Como vender muito no Mercado Livre: 6 dicas para você pôr em prática e faturar mais!

Mercado Livre 26 de Fev de 2020

Seja para revendedores, donos de lojas físicas querendo expandir os negócios ou mesmo pessoas que querem fazer um dinheiro extra enquanto mantêm um emprego tradicional, o Mercado Livre é uma opção perfeita. E é por isso que essa plataforma de comércio eletrônico nascida no final dos anos 1990 só se expande, já estando presente em 18 países e com uma contagem de mais de 60 milhões de ofertas de produtos em tempo real.

Porém, com tantos vendedores usando o mesmo espaço, muitos se perguntam como vender muito no Mercado Livre. De acordo com o site Mercado e Consumo, o Mercado Livre apresentou um crescimento de receita de 68,7% no terceiro trimestre de 2019. Que tal pegar carona nessa prosperidade e conquistar melhores resultados para o seu negócio também?

Então, vamos às dicas para vender mais no Mercado Livre!

1. Amplie sua linha de produtos

Algo que todo vendedor de sucesso sabe é que a escolha dos produtos impacta diretamente nos resultados de vendas. Ou seja, para quem está começando, uma das melhores dicas para Vender no Mercado Livre é pesquisar o que mais vende no Mercado Livre.

Porém, essa estratégia pode ser muito boa também para quem já trabalha com a plataforma e quer saber como vender muito no Mercado Livre. Pesquisando essas tendências, você pode ampliar a sua linha de produtos, acrescentando mais opções populares.

Esses produtos que têm muita procura vão fazer mais pessoas chegarem à sua loja, podendo resultar em um aumento do seu ticket médio e fazendo com que esses clientes se lembrem  de você quando forem comprar outros produtos.

2. Reveja os títulos e descrições dos seus produtos

Um problema que você pode estar enfrentando sem nem perceber é o uso de títulos e descrições ruins. Se o seu anúncio traz no título “memória externa” mas as pessoas pesquisam por “HD externo”, elas não chegam até o seu produto e, consequentemente, você não fecha tantas vendas quanto poderia.

Para entender melhor como as pessoas buscam os produtos no Mercado Livre, você pode visitar a página de tendências do site. Lá, você vai ter acesso aos termos mais pesquisados dentro da plataforma e poderá analisar se os seus títulos e descrições estão adequados ou não — e, caso não estejam, você poderá otimizá-los.

Se você realmente estiver disposto a se esforçar para vender muito no Mercado Livre, você pode começar a se aventurar pelo mundo do SEO, que significa Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca.

Com essa técnica, você descobre quais são as palavras-chave mais buscadas e no Google, Bing, Yahoo e outros buscadores e pode usá-las para melhorar os seus títulos e descrições. Para começar, indicamos usar o Google Trends ou ainda o Ubbersuggest, pois ambos são gratuitos e já podem render bons insights.

3. Complete as fichas técnicas

Pode parecer óbvio, mas uma ótima dica de como vender muito no Mercado Livre é simplesmente: preencha ao máximo a ficha técnica dos produtos com informações corretas. Isso se enquadra na lista de atitudes avançadas do site, fazendo com que o produto tenha melhor posicionamento. Ah, outro ponto positivo de completar as fichas técnicas é que os produtos aparecerão mais nos filtros.

4. Atenção às categorias

Mais uma questão básica e que muitas pessoas não dão a devida atenção: a categorização. São mais de 2.800 categorias subcategorias no Mercado Livre atualmente e as pessoas as utilizam para buscar os produtos que desejam comprar.

Portanto, preencha com cuidado a categoria e subcategoria dos seus produtos. Dessa forma, você garante que as pessoas chegarão a eles e isso pode te ajudar a vender muito mais no Mercado Livre.

5. Invista em anúncios pagos

Dentro da própria plataforma do Mercado Livre, você pode pagar para que seus anúncios tenham destaque. No site, existem dois tipos de campanhas pagas:

  • Product Ads: seu produto aparece em anúncios com foto exibidos na página principal das categorias, nas recomendações, nos produtos no final da página e na lista de produtos;
  • Display: é uma opção mais cara, mas garante mais espaço, exibindo o produto em banners e na seção “imperdíveis” na página inicial.

Em ambas as modalidades de anúncios pagos do Mercado Livre, você pode segmentar o seu público e só paga quando a pessoa clicar no anúncio. Há também a possibilidade de colocar um valor diário para ser gasto e parar a campanha quando quiser.

Você pode ainda trabalhar com links patrocinados do Google pelo Adwords e anúncios no Facebook Ads e Instagram Ads.

6. Automatize as tarefas repetitivas

Nossa última dica de como vender muito no Mercado Livre é muito valiosa. As tarefas repetitivas, por mais importantes que a maioria delas sejam, são algo super chato e que, se possível for, são as primeiras que abrimos mão de fazer.

E se eu te disser que você pode, sim, deixar de fazer algumas dessas atividades? A Pluga integra o Mercado Livre com várias outras ferramentas e sistemas, como o Google Sheets, o Slack, o Trello, o Conta Azul e muitas outras.

Automatizando essas tarefas mais braçais, você fica livre para pensar em novas estratégias para vender ainda mais no Mercado Livre!
* Este post foi escrito por Diego Minone, CMO da Pluga, apaixonado por dados, produtividade e chocolate meio amargo.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.