15 dicas para a Black Friday: aumente suas vendas

E-commerce 10 de Nov de 2018

Sempre que o fim do ano se aproxima é impossível não lembrar do maior evento de compras desta época. Sim, estamos falando da Black Friday! E se você tem uma loja virtual, dicas para a Black Friday são sempre bem-vindas para aproveitar todo o potencial da data, não é mesmo? Afinal quem não quer vender mais?

A Black Friday já é parte da cultura mundial, indo além das fronteiras dos EUA, onde surgiu como um grande evento após o Dia de Ação de Graças, um tradicional feriado americano.

Segundo o relatório Black Friday 2020 produzido pela Compre & Confie e pela ClearSale no Brasil, entre o período da Black Friday e Cyber Monday, foram gastos R$ 7,72 bilhões. Um crescimento de 27,7% em relação a 2019.

Se o seu negócio está na área de varejo e e-commerce, provavelmente esses números realmente o entusiasmaram.

Então, a seguir damos algumas dicas para a Black Friday que serão valiosas para aproveitar a vontade de compra do cliente e oferecer-lhe o melhor atendimento.

Dicas para a Black Friday: como se preparar para vender mais

Além do faturamento maior, a última edição da Black Friday também teve um crescimento no número de pedidos. Foram 7,6 milhões, o que representou um salto de 24,7% comparado a 2019.

O ticket médio também cresceu 5,1%, alcançando a média de R$ 668,70.

Esses números reforçam o quanto as compras eletrônicas são um hábito cada vez mais comum para os brasileiros.

Por isso, o seu negócio deve se preparar para Black Friday e aproveitar o potencial do mercado.

Para te ajudar, separamos 15 dicas para a Black Friday para aproveitar ao máximo a intenção dos clientes de comprar.

1. Avalie o desempenho dos anos anteriores

Não teria dica para Black Friday melhor do que essa para abrir nossa lista: aprenda com os erros cometidos no passado e não os repita JAMAIS!

No vídeo abaixo, a educadora Diana Laufenberg ensina três coisas surpreendentes que aprendeu a partir de erros.

Para fazer melhor neste ano, revise as ações dos anos anteriores para relembrar o que deu certo e o que deu errado/não saiu como o esperado.

Use ferramentas como Google Analytics e relatórios das redes sociais para avaliar o desempenho do seu e-commerce no período da Black Friday e se planejar.

Alguns detalhes importantes que não podem faltar são:

  • preparar melhor o seu estoque;
  • saber quais produtos são mais procurados;
  • quais foram os mais vendidos;
  • o comportamento do cliente e muito mais.

Saiba o que mais vende no Mercado Livre e analise oportunidades de vendas para a Black Friday entre os produtos mais buscados.

2. Crie ações exclusivas para seu nicho

Todas as lojas virtuais vão aproveitar a Black Friday para oferecer as melhores promoções do ano. Se você quiser se destacar dos concorrentes, crie ações exclusivas para o seu nicho de vendas online.

Tente pensar fora da caixa e oferecer promoções que você normalmente não faria. Por exemplo, dois dias de frete grátis em todos os itens.

Fique atento para que a divulgação detalhe claramente a vantagem que você vai oferecer, bem como os itens específicos que estão inclusos na ação.

Além disso, coloque suas promoções onde os compradores podem encontrá-las facilmente, como uma mensagem pop-up no site, nas redes sociais ou um banner na página principal.

Leia também: Como funciona o frete grátis no Mercado Livre: novas regras.

3. Use o poder das mídias sociais

Outra dica para Black Friday é criar conteúdo atraente e personalizado nas mídias sociais para aumentar o alcance das ações.

Aproveite os diferentes formatos de conteúdo para obter mais engajamento como:

  • imagens;
  • vídeos;
  • carrossel de imagens;
  • GIFs;
  • stories;
  • Reels, entre outros.

Uma maneira de obter um alcance mais orgânico é incentivando o compartilhamento. Crie um conteúdo do tipo “utilidade pública” como um uso inovador do seu produto, como usar o produto corretamente, X formas de aumentar a vida útil do produto, etc.

