Declaração de conteúdo: o que é e como preencher?

E-commerce 3 de Ago de 2021

A declaração de conteúdo é um documento exigido por lei que, como o próprio nome diz, específica o que, a quantidade, o peso e o valor do que está dentro da embalagem de uma encomenda enviada via transportadora ou Correios.

Para quem trabalha com vendas online, é essencial conhecer a declaração de conteúdo, para que ela serve e como preencher esse documento.

Como parte da logística para e-commerce, a declaração é um protocolo importante para a fiscalização das mercadorias.

Então, para não ter problemas com atraso na entrega dos pedidos e deixar seus clientes esperando, continue lendo e entenda tudo sobre declaração de conteúdo.

O que é declaração de conteúdo?

A declaração de conteúdo é um documento que deve ser preenchido na hora de enviar uma mercadoria, seja por transportadora ou pelos Correios, que informa qual o conteúdo da caixa, além de dados do remetente e do destinatário da encomenda.

É importante destacar aqui que a declaração de conteúdo também é exigida de pessoas comuns que vão enviar uma caixa com um item para outra pessoa. Como se trata de pessoa física, não existe nota fiscal.

Mas para empresas, a declaração de conteúdo precisa ser enviada junto com a nota fiscal, afinal, nesse caso, se trata de uma transação comercial e que tem uma fiscalização.

Quando o pedido vai seguir via Correios, a declaração e a nota fiscal devem ser anexadas na parte externa da embalagem. Geralmente, protegidas por um plástico.

Já nas transportadoras, a declaração vem no formato de etiqueta padrão e é colada do lado de fora também. A nota fiscal segue na parte de dentro, junto com o produto.

Declaração de conteúdo dos Correios: como preencher?

O passo a passo para preencher a declaração de conteúdo dos Correios é muito fácil e prático. Saiba o que você deve fazer:

1. Preencha os dados do remetente

O primeiro campo da ficha de declaração de conteúdo dos Correios é os dados do remetente, ou seja, de quem está enviando o produto. No caso, os dados da sua empresa.

Você vai precisar informar:

  • nome;
  • endereço;
  • cidade e estado;
  • CEP;
  • CNPJ ou CPF.

Essas informações são muito importantes na logística reversa para e-commerce, caso o processo seja feito pelos Correios, pois agiliza a devolução dos produtos pelo cliente.

2. Informe os dados do destinatário

No campo seguinte da declaração de conteúdo informe os dados do destinatário, ou seja, do cliente que vai receber a mercadoria.

Os dados necessários são os mesmos listados acima, então certifique-se de pedir todas essas informações no fechamento das compras no seu e-commerce.

3. Descreva o conteúdo

Na declaração de conteúdo dos Correios existe o campo ‘Identificação dos bens’. É nele que você vai especificar:

  • conteúdo: o que é o item enviado (se houver mais de um produto na embalagem, coloque a descrição em linhas separadas);
  • quantidade: quantos produtos de cada tipo estão sendo enviados;
  • valor: o valor de venda de cada item;
  • totais: de quantidade de produtos enviados e de valor da compra;
  • peso total (kg): caso não saiba, pode ser preenchido nos Correios após a pesagem.

4. Assine a declaração de conteúdo

Para finalizar o preenchimento da declaração de conteúdo dos Correios, preencha o campo ‘Declaração’, que é a confirmação de responsabilidade sobre aquela mercadoria.

Coloque sua cidade, data, mês e ano e finalize com a sua assinatura como declarante e remete.

5. Anexe a declaração na embalagem

Agora que a declaração de conteúdo dos Correios está preenchida, coloque-a em uma embalagem plástica e fixe na parte externa da embalagem.

Dobre o documento de forma que as informações de remetente e destinatário fiquem visíveis.

Em outro saquinho plástico, coloque a nota fiscal para que o atendente veja que a encomenda cumpre todos os critérios para envio.

Aprenda também ‘5 dicas de como embalar um produto do Mercado Livre 📦’ neste outro post do blog que valem como padrão para venda despacho por qualquer plataforma.

IMPORTANTE: Caso seu pedido seja enviado por uma transportadora, é obrigatório enviar a nota fiscal da compra para que a empresa faça a declaração de conteúdo no seu modelo padrão. Confira esse detalhe na hora de contratar o serviço.

Modelo de declaração dos Correios [para download]

Agora que você já sabe como preencher a declaração de conteúdo, clique no link abaixo e faça o download do formulário para enviar sua encomenda:

>>> Modelo de declaração dos Correios - clique para baixar <<<

Quem pode emitir declaração de conteúdo?

Tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas podem emitir declaração de conteúdo.

Como destacamos acima, a declaração é obrigatória para empresas já que se trata de uma atividade comercial que exige nota fiscal e pagamento de encargos tributários.

A exceção a essa regra fica para quem vende como Microempreendedor Individual (MEI).

A Resolução 94/2011 que regula o regime tributário do Simples Nacional, no qual quem é MEI se enquadra, desobriga os microempreendedores da emissão da nota fiscal.

Porém, a recomendação é que o MEI emita o documento e não se limite a declaração de conteúdo.

A nota fiscal é um documento que comprova a compra e, por isso, é essencial para um relacionamento de confiança com o cliente.

Além disso, é um reforço ao profissionalismo da sua loja virtual, o que contribui para que os clientes vejam seu negócio com mais credibilidade.

Saiba tudo sobre esse assunto no post: Emissão de nota fiscal em e-commerce: você faz corretamente?

Pronto para fechar muitas vendas?

Agora que você sabe o que é declaração de conteúdo, está preparado para enviar muitas vendas no seu e-commerce.

Lembre-se de caprichar na embalagem para que o seu cliente veja o cuidado que você teve com o pedido.

Precisa de capital para investir em melhorias para o seu e-commerce?

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.