Como vender na Americanas: TUDO o que você precisa saber para começar

Marketplace 17 de Set de 2020

Começar um negócio virtual é sempre um desafio, mas e se eu te disser que é possível utilizar uma das maiores plataformas de vendas do Brasil, a Americanas.com, para vender seus produtos? Ficou curioso para saber como vender na Americanas? Então, esse artigo é para você.

A primeira coisa para começar a vender no site da Americanas é entender como funciona esse serviço.

A Americanas Marketplace, assim como o Shoptime e Submarino pertencem ao grupo B2W Marketplace, então antes de saber como vender na Americanas de fato, você precisa saber os requisitos de integração com essa marca, no entanto também é necessário que você saiba o que é Marketplace.

O que é Marketplace?

Antes de entender como vender na Americanas é importante que você saiba como isso é possível e se esse formato se encaixa no seu modelo de negócio.

O que possibilita que você faça vendas dentro do site da Americanas.com é o que chamamos de Marketplace. Em resumo, marketplace é quando uma empresa, que possui um grande canal de vendas disponibiliza esse canal como uma vitrine para outros vendedores concorrentes ou não. Se quiser saber mais sobre esse modelo acesse o artigo, “Tudo sobre o que é marketplace: exemplos, vantagens, como funciona e como começar?”

Se preferir veja esse vídeo que explica de forma bem simples o que é o Marketplace

Como vender na Americanas?

Para vender na Americanas o  você deve cadastrar sua empresa  na B2W, que como já dissemos é a empresa que gerencia os serviços do e-commerce da Americanas.com e também do Shoptime e Submarino.

Inicie seu cadastro na B2W e já nos primeiros passos você irá fornecer os dados da sua empresa para que a B2W compute, analise e confirme se a sua empresa está dentro dos padrões exigidos por eles.

Para se cadastrar você precisa de:

  • Possuir um CNPJ ativo e sem restrições
  • Ter um CNAE no setor: comércio de varejista
  • Estar apto a fazer emissão de Notas Fiscal Eletrônica (Nfe) via Sintegra, ou no caso de MEI também vale a Nota Fiscal avulsa (Nfa) pelo site da Receita Federal
  • Ter um certificado digital (e-CNPJ) para poder assinar um contrato digitalmente
  • Possuir um contrato social, onde conta o capital social com um montante de no mínimo R$1000 reais
  • Possuir uma conta corrente vinculada ao CNPJ cadastrados

Além desses requisitos é necessário que você emita um Certificado Negativo de Débitos (CND), comprovando que não existem débitos no seu CNPJ, no entanto é possível fazer seu cadastro mesmo que você não possa emitir a CND, nesse caso você terá uma limitação no faturamento mensal.

Para esse tipo de certidão você deverá procurar um profissional da área para assessorá-lo, no entanto se você quiser saber um pouco mais sobre como você pode conseguir a CND da sua empresa, veja esse vídeo:

Depois desse cadastro e da confirmação da B2W de que você está autorizado a realizar vendas pelo marketplace, você deve integrar a sua loja virtual com o sistema de marketplace da Americanas.com.

Para fazer isso, é importante que você escolha uma plataforma de vendas que permita essa integração.

Atualmente, quase todas as maiores plataformas de e-commerce já permitem essa integração de maneira fácil. Ainda não escolheu a sua? Então conheça mais em “Top 9 | Melhores plataformas de e-commerce do mercado: prós e contras”.

Caso você já tenha uma loja virtual entre em contato com a plataforma para saber se a integração é possível.

Geralmente, a integração elimina a necessidade de recadastrar os produtos todos no marketplace, entretanto, você pode editar informações como preço e estoque.

Resumindo, se você está em busca de como vender na Americanas, o passo a passo é:

  • cadastre-se na B2W,
  • aguarde retorno e confirmação de aceitação de candidatura,
  • integre a sua loja virtual à Americanas.com,
  • selecione quais produtos estarão disponíveis no marketplace e qual o preço.

Quanto custa vender na Americanas?

Uma das maiores preocupações de quem procura entender como vender na Americanas é sem dúvida o investimento necessário para tal, no entanto uma das maiores vantagens é que não é necessário investir nada para vender na Americanas.

E o motivo disso é muito simples, a B2W não cobra nada pela integração da sua loja virtual e de seus produtos à Americanas.com. Você só será cobrado em cima dos produtos vendidos no site, ou seja, você só repassa a empresa um percentual do valor total do produto vendido.

No entanto é importante ficar atento ao valor inserido em cada produto, é necessário levar em conta a comissão   que você vai pagar à B2W para ter noção exata de quanto você terá de margem de lucro ideal.

Para vender na Americanas.com sua  a taxa de comissão é, em média, 16% em cima do valor total (produto + frete), por isso fique atento a isso na hora de precificar.

Após cada venda, a B2W retira a parte que lhe cabe e faz o repasse a cada 15 dias na conta corrente cadastrada pelo usuário

Prós e contras de estar no Marketplace da Americanas?

É muito importante ter em mente que, apesar de ser uma ferramenta muito útil o Marketplace também tem seus problemas, então agora que você já sabe como vender na Americanas, antes de fazer seu cadastro veja alguns prós e contra importantes de serem pesados antes de tomar a sua decisão.

  • [PRO] Alta Visibilidade: o que mais encanta quem busca saber como vender na Americanas, sem dúvida são os altos números de visitas que o e-commerce recebe e o reconhecimento da marca no mercado. O site já foi considerada a loja virtual número 1 no Brasil pelo prêmio Reclame Aqui além de receber diversos prêmios de atendimento ao cliente.
  • [CONTRA] Alta competição: Por se tratar de um serviço que não cobra nenhum valor de integração, isso permite que praticamente qualquer empresa que cumpra os requisitos burocráticos possa participar. Isso pode parecer um PRO (e até certo ponto é), mas também estimula a alta competitividade na plataforma. Por isso, é importante ficar atento aos seus concorrentes dentro da plataforma para não transformar essa ferramenta em um leilão.
  • [PRO] Reconhecimento de Marca: além de criar um canal de vendas em um dos maiores e-commerces do Brasil, ao vender na Americanas sua empresa estará atrelando seu negócio como parceiro deles. Além de gerar  autoridade isso vai tornar o nome da sua marca cada vez mais recorrente para quem pesquisar por um produto que seja do seu ramo, sempre que houver uma pesquisa sobre algo que você forneça, sua marca estará na busca do site.
  • [ATENÇÃO] Estoque, Logística e Formas de Pagamento: Apesar de só te cobrar um repasse em cima do que for vendido, existem outros custos adicionais quando você coloca seu negócio na Americanas. É importante para que você consiga mais vendas que, sua empresa ofereça as mais variadas formas de pagamento possível, serviços de entrega eficientes e com preços razoáveis além de um estoque inicial para que você possa oferecer variedade e a quantidade que o seu cliente deseja.

E aí conseguiu entender tudo sobre como vender na Americanas? A gente sabe que é um passo muito grande colocar um negócio online ainda mais numa plataforma virtual desse calibre, por isso se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.

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