Se você já anuncia no Facebook, considere aumentar um pouco seu orçamento de publicidade para competir e chamar a atenção nesse período.

Leia também: Marketing de conteúdo para e-commerce: saiba como começar!

4. Use um widget para fazer uma contagem regressiva no site

As pessoas não esperam pouco das empresas na Black Friday. Um jeito simples e divertido de valorizar o seu marketing e criar expectativa é instalando um widget de contagem regressiva.

Não rolou instalar esse recurso? Outra dica para a Black Friday é criar uma campanha de e-mail marketing com uma série de e-mails que trazem a contagem e ainda trazer ofertas exclusivas de compras.

Também dá para replicar esse formato nas redes sociais da sua loja virtual e aproveitar o alcance de cada canal.

5. Aposte nas técnicas de SEO

Certifique-se de que seu site está otimizado em relação às técnicas de SEO. O SEO é importante porque ajuda a melhorar a visibilidade e classificação de páginas de produto no Google.

Algumas coisas simples que você pode verificar no seu site são:

  • título dos produtos;
  • meta título e meta descrições;
  • páginas de erro 404;
  • URLs.

Outra dica para Black Friday é usar as palavras-chave mais relevantes no conteúdo do site como um todo (título, descrição do produto, categorias, etc.).

Tenha em mente que o SEO é um processo de longo prazo contínuo, então quanto mais cedo você começar, melhor!

Quer aprender como fazer essa otimização? Leia também o artigo: ‘SEO no e-commerce: como lojas online podem gerar mais tráfego’.

6. Tenha um site responsivo

Pesquisas apontam que os usuários gastam 51% do seu tempo na internet em dispositivos móveis, contra 42% em computadores.

Isso significa que a maioria das informações que você está divulgando é visualizada no celular. É por isso que é tão importante ter um layout site responsivo, ou seja, adaptado para dispositivos móveis.

Esse recurso simples garante uma experiência de navegação mais fácil e o cliente pode comprar visualizando cada etapa do pedido corretamente.

Hoje, as melhores plataformas de e-commerce e os grandes marketplaces do mercado como Mercado Livre, Americanas, Submarino, dentre outras, já oferecem essa estrutura.

O segredo é aproveitar as técnicas de SEO do item #5 para otimizar suas páginas de produtos.

Leia também: 9 dicas para divulgar um produto na internet com sucesso.

7. Aumente o prazo da Black Friday

Já faz algum tempo desde que a Black Friday parou de acontecer apenas na última sexta-feira de Novembro.

Prova disso é a Cyber ​​Monday, mais um dia de promoções, mas focada em dispositivos eletrônicos como smartphones e videogames.

Então, não se concentre em apenas um dia. Ao invés de estar apenas em uma sexta-feira, sua Black Friday pode acontecer de uma sexta a outra. Planeje e execute!

8. Ofereça serviços extras e use como vantagem

A principal razão pela qual a Black Friday causa tanto frisson são os descontos oferecidos.

Mas quem tem um e-commerce menor, nem sempre consegue competir com os descontos oferecidos pelos grandes varejistas.

Para contornar essa desvantagem, uma dica para Black Friday é oferecer serviços extras relacionados à venda, como tempo de entrega mais curto ou embalagem de presente gratuita, por exemplo.

9. Crie descontos em compras futuras

Essa é uma dica para Black Friday mais estratégica e útil para retenção de clientes do que dar descontos maiores que outras lojas.

Ofereça um cupom de desconto para que o comprador que chegou na Black Friday para aumentar seu ticket médio de compras.

Ou seja, mesmo com a queda nas vendas após o período de pico das promoções, você ainda pode ter um nível de vendas mais alto do que antes das promoções. E pode oferecer esses descontos para o momento seguinte de compras: o Natal.

Leia também >>> Como vender mais no Natal: 12 coisas que você deve fazer.

