Crédito empresarial: o que você precisa saber para contratar?

Crédito 26 de Mai de 2021

Conseguir um crédito empresarial pode ser a salvação da sua empresa e um grande impulsionador de crescimento, permitindo que o empreendedor possa fazer investimentos que permitam a empresa atender a um número maior de clientes, ampliar o estoque, ampliar o alcance geográfico e muito mais.

O empréstimo empresarial também pode contribuir para colocar mais dinheiro no capital de giro da empresa para pagamento de despesas do dia a dia.

Geralmente, o capital de giro é mantido pelo fluxo de caixa da empresa, entretanto, nem sempre o que está entrando em caixa está sendo capaz de manter as despesas fixas.

Infelizmente, é comum que empresas passem por períodos de dificuldade financeira, e recorrer a um crédito empresarial pode ser uma boa solução para isso, desde que feito com planejamento (caso contrário pode se tornar um desastre!).

Dessa forma, seja uma empréstimo para abrir um negócio próprio, investir no crescimento da empresa ou para manter as contas em dia, aprender como conseguir um empréstimo empresarial pode ser uma boa saída.

Antes de tomar essa decisão, é preciso tomar alguns cuidados em relação ao empréstimo para a empresa. A seguir, listamos as principais informações sobre o assunto. Acompanhe!

O que observar ao solicitar um crédito empresarial?

Ao considerar a contratação de um crédito empresarial é importante que você tenha dois cuidados principais:

  1. Avalie o Custo Efetivo Total do crédito
  2. Faça as contas sobre o real Retorno sobre o Investimento

1. Avalie o Custo Efetivo Total do crédito

CET, ou Custo Efetivo Total, representa o valor que você vai pagar por um empréstimo. Você pode estar pensando que é a mesma coisa que a taxa de juros para empréstimo empresarial, mas não é e aí que está a pegadinha.

Avaliar só os juros cobrados por uma instituição financeira, que vai fazer o empréstimo para sua empresa, é um tiro no pé. Isso porque além dos juros, um empréstimo também contém outros custos como:

  • taxas internas da instituição;
  • encargos,
  • juros,
  • custos financeiros que incidem sobre o valor de um empréstimo ou financiamento.

Ao avaliar em qual instituição financeira você vai solicitar o crédito empresarial, lembre-se de solicitar o CET e comparar esse valor. Não apenas a taxa de juros para empréstimo empresarial.

Em muitas instituições os juros são menores, mas o CET, no somatório, é maior.

2. Faça as contas sobre o real retorno sobre o Investimento

Outro ponto importante que você precisa avaliar antes de solicitar um crédito pessoal é o retorno que terá com ele.

Se estiver pensando em fazer um empréstimo como investimento para o crescimento da empresa, avalie o quanto esse investimento trará de retorno.

Pode parecer um absurdo, mas muita gente confunde o que é investimento. O investimento traz retorno para a organização, geralmente, retorno financeiro, como maior número de pedidos atendidos, o que gera mais receita.

Se você precisar do crédito empresarial, por exemplo, para comprar uma máquina que vai permitir que você produza mais em menos tempo, tente colocar na ponta do lápis quantas unidades de produto você conseguirá fazer a mais, e quanto isso representa de receita, faturamento e lucro para a empresa. Entenda em quanto tempo a máquina estará paga e por quanto tempo ela trará esse aumento de faturamento. Avalie se o investimento realmente vale a pena.

Se o empréstimo for para pagar dívidas ou manter a empresa em funcionamento em períodos difíceis, faça uma previsão futura com um planejamento financeiro para identificar se a organização realmente será capaz de arcar com o valor mensal das parcelas do empréstimo.

Reduza custos variáveis e despesas fixas da empresa e crie um plano para melhorar o cenário da organização.

Para se aprofundar nesse assunto, indicamos que leia o artigo,O que fazer e o que não fazer com seu empréstimo: 5 dicas para aproveitar seu capital”.

Como conseguir empréstimo empresarial

Agora, sim, vamos ao passo a passo de como conseguir crédito para a empresa.

Avalie suas opções

Além do crédito empresarial que a grande maioria conhece, existem outras opções para empresas que precisam de capital, as principais são:

  • Aporte dos sócios, quando os sócios da empresa “emprestam” o dinheiro próprio para a organização. O ponto positivo é que o custo desse empréstimo tende a ser bem mais baixo que as outras opções, afinal, são os sócios emprestando capital para a própria empresa,
  • Antecipação de recebíveis, se a sua empresa vende a prazo, seja no boleto, cartões de crédito ou cheque, pode aproveitar essa forma de conseguir dinheiro. Factorings “compram” esses títulos de recebimento e adianta o valor deles para você, mediante uma taxa. Assim quando o cliente realmente pagar, o valor vai para a factoring. É interessante para empresas que estão passando alguma dificuldade pontual ou tiveram algum imprevisto,
  • Empréstimos bancários para pessoa jurídica, é o modelo mais tradicional de empréstimo, você vai até um banco e solicita o aporte financeiro. Geralmente, é bastante burocrático e nem toda empresa consegue o valor que precisa. Além disso, possui custos mais altos que as outras opções,
  • Plataforma de democratização do crédito, são opções mais modernas de crédito empresarial online. Geralmente, possuem taxas mais atrativas e menos burocracia para as transações.

Leia também: Fazer empréstimo online é seguro? Aprenda os cuidados na hora de realizar um

Conheça o melhor tipo de empréstimo para sua necessidade

Dentro de cada uma das opções que apresentamos acima, existem tipos de empréstimo para empresas específicos para cada necessidade do negócio.

Definir qual é a sua necessidade pode contribuir para taxas mais atrativas no seu crédito empresarial.

Entre os melhores tipos de empréstimo estão:

  • empréstimos para equipamento,
  • financiamento de faturas, ideal para problemas com fluxo de caixa e capital de giro,
  • empréstimos de ordens de compra para investimentos que vão permitir atender a grandes pedidos de clientes,
  • empréstimo online para investimento e capital de giro.

Melhor tipo de empréstimo: rápido, seguro e com taxas reduzidas

Como falamos acima, as opções de crédito online são bastante atrativas, por seu custo, velocidade e segurança.

Nesse sentido, te apresentamos as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Capital de giro em até 24 HORAS, sem burocracias, sem garantias e com as melhores taxas do mercado. E, pode acreditar, com máxima segurança para você e sua empresa! Entre nossos parceiros estão Mercado Livre, Conta Azul, Cielo, Mercado Pago, PagSeguro, Rede, PayPal e muitos outros.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • Indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • Conecte suas contas com segurança,
  • A análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 24h na sua conta.

Faça uma avaliação no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Entenda como nossa empresa funciona, assistindo ao vídeo abaixo:

Solicite uma proposta agora mesmo e descubra o crédito que cabe no seu negócio, em todos os momentos.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.