Copy de vendas: 3 dicas para atrair clientes e vender como ninguém

Canal de Vendas 17 de Mai de 2022

Escrever uma copy de vendas nem sempre é uma tarefa fácil, afinal, prender a atenção do consumidor pode levar tempo se não houver um efeito chamativo interessante. Mesmo assim, muitas empresas adotam o método e têm conquistado resultados surpreendentes.

Em suma, um modelo de copy de vendas reúne técnicas persuasivas cujo objetivo é gerar conversão. Porém, ao mesmo tempo em que traz resultados, ele pode gerar dúvida no cliente e acabar de vez com qualquer possibilidade de venda.

No fim das contas, uma boa copy provoca sensações positivas, fazendo com que o cliente se veja realizado com o produto ou o serviço.

Se você quer melhorar suas estratégias, saiba que está no caminho certo. Aqui vamos dar três dicas de como ter uma copy matadora na sua empresa. Continue com a gente!

O que é copy de vendas?

Copy de vendas, ou copywriting, é um texto incisivo que tem como objetivo converter pessoas em lead. A técnica serve para várias etapas do funil de vendas, utilizada em outdoors, jornais, revistas, TV e rádio, com a ideia de transmitir emoção para quem recebe a mensagem.

Nos últimos anos, a copy de vendas ganhou um novo meio de comunicação: a internet. Assim, as estratégias migraram para o marketing digital, atendendo usuários de redes sociais, e-mail marketing, sites, publicidade online, entre outros canais.

Com isso, também mudou o formato de conversão. Graças ao inbound marketing, que foca em tornar o visitante em lead, e o lead em cliente, hoje o usuário é quem chega até a marca. Eles são atraídos por copy de vendas prontas que atendam suas necessidades. Desse modo, um modelo atrativo que faz com que o cliente confie imediatamente na marca.

Por que usar copy de vendas para atrair clientes?

Como o objetivo de qualquer vendedor é a conversão, precisamos entender o que significa essa palavra.

Conversão é um tipo de estratégia de marketing que pode ser um ebook, um infográfico ou a inscrição em uma plataforma. Isto é, a conversão não significa a venda propriamente dita, mas sim, conquistar algo desejado para chegar até lá.

Ferramentas de marketing como e-mail marketing, Whatsapp, redes sociais ou anúncio no Google Ads são métodos de persuasão que fazem chegar a mensagem ao cliente, passando por um processo de transação que consiste em visualização, clique e inscrição.

Por fim, o texto de copy de vendas vem com uma CTA (Call To Action), que, em tradução livre, se chama “Chamada para Ação”.

Esse é o momento em que a empresa impacta o cliente com mensagens que levam ao cadastro, a receber algo, a pedir orçamento ou a baixar um material ou a compra propriamente dita.

Como criar as melhores copy de vendas? 3 dicas

Afinal, como fazer uma cópia matadora? Aqui listamos modelos e exemplos de copy para vendas realmente interessantes.

1. Use a copy AIDA

A fórmula AIDA representa Atenção, Interesse, Desejo e Atração, e serve para posicionar os leads e identificar as necessidades de um produto ou serviço. Confira os quatro passos para utilizar essa técnica:

  • Atenção: técnica para prender a atenção do cliente, pode ser o título do e-mail. Ex: “Resultado para vender com menos esforço”;
  • Interesse: momento de ser convicto para fazer o lead se interessar pelo produto ou serviço. Um modelo interessante é fazer uma pergunta. Ex: “Você sabia que aplicativos ajudam mais a solucionar o orçamento do que fazer a conta no papel?”;
  • Desejo: estimular as pessoas a sentirem vontade de comprar, mostrando como o produto contribui para o dia a dia. “Um aplicativo de vendas é fácil de ser usado, com um clique você realiza a compra”;
  • Ação: momento de direcionar o cliente para a compra do produto. “Veja na prática como é possível perder 5kg em 20 dias”.

2. Utilize gatilhos mentais

Gatilhos mentais são um modelo de copy de vendas que foca na sensibilidade do usuário a fim de converter de forma mais rápida usando poucas palavras. Nesse sentido, existem gatilhos de:

  • urgência: sensação de que o lead precisa do produto imediatamente;
  • conexão: demonstra empatia pelo lead, identificando-se com o problema dele;
  • exclusividade: sensação de que o cliente é importante, causando a ele atenção à mensagem;
  • prova social: uso de cases e clientes que já adquiriram o produto ou a solução e obtiveram bons resultados;
  • autoridade: uso de pessoas e marcas conhecidas, servindo como referência para gerar impacto; recorre a pessoas e marcas importantes, gerando impacto com a mensagem que está sendo transmitida;
  • escassez: o lead se convence de que precisa adquirir o produto rapidamente.

3. Trabalhe a sensação, não o produto

Como os gatilhos mentais, outras ideias de copy para vendas também focam na sensibilidade do usuário. Concentrar-se nos seus sentimentos é mais enriquecedor do que no produto de fato.

O objetivo é trabalhar com o consumidor as razões pelas quais ele deve levar o produto, e não apenas mostrar os benefícios do item.

Para isso, uma fórmula interessante é usar a pergunta “e daí?” durante uma conversa, isso estimula um pensamento criativo.

Como solução, essa copy de vendas aflora as sensações, deixando a parte técnica em segundo plano.

Por exemplo, um tablet pode ser um ótimo produto porque ele é pequeno e fácil de manusear. Aí você pergunta: “E daí?”.

Assim, ao invés de apresentar apenas funcionalidades, fará o consumidor pensar na praticidade de ter um aparelho com diversos recursos usados como em um notebook.

Pronto para usar copy de vendas?

A copy de vendas prontas irão ajudá-lo a melhorar o seu relacionamento com os clientes e fidelizá-los com mensagens breves.

Afinal, são técnicas que mexem com o estado emocional das pessoas e, por isso, devem ser bem trabalhadas a fim de atraí-las sem exagero.

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