10. Comece a divulgação com antecedência

Não espere mais, comece a anunciar e promover suas ofertas o quanto antes. Quanto mais cedo seus clientes ficarem por dentro das promoções que virão, mais preparados estarão para fazer compras.

Estabeleça objetivos e trace um plano de marketing para e-commerce. Se está anunciando em mídias sociais, crie um cronograma de conteúdo e agende suas postagens com antecedência.

Também é muito útil incluir um calendário promocional em sua agenda de conteúdo para que você saiba exatamente quando divulgar itens específicos. Se você usar o e-mail, comece a enviá-los também.

Não tenha medo de enviar mensagens aos seus compradores porque esse é um dos principais momentos do ano em que eles têm mais chances de fazer compras e querem saber tudo sobre promoções e vendas.

11. Use o Whatsapp Business para vender

Outra dica para Black Friday é preparar o atendimento online e para ganhar agilidade, use o WhatsApp Business.

Diferente do aplicativo regular, a versão Business tem funções específicas que ajudam nas vendas online como:

  • criação de perfil comercial;
  • configuração de respostas rápidas;
  • organização de conversas com etiquetas;
  • programação de mensagem automática;
  • criação de catálogo de produtos.

Mesmo tendo um site, o WhatsApp Business é útil, pois o cliente pode entrar em contato e receber a resposta que precisa quase em tempo real e continuar comprando.

Leia mais sobre a ferramenta nos artigos abaixo:

- Vendas por WhatsApp: como aplicativo de mensagem pode alavancar seu negócio?

- Como criar um bot no WhatsApp para sua empresa: passo a passo.

12. Cuidado com o famoso “preço por inbox”

A Black Friday é um período de concorrência acirrada e ganha quem tiver os processos de vendas mais rápidos.

Por isso, quando alguém pergunta algo em algum dos canais de marketing e recebe como resposta “preço por inbox”, o desânimo de comprar é quase instantâneo.

Sem contar que limitar o acesso ao preço vai contra o Código de Defesa do Consumidor. Então, não tenha medo de informar o seu preço abertamente.

Isso agiliza a decisão de compra do consumidor, filtra os clientes e amplia o engajamento. Aproveite para responder e enfatizar as vantagens, por exemplo, “Olá, fulano. O valor é R$ X e temos frete grátis na primeira compra. Aproveite!”.

13. Inclua o Pix no e-commerce

O Pix é uma nova modalidade de pagamento instantâneo que foi lançada oficialmente em outubro de 2020.

Hoje, essa opção pode ser incluída como opção de meio de pagamento para facilitar e agilizar o andamento da compra.

Como o Pix é um pagamento que é recebido na hora que é feito, sem prazo de espera para compensação, o cliente consegue ter uma experiência melhor.

Saiba mais como incluir essa função no artigo: [GUIA] Pix no e-commerce: como funciona, taxas e benefícios.

14. Aprenda como usar o Tik Tok

O TikTok é um aplicativo de vídeo rápidos e ágeis que podem ser muito úteis para vender e é uma dica para aproveitar na Black Friday.

Se o seu público-alvo está entre 16 e 24 anos, aproveite porque essa faixa etária corresponde a 40% do público da rede social.

Para chamar a atenção, capriche na edição e use hashtags para categorizar suas postagens. Os vídeos ainda podem ser salvos e replicados no Instagram. #ficaadica

Conheça melhor sobre o aplicativo e como utilizá-lo nos artigos abaixo:

- Como usar o Tik Tok para vendas? 5 dicas para e-commerce! 📱

- Como anunciar no Tik Tok? Conheça o sistema de Ads da rede.

15. Teste tudo

Depois de concluir todas essas etapas acima, visite seu site como se fosse um comprador e verifique se tudo está funcionando como deveria, incluindo os processos de check out.

A última coisa que você quer é que ocorra uma crise ou mau funcionamento durante a Black Friday, não é mesmo.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para a Black Friday e consiga aplicá-las para vender mais e enfrentar a concorrência.

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