Dicas para anunciar no Mercado Livre | Guia do vendedor

Mercado Livre 28 de Set de 2019

Se você tem uma loja virtual no marketplace está sempre em busca de novas dicas para anunciar no Mercado Livre, não é mesmo? Afinal, concorrência é o que não falta no mercado online atual.

E para vender bem no Mercado Livre é muito importante aprender técnicas que podem melhorar seus anúncios e atrair os consumidores para suas páginas de produto.

Já demos algumas dicas aqui no blog de como ficar na primeira página do Mercado Livre — vale a pena completar sua leitura depois com este post também. 

Neste artigo vamos focar em dicas para anunciar no Mercado Livre mais avançadas com estratégias curingas para aprender e impulsionar sua empresa na internet. Vamos lá!

Dicas para anunciar no Mercado Livre e vender mais

1 – Use técnicas de SEO 

O SEO para Mercado Livre é uma estratégia muito eficiente e orgânica (não paga) de dar mais visibilidade aos seus anúncios.

As técnicas de Search Engine Optimization ou, em bom português, otimização para mecanismo de busca servem para posicioná-lo melhor nos resultados quando alguém faz a busca por um produto. 

A estratégia é baseada em palavras-chave, ou seja, nos termos que as pessoas digitam para encontrar um determinado produto. 

Com uma pesquisa em sites como o Google Trends, Ubersuggest ou Answer the Public você pode elencar as palavras-chaves mais usadas relacionadas às categorias de produto que você vende. 

Depois, você vai usar essa seleção de palavras-chave nos seus anúncios colocando-as no título, características e na descrição do produto.

Assim, quando o usuário digitar na busca esses termos, aumenta a chances deles encontrarem as páginas do seus produtos.

Essa é uma das dicas para anunciar no Mercado Livre que você pode aplicar no momento em que aprender para gerar mais tráfego e vendas, claro.

2 – Preencha as informações técnicas com atenção

Essa pode parecer uma daquelas dicas para anunciar no Mercado Livre óbvias, mas são nesses detalhes simples que você pode se destacar.

A ficha técnica dos produtos é muito importante, pois são informações relevantes para o usuário. Principalmente quando se trata de equipamentos eletrônicos que possuem ticket médio alto.

Ninguém compra um produto sobre o qual não tem todas as informações. Para melhorar o seu posicionamento ao anunciar no Mercado Livre, dedique atenção especial a ficha técnica.

Especifique tudo o que é relevante como: marca, cor, modelo, capacidade de memória, peso, tamanho, acessórios inclusos, garantia, etc.

Muitos usuários usam filtros relacionados às características técnicas para refinar as buscas. Então capriche para se destacar!

3- Encaixe os produtos na categoria certa

Sabia que o Mercado Livre possui mais de 2.800 categorias de produto? É muita variedade!

As categorias também são outro filtro muito usado por quem pesquisa para refinar os resultados de busca e aumentar a chance de encontrarem o que deseja.

Então a dica para anunciar no Mercado Livre aqui é selecionar precisamente a categoria em que seus produtos se encaixam.

Principalmente se você vende em mais de um nicho de mercado, organizar os produtos na categoria correta será muito útil e vai aumentar a chance do seu produto ser encontrado. 

Por exemplo, se você vende edredons é importante especificar nos anúncios o tamanho: solteiro, casal, para camas queen ou king size.

4 – Faça uma seleção de fotos estratégica

Que é fundamental ter fotos com boa qualidade dos produtos você já sabe. Mas outra das dicas para anunciar no Mercado Livre que vai te destacar é a composição das fotos dos produtos

Vamos continuar no exemplo dos edredons. Você tem modelos variados, excelente qualidade, super confortáveis e bonitos. Agora pense: como divulgar essas características?

Só a foto do produto na embalagem serve? Não, você pode (e deve!) ir além! Use fotos que mostram o edredom esticado na cama, em um quarto bem pintado, com um criado mudo ao lado e uma luminária. Ou alguém dormindo confortável coberta por um edredom.

Percebeu? As fotos transmitem emoções e emoções são excelentes gatilhos para venda. Afinal, é justamente essa beleza e conforto das imagens que descrevem o que as pessoas desejam. Não é “só” um edredom. 

5 – Invista em mídia paga

Todas as dicas para anunciar no Mercado Livre acima podem ganhar um upgrade com anúncios de publicidade paga. Tanto dentro quanto fora do Mercado Livre.

Se você cumprir os passos acima já terá suas páginas de produtos otimizadas, o que é fundamental para gerar tráfego e vendas.

Como opção externa, é possível usar o Google Adwords e criar campanhas de links patrocinados no Google. 

O Facebook e o Instagram são outros dois canais excelentes para divulgar produtos e você faz tudo pelo Facebook Ads

Já dentro do Mercado Livre, existem tipos de anúncios para investir também como: 

  • Product Ads: são anúncios pagos para que um produto apareça em área estratégicas do Mercado Livre como: lista de produtos, recomendações, página principal de categorias, produtos no final da página e mais;
  • Anúncios Display: são anúncios em formato de banners e dão destaque para o produto do anunciante na página inicial do Mercado Livre na seção “Imperdíveis”. 

O último item da nossa lista de dicas para anunciar no Mercado Livre vai integrar ações offline também. Confira!

6 – Tenha uma estratégia de marketing completa

A experiência do cliente não termina na aprovação da compra no sistema. Ela se estende até o momento que o cliente abre o pacote e vê o produto em casa.

Por isso, além de seguir as dicas para anunciar no Mercado Livre que indicamos, pense também na experiência física do cliente com o produto que ele comprou. 

Você vende itens que as pessoas costumam dar de presente? Ofereça embalagens para presente a um custo amigável e impressione o cliente com uma embalagem bem feita.

Se você vende roupas, utilize uma essência com fragrância leve e agradável e borrife na embalagem.  

Abrir a caixa é o momento auge da compra de um produto. Por isso, pense nessa experiência, pois ela pode se tornar algo marcante para seus clientes. E com certeza eles voltarão para comprar mais.

Gostou das dicas para anunciar no Mercado Livre e quer investir?

Para colocar em prática a maioria das dicas para anunciar no Mercado Livre que falamos neste artigo você terá custo zero. 

Mas com sorte, você vai precisar renovar seu estoque ou de um orçamento extra para investir em publicidade paga. 

Consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.