Custo de oportunidade contábil: o que é e como calcular?

Finanças 6 de Dez de 2021

O custo de oportunidade contábil tem um significado qualitativo que é o de determinar o valor (não necessariamente em números) que se abre mão ao fazer uma escolha em detrimento de outra.

Talvez você nunca tenha associado a escolha ao termo custo de oportunidade, mas rotineiramente “perdemos” o valor de algo para apostar em outra coisa que esperamos que agregue um valor ainda maior.

Nos negócios, por exemplo, se o dono de uma loja virtual decide investir em uma nova plataforma de e-commerce, ele abre mão no momento de começar a vender um novo produto.

Essa dinâmica é um processo comum a todo tipo de escolha, não é mesmo?

Neste artigo, vamos explicar o que é custo de oportunidade contábil e como calculá-lo para orientar melhor as escolhas no trabalho.

O que é custo de oportunidade?

O processo de tomada de decisão nem sempre é tão objetivo quanto gostaríamos, especialmente nos negócios.

Isso porque é mais comum um empreendedor se ver diante de situações em que precisa escolher entre duas ações do que ter a possibilidade de realizar as duas.

Dessa forma, o custo de oportunidade é avaliado quando precisamos determinar qual o melhor custo-benefício entre dois cenários.

No contexto empresarial, a meta é sempre alcançar o maior benefício pelo menor custo.  

Então, além de uma economia qualitativa, o custo de oportunidade pode ser percebido em valores palpáveis (custo contábil).

Esse impasse em relação a uma escolha recebe o nome técnico de trade off, ou seja, você vai ganhar uma coisa, mas vai perder outra que é o seu custo de oportunidade contábil.

Leia também >>> Contabilidade para pequenos negócios: por que é importante?

4 tipos de custo de oportunidade

O custo de oportunidade podem ser classificados em quatro tipos:

1. Oculto

O custo de oportunidade oculto é o que não se consegue perceber claramente, exigindo mais tempo de análise para entender o valor que a situação oferece.

2. Aberto

No tipo aberto, o custo de oportunidade da situação está claro de ambos os lados do cenário analisado. Isso facilita a análise e dá mais confiança na hora de tomar a decisão, pois é possível considerar todos os fatores.

3. Contábil

Já no custo de oportunidade contábil, as empresas aliam o custo de oportunidade ao aspecto quantitativo, conseguindo calcular quanto deixou de ganhar fazendo uma escolha e não outra.

4. Ambiental

O uso de recursos naturais pode ser analisado do ponto de vista do custo de oportunidade. Um exemplo é quando a empresa decide trocar a energia elétrica convencional pela energia solar para abastecer sua sede.

Como calcular o custo de oportunidade contábil?

Não existe necessariamente uma fórmula para calcular o custo de oportunidade.

Como o principal viés desse custo é analisado do ponto de vista qualitativo, o que é levado em consideração são os benefícios das escolhas que estão na mesa.

No custo de oportunidade contábil é possível fazer cálculos, já que nessa análise valores estão incluídos entre os fatores que ajudam na escolha.

Dessa forma, se a decisão é em relação a investir um determinado orçamento para dois objetivos diferentes, pode ser feito o cálculo de custos de cada um, o potencial de retorno, etc.

Mas a escolha ainda assim considera os benefícios qualitativos que podem ser obtidos.

Leia também >>> Fórmula do ponto de equilíbrio: o que é e como calcular?

Exemplos de custo de oportunidade

Do pontos de vista das empresas, alguns exemplos de custos de oportunidade contábil são:

  • Fazer a troca da plataforma de vendas ou adquirir um novo estoque de produtos;
  • Contratar um funcionário ou fazer a assinatura de uma ferramenta de automação de marketing;
  • Começar a fazer anúncios no Facebook ou no Google Ads.

Esses são alguns exemplos cotidianos, mas existem outros mais complexos que vão exigir mais análise, mais pessoas participando da discussão e mais cálculos.

É importante destacar que é preciso estudar detalhadamente os dois lados da situação para considerar o custo de oportunidade contábil.

Por isso, não tome decisões por impulso. Se dê um tempo justo para decidir para não gerar estresse, o que pode levar a uma decisão não tão vantajosa.

Entendeu o que significa custo de oportunidade?

Se você está em um momento de decisão em relação aos investimentos necessários para o seu negócio, é importante saber o que é custo de oportunidade para orientar-se melhor.

O momento de colocar dinheiro para a empresa crescer é desafiador. Afinal, fazer um empréstimo vale a pena?

Para ter segurança na sua decisão, conte com o apoio da GYRA+. Te ajudamos a conseguir empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.