprar um bem de alto valor. No caso de empresas, um maquinário importante para a produção, um veículo para otimizar as entregas, etc.

Por isso, é importante se planejar e ter as finanças da empresa em ordem, pois a sua credibilidade financeira é essencial para a aprovação em um financiamento.

A análise nesses casos é bastante criteriosa para que tanto o solicitante quanto o credor fecham um negócio vantajoso.

Taxas e juros cobrados

Neste ponto existe uma diferença entre empréstimo e financiamento que são as taxas e juros mais “amigáveis”.

Isso acontece porque como a instituição credora tem certeza de que não vai ter prejuízos em casos de atrasos nas parcelas, os juros costumam ser menores.

Porém, isso não elimina a necessidade de pesquisar já que cada empresa tem sua política de juros e negociação.

Prazo de pagamento e inadimplência

O prazo de pagamento dos financiamentos geralmente são maiores, já que os bens adquiridos são de um valor mais elevado.

Essa vantagem deve ser bem aproveitada para se organizar e manter as parcelas em dia, pois é importante para evitar uma consequência desagradável: a retomada do bem pela empresa credora.

Sim, quando o cliente atrasa três parcelas ou mais do pagamento, a instituição financeira pode reivindicar o bem.

Entendeu a diferença entre empréstimo e financiamento?

Agora que você sabe a diferença entre empréstimo e financiamento pode usar cada modalidade de crédito no momento adequado para aproveitar as vantagens de cada um.

Sua empresa precisa de capital de forma segura e rápida? Saiba que a GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Solicite uma proposta e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.