Conheça 6 ferramentas de vendas online e impulsione seus negócios

Produtividade Jun 26, 2020

Quando nos inserimos em um mercado competitivo como o das vendas em plataformas digitais, encontrar maneiras de dar um passo à frente da concorrência é fundamental. Para isso, é preciso compreender a organização das vendas online e investir em ferramentas que potencializem essa gestão de processos.

Se você ainda está em dúvida sobre o uso de ferramentas de venda online, confira nosso artigo a seguir. Nele, você encontra alguns dos benefícios desse investimento e 6 ferramentas imperdíveis para o seu negócio!

Por que investir em ferramentas online

Preparamos uma lista com algumas razões para te convencer de que investir em ferramentas de venda online pode ser uma ótima estratégia para alavancar seu negócio.

Integrar etapas do processo de vendas

Uma das principais vantagens do uso de ferramentas de vendas online é a integração das etapas do processo. Por meio de um software (ou de dois ou mais softwares integrados entre si), é possível interligar as vendas desde o momento da chegada do comprador à plataforma até a emissão de nota fiscal.

Avaliar o desempenho de cada etapa do processo

Plataformas automatizadas permitem uma avaliação detalhada e criteriosa de cada etapa do processo, além de possibilitar maior organização das vendas online. Os dados de cada venda ficam armazenados, e podem ser cruzados e analisados posteriormente. Isso permite captar desvios em um curto intervalo de tempo ou até mesmo projetar melhorias e implementá-las nas próximas rodadas do serviço.

Crescimento acelerado do número de vendas

Se você se pergunta como aumentar vendas no e-commerce, essa pode ser uma das respostas. Com um sistema automatizado de vendas, com etapas e dados integrados, o processo opera de forma otimizada. Isso acontece porque todas as informações necessárias para dar andamento aos processos estão armazenadas no próprio software. Ter autonomia de acesso e controle dos dados de forma facilitada faz com que a equipe também trabalhe com mais assertividade e segurança, o que impacta duplamente no crescimento de vendas.

Menor chance de erros

Uma vez programado, o sistema trabalhará com base na repetição de tratativas para eventos semelhantes. Isso faz com que as chances de erro (que não são pouco comuns quando falamos de equipes humanas executando a mesma tarefa repetidamente) sejam reduzidas.

Conheça 6 ferramentas de vendas online

Está convencido? Agora é hora de definir quais ferramentas serão suas aliadas no processo de automatização.

Para te ajudar na escolha, fizemos uma lista com 6 ferramentas muito úteis na gestão de vendas. Confira e escolha as suas!

1. Pluga

Integrar as ferramentas que você mais utiliza, tornando processos burocráticos super simplificados. Essa é a função principal da Pluga. Usando a interface da aplicação, você seleciona os dispositivos que deseja integrar, autoriza a conexão entre eles e pronto!

2. Agendor

Somos suspeitos para falar, mas o Agendor é um baita CRM! O sistema de gestão é intuitivo e eficiente, permitindo o acompanhamento de todo o fluxo do cliente, além de possibilitar uma projeção de vendas com base em dados reais.

Algumas das funções do Agendor são: registro de visitas e tarefas, análise de interação com os clientes, relatórios sobre as métricas de vendas mais utilizadas (extraídas conforme sua necessidade) e um painel onde são exibidas as vendas em tempo real, divididas conforme a etapa do processo nas quais se encontrem.

3. Anymarket

A ferramenta, cuja função principal é integrar marketplaces, possui boa usabilidade e é conhecida por sua segurança no funcionamento dos processos.

O Anymarket está integrado a plataformas como Mercado Livre, Dafiti, Netshoes e Walmart.

4. Help Scout

O Help Scout oferece, como diferencial, a possibilidade de organizar interações com os clientes e potenciais consumidores por meio de chamados gerenciados na plataforma.

A ideia é que, dessa forma, a gestão de tratativas seja mais eficiente e o controle de respostas a perguntas e prazo de retornos seja acessível e efetivo.

5. Tiny ERP

Com essa ferramenta de ERP, é possível padronizar os processos da empresa e administrar informações de forma integrada. Entre as funções disponíveis no Tiny ERP estão: emissão de notas fiscais, controle de estoque, gerenciamento de fornecimentos, avaliação de desempenho e deslocamento de produtos por canais de venda diversos.

