Contrato Correios para e-commerce: como contratar e quais os benefícios

E-commerce 30 de Set de 2020

Quem é dono de loja virtual ou vende pela internet (pelas redes sociais, WhatsApp ou blog) sabe que ter um bom serviço de entrega é fundamental. Uma opção que muitos empreendedores escolhem é fazer um contrato nos Correios para e-commerce.

Mas por que é importante seguir esse processo para vender online?

O motivo é porque a logística para e-commerce é parte fundamental das operações virtuais. Afinal, você precisa garantir que seu cliente vai receber o produto, não é mesmo?

Aprender como contratar Correios para e-commerce é a maneira mais fácil para pequenos e médios negócios virtuais estruturarem suas entregas.

Contratos com transportadoras além do alto custo, operam com mais frequência junto de e-commerces maiores.

Se você vai começar um negócio e quer fazer o envio dos seus produtos com segurança, aprenda as etapas de como fazer contrato com os Correios para seu e-commerce.

Como fazer contrato com os Correios para e-commerce: passo a passo

Todo processo para contratar os Correios para e-commerce é feito através do site da instituição.

O programa que regula os contratos dos Correios com e-commerces é o Correios Fácil. Para fazer seu contrato siga o seguinte passo a passo:

Etapa 1: Faça seu cadastro no IdCorreios

Acesse a página do IdCorreios e preencha o formulário de cadastro informando os seguintes dados do seu negócio:

  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Razão social;
  • Nome fantasia;
  • CNAE;
  • Endereço.

Etapa 2: Escolha os serviços e leia os termos de adesão

Ao fazer um contrato com os Correios para seu e-commerce você terá acesso a diversos tipos de serviços de entrega dos mais rápidos como a linha Sedex até os não expressos como PAC e Correios Mini Envios que demoram mais para chegar a casa dos consumidores.

Nesta segunda etapa, é necessário escolher os tipos de serviços de entrega que você deseja contratar para oferecer aos clientes.

E depois leia os termos e condições de adesão com atenção para ficar ciente dos direitos e deveres e concorde para prosseguir para a próxima etapa.

Etapa 3: Assine o termo de contrato

O próximo passo é fazer o download do PDF do termo de contrato e assinar o mesmo com o seu certificado digital.

Isso garante a autenticidade do contrato e comprova que você é realmente uma empresa que está requisitando o serviço.

Etapa 4: Aguarde o recebimento do cartão Correios Fácil

Após enviar o contrato assinado, o processo é finalizado. Você deve aguardar o recebimento do cartão Correios Fácil no endereço cadastrado para começar a usar o serviço de entrega no seu e-commerce.

Exemplo de Cartão Correios Fácil.

Em suma, o passo a passo de como fazer um contrato com os Correios para e-commerce inclui as seguintes etapas:

  1. Acesse o site do IdCorreios
  2. Faça o cadastro da empresa inserindo dados como CNPJ e endereço
  3. Escolha entre os tipos de serviços de entrega que deseja contratar
  4. Leia e aprove os termos de adesão
  5. Assine o termo de contrato com o certificado digital
  6. Aguarde o recebimento do cartão Correios Fácil
  7. Comece a usar o serviço de entrega no seu e-commerce.

Quanto custa fazer contrato com os Correios?

Para ter um contrato nos Correios para e-commerce é preciso, primeiro, analisar sua média de volume de vendas, pois existe um teto mínimo para a contratação de cada serviço.

Atualmente as tarifas são:

  • PAC: R$ 127,40;
  • SEDEX: R$ 123,43;
  • e-SEDEX: R$1.142,11.

Portanto, se o seu negócio atingir esse valor mínimo com frete em vendas está elegível para contratação.

Importante: quando o mínimo exigido para o serviço utilizado não é atingido no mês, o contratante é quem arca com a diferença.

Mas não ser elegível para um contrato com os Correios não quer dizer que você não possa enviar suas mercadorias pelos Correios.

O método de envio tradicional — embalar, etiquetar e levar até uma agência próxima — continua disponível.

Contrato com Correios: como funciona e quais os benefícios da logística para e-commerce?

O contrato nos Correios para e-commerce traz diversas vantagens que facilitam o processo de compra do cliente — ver taxas de frete direito no site, devolução de produtos, etc.

Confira alguns benefícios de contratar os Correios para e-commerce:

  • Acesso ao DNE dos Correios
  • Facilidade no cálculo de frete e prazo de entrega
  • Uso do Sistema SIGEP Web
  • Opção de coleta de mercadoria para postagem
  • Acesso ao rastreio de encomendas
  • Realização da logística reversa facilitada

Entenda mais detalhes sobre os benefícios de contratar os Correios para e-commerce, a seguir.

Acesso ao DNE dos Correios

O DNE é o Diretório Nacional de Endereços, um banco de dados com mais de 900 mil CEPs de todo país e atualizado com frequência.

Com o DNE integrado ao seu e-commerce fica mais fácil para o cliente cadastrar seu endereço correto para que a entrega seja feita sem erros ou desvios.

Facilidade no cálculo de frete e prazo de entrega

Outro benefício do contrato nos Correios para e-commerce é poder colocar no site a opção de cálculo de frete e prazo nas páginas dos produtos com o aplicativo Webservice de cálculo remoto de preços e prazos.

Um fator determinante para a compra é o cálculo do frete e a disponibilização do valor para o cliente, essa informação é uma estratégia para fechar a compra.

Uso do Sistema SIGEP Web

O SIGEP é um serviço que ajuda na preparação das mercadorias para envio, imprimindo rótulos com códigos de rastreamento.

Dessa forma, as informações são enviadas para a unidade dos Correios para postagem com maior agilidade.

Leia também: 5 dicas de como embalar um produto do Mercado Livre 📦

Opção de coleta de mercadoria para postagem

Não tem tempo de ir até a agência? Outra vantagem do contrato nos Correios para e-commerce é o serviço Disque Coleta.

Os contratantes podem solicitar o serviço no seu endereço e economizar tempo no trânsito.

Acesso ao rastreio de encomendas

Todo consumidor espera poder acompanhar o processo de entrega e, por isso, o código de rastreamento é uma informação básica.

Os clientes dos Correios tem acesso a integração com o Webservice de rastreamento dos Correios para que seja possível acompanhar a entrega da da loja virtual.

Realização da logística reversa facilitada

O Código de Defesa do Consumidor e a chamada Lei do Ecommerce garantem que o comprador pode se arrepender da compra e fazer a devolução em até 7 dias.

Com esse serviço contratado, o cliente pode devolver a mercadoria de forma segura e sem custo para que o produto volte ao estoque, por meio da logística para e-commerce facilitada.

Tenha uma logística para e-commerce segura

Um contrato nos Correios para e-commerce pode facilitar sua logística e aumentar a confiança do cliente de que o produto vai chegar no tempo esperado.

Para que sua loja tenha sucesso, o planejamento de cada detalhe conta e investimentos estratégicos precisam ser realizados.

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Thiago Gaspar

Sócio-diretor COO / CFO da GYRA+, é 100% focado nos objetivos de rentabilidade, custos e crescimento. Possui experiência em instituições financeiras como BTG e na Diretoria Executiva do Banco Pan