Consumidor 5.0: quem é e como atraí-lo para sua loja online

E-commerce 10 de Out de 2021

O consumidor 5.0 tem um perfil totalmente digital, conectado a internet e usa as novas tecnologias com facilidade para fazer suas compras. Neste grupo, estão os nativos digitais (Geração Y e Z) que tiveram seus hábitos de consumo moldados pelo avanço da internet.

Quando pensamos nas possibilidades que a união entre tecnologia e internet gerou nos últimos anos, é natural que o perfil do consumidor também tenha se transformado.

Afinal, quanto mais recursos estiverem disponíveis, melhor pode ser a experiência do usuário.

Então, hoje, qualquer empresa, principalmente as do setor de e-commerce, precisam estar atentas à jornada de compra que estão criando para seus potenciais clientes.

Além disso, o consumidor 5.0 também está atento aos valores das marcas, se eles estão alinhados aos seus e, claro, se os produtos têm qualidade e preço justo.

Atualmente, existem 2.14 bilhões de consumidores digitais no mundo todo, segundo dados da Statista.

Dessa forma, conhecer o consumidor 5.0, como ele se comporta e o que realmente influencia nas suas decisões de compra é essencial. Neste artigo, vamos explicar:

  • Quais são os tipos de consumidor?
  • Quem é o consumidor 5.0
  • Quais as principais características do consumidor 5.0?
  • Como atrair o consumidor 5.0 para a sua marca?

Boa leitura!

Quais são os tipos de perfil do consumidor?

Antes de falar do consumidor 5.0, é válido conhecer os perfis anteriores para entender como foi a evolução do perfil do consumidor ao longo do tempo.

Consumidor 1.0

O consumidor 1.0 era o consumidor que comprava apenas em lojas físicas, conhecia pouco sobre os produtos e se interessava apenas pela sua utilidade, sem focar tanto na marca em si e em seus valores.

Consumidor 2.0

Com a massificação do rádio, jornais, tv e outras mídias de massa, a concorrência entre as marcas cresceu. Então, o consumidor 2.0 era influenciado diretamente pelas propagandas na hora de decidir sobre uma compra e com isso tinha suas marcas “queridinhas”.

Consumidor 3.0

Já o consumidor 3.0 surgiu com o crescimento da internet. Agora, além de ser impactado pelas propagandas, o consumidor busca mais informações antes de comprar. As empresas, por sua vez, conseguem fazer campanhas de publicidade segmentadas para o público que se identifica com a marca.

Consumidor 4.0

O consumidor 4.0 surgiu na trilha da transformação digital que tornou as marcas e os produtos acessíveis. É um perfil de cliente que valoriza a consistência no atendimento, gosta de pesquisar a fundo sobre aquilo que vai comprar e utiliza os diversos canais de comunicação como fonte.

Quem é o consumidor 5.0?

Agora chegamos ao consumidor 5.0. Mas quem é ele?

O consumidor 5.0 é o nativo digital que não vê a tecnologia e a internet apenas como fonte de informação, mas como o principal meio de adquirir produtos e serviços.

A Geração Y (Millennials) e a Geração Z são os principais consumidores desse grupo. Seus hábitos de consumo têm impacto direto na transformação digital dos negócios.

Também valoriza as marcas pela sua postura no mercado e os valores que abraça.

Dessa forma, o consumidor 5.0 busca uma experiência de consumo completa e satisfatória para fazer trocas com outros consumidores sobre seu relacionamento com a marca e o produto.

Quais as principais características do consumidor 5.0?

Agora que você já conhece o perfil do consumidor 5.0, vamos saber quais são as principais características.

É usuário assíduo da internet

O consumidor 5.0 domina como ninguém todas as ferramentas digitais, sabe onde encontrar as informações que procura e se sente confortável em resolver todas as suas dúvidas online.

Quer uma ter uma experiência e não apenas comprar

Para o consumidor 5.0, a experiência de consumo que uma marca proporciona é essencial para sua satisfação como cliente. O atendimento, a agilidade na entrega, a forma como o produto é embalado, o contato no pós-venda, tudo isso contribui para sua fidelização.

Conecta-se com os valores da marca

Hoje, o posicionamento da marca é muito valorizado pelo consumidor. Uma empresa com opiniões e ações controversas, sofre diretamente um impacto na sua reputação digital.

O consumidor 5.0 é mais atento a esses fatos, pois acompanha tudo pelas redes sociais e se compartilha dos mesmo valores, torna-se um cliente, às vezes, até fiel.

É influenciado e influencia opiniões

Por ter um perfil mais investigativo, o consumidor 5.0 também interage mais com outros consumidores. Dessa forma, ele é influenciado pelas opiniões dos outros, mas também se torna um influenciador quando compartilha sua própria experiência.

Tem relacionamentos duradouros com marcas que gosta

Quando uma marca proporciona uma experiência de compra rica, o consumidor 5.0 tende a se fidelizar e advogar a favor da marca. Um legítimo lovemark.

É aquela pessoa que confia na empresa, na qualidade dos produtos e é impactado por suas ações.

Porém, o consumidor 5.0 não é inflexível. Ele muda de opinião e busca outra marca alinhada aos seus valores se o posicionamento da empresa decepcioná-lo de alguma forma.

Como atrair o consumidor 5.0 para a sua marca?

Um detalhe importante para atrair o consumidor 5.0 é oferecer um atendimento omnichannel. Isso significa que seu negócio deve ter diversos canais de comunicação disponíveis.

Além disso, o gerenciamento deve ser eficiente para que o cliente não aguarde horas por uma resposta.

Outro detalhe importante, é buscar formas de diferenciar a experiência de compra de outras lojas online. Invista na embalagem, na agilidade do frete, na cartinha de apresentação, entre outros detalhes que vão fazer sua marca ser lembrada.

Esses detalhes criam uma identidade de marca forte e consistente, transmitindo os valores do seu negócio de forma prática.

Busque também oportunidades de se integrar na sociedade, criando projetos que valorizem sua comunidade ou apoiando organizações sérias.

Por fim, invista no marketing de influência. Encontrar influenciadores do seu nicho de vendas online pode aproximá-lo ainda mais de novos consumidores 5.0.

Busque profissionais com boa reputação, que compartilhem dos mesmos valores para que as ações sejam bem recebidas pelo público.

Gostou de conhecer o consumidor 5.0?

Entender a evolução no perfil do consumidor, ajuda a criar estratégias de marketing e vendas atualizadas e que terão mais chances de impactar o consumidor 5.0.

Invista no crescimento da sua loja virtual, melhorando processos, atendimento e o volume de vendas.

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