6. Trello

Ferramenta ideal para quem busca uma forma de organizar e fazer a gestão de projetos e processos. Estruturado com base na metodologia Kanban, o Trello divide as etapas do gerenciamento em “cartões” e colunas, que podem ser nomeadas de acordo com o status do processo de vendas e alimentados com tarefas.

A proposta do Trello é que as tarefas sejam constantemente acompanhadas e atribuídas a suas novas colunas, de acordo com o andamento do projeto.

Como escolher as melhores ferramentas para vender

Os serviços de venda online vem ganhando mais espaço a cada dia e, com eles, cresce também a demanda de fornecedores e ferramentas de vendas online que prometem tornar o trabalho mais simples. Entretanto, antes de bater o martelo e tomar a decisão final, é importante levar em conta alguns detalhes que podem fazer toda a diferença.

Usabilidade da plataforma e curva de aprendizagem

Um dos primeiros aspectos a serem considerados na análise das melhores ferramentas de vendas online é a usabilidade da plataforma.

Para que cumpra sua função e, de fato, impulsione a gestão de vendas, o software precisa ter um layout amigável e atribuições intuitivas ou simplificadas ao máximo.

Muitas ferramentas de vendas não cumprem esses requisitos, e exigem, portanto, um período de adaptação conhecido como “curva de aprendizagem”.

É essencial levar tal prazo em consideração, já que ele, muitas vezes, estará relacionado também ao tempo necessário para fechar a primeira venda ou concluir o primeiro processo de forma otimizada.

Módulos e funções disponíveis

Outro ponto importante a se considerar quando tratamos de ferramentas de vendas online está relacionado aos módulos e funcionalidades disponíveis. Caso sua plataforma de vendas seja um marketplace, confirme se o software em questão é compatível com o portal utilizado. Outra dica importante é verificar se há integração da plataforma com serviços de apoio às vendas online, como os Correios e transportadoras.

Também vale a pena conferir se o software de vendas pode ser integrado com os demais sistemas de gestão, como o ERP ou o emissor de notas fiscais.

Estabilidade da plataforma

Busque se informar sobre a estabilidade da plataforma. Contratar ferramentas de vendas online pode ser incrível, mas, em contrapartida, faz com que todo o processo se condicione ao bom funcionamento da aplicação.

Se o sistema não for estável e apresentar quedas ou instabilidades frequentes, sua funcionalidade deixa de existir, e o investimento se torna automaticamente um prejuízo.

Serviços de suporte

É claro que, apesar de buscarmos sempre por uma ferramenta estável e confiável, compreendemos que falhas são possíveis. Nesse caso, é importante consultar a política de suporte a falhas do sistema contratado.

Saber qual o horário de atendimento, o tempo de resposta, a forma como foram solucionadas ocorrências anteriores e como funciona o acompanhamento da demanda pode trazer segurança no momento da decisão pelas melhores ferramentas de vendas online.

Empresa confiável

Por último, mas não menos importante, está o estudo da reputação e tradição do fornecedor contratado.

Saber um pouco mais sobre o histórico de atuação da empresa contratada pode livrar seu negócio de grandes dores de cabeça. Por ser um mercado em crescimento e relativamente novo no país, algumas empresas do segmento de ferramentas de vendas online ainda não possuem uma trajetória consolidada.

Nesse caso, a inexperiência pode ser percebida em diversos momentos da relação, desde o apoio no pré-venda até a necessidade de suporte em situações de emergência.

Para garantir que esteja lidando com uma empresa sólida, busque saber há quanto tempo ela está no mercado, quem são os dirigentes, alguns dos clientes atendidos e seu nível de satisfação com os serviços contratados.

Com essas dicas, contratar ferramentas que ajudem a aumentar as vendas online vai ser mais fácil, e o resultado, certamente, mais proveitoso.

Lembre-se de que os softwares e aplicações voltados para a gestão e integração de etapas de venda estão sempre em desenvolvimento. Faça contato com seus fornecedores e mantenha-se informado sobre as atualizações lançadas.

Esse post foi escrito por Gustavo Paulillo, CEO da Agendor, empresa desenvolvedora de um aplicativo para web e mobile, que ajuda milhares de equipes a organizar e aumentar as vendas diariamente. Com o app Agendor, você centraliza o cadastro de clientes, acompanha as vendas em andamento e extrai relatórios detalhados para analisar os resultados de seu negócio.

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