Como vender mais na B2W: 7 dicas para conquistar os clientes da Americanas, Submarino e Shoptime.

Gestão 13 de Fev de 2020

Para quem está em busca de como vender mais na B2W indicamos começar com:

  • a criação de cadastros de produtos de qualidade;
  • realizar o investimento em anúncios patrocinados;
  • alcançar a posição na buy box;
  • participar das campanhas de promoção de cada marketplace. 

Essas são algumas dicas de como vender mais na B2W, mas não são as únicas.

Se você está começando talvez seja interessante conhecer as principais dicas de como vender na B2W. Para isso indicamos o vídeo abaixo. Mas, se você já tem experiência, mas deseja dicas novas e eficazes, continue lendo. 

A seguir vamos apresentar essas e outras sugestões para você conquistar mais clientes e ampliar o lucro do seu negócio. 

Como vender mais na B2W

A B2W Marketplace é o grupo que contém os e-commerces da Americanas.com, Submarino e Shoptime.

Todos eles estão entre os melhores marketplaces do Brasil e atraem milhões de visitantes todos os dias. 

É exatamente esse alcance que faz com que empreendedores se interessem em realizar vendas por meio desses canais. 

Mas como vender mais na BW2 e se destacar entre seus concorrentes?

1. Crie um bom cadastro do produto 

Ao cadastrar o seu produto você deve ter atenção principalmente voltada para três fatores:

  • título;
  • descrição;
  • fotos. 

O título deve conter as palavras chaves usadas pelos clientes que pesquisam o produto.

Para ter acesso a essa informação uma saída é pesquisar no Google Trends e entender quais os termos usados por usuários para pesquisas por produtos similares ao seu.

Por exemplo, se você deseja cadastrar um batom vermelho, pode descobrir que o termo mais usado em pesquisas por esse produto é “batom vermelho vibrante”. 

Quanto mais próximo da pesquisa estiver o seu produto, mais chances de você ocupar melhores posições nos resultados e fazer a plataforma identificar que o seu produto é o mais relevante para o cliente dando destaque a ele. 

Em relação à descrição seja bastante detalhista sobre:

  • tamanho (incluir um guia de medidas pode ajudar muito);
  • cor;
  • tamanho;
  • modos de usar;
  • dicas de uso e mais. 

Evite erros de português e abreviações de termos importantes sobre o seu produto.

2. Atenção especial às fotos

Já falamos rapidamente acima mas é importante reforçar que usar fotos de boa qualidade é essencial para a venda pela internet. 

Esse fator é relevante porque o cliente não está tocando o produto como faria em uma loja física, por isso ele precisa acreditar que aquelas fotos representam exatamente o que ele vai receber. 

Inclua fotos de diferentes ângulos de um mesmo produto e fique atento a resolução das imagens. 

3. Conquiste a buy box

Quando você vende dentro de um marketplace é bastante comum que outras empresas comercializem o mesmo produto que você. 

A buy box é um lugar de destaque dentro da página de um produto reservada para a oferta que a plataforma entendeu como mais relevante para o consumidor. 

Com isso, se preocupar em como ocupar este lugar é um item fundamental de qualquer guia sobre como vender mais em marketplace.

Quem ocupa este lugar geralmente tem um fluxo maior de vendas. Em suma, ser a oferta da buy box é uma das grandes preocupações de como vender mais na B2W. 

Na imagem abaixo o retângulo azul indica a oferta que ocupa a buy box. A primeira seta, também em azul, indica o vendedor que conquistou essa posição e que irá realizar a venda e a entrega do produto. Já a segunda seta mostra o local onde o cliente pode clicar para ver outras ofertas e analisar se a indicada é mesmo a melhor opção.  

Como vender mais na b2w

Alguns critérios norteiam a escolha da oferta que receberá o posto da buy box, entre elas:

preço;

  • boas opções de parcelamento;
  • custo do frete;
  • boa avaliação de outros clientes que já realizaram compras;
  • volume de estoque. 

O algoritmo da plataforma de marketplace irá contabilizar a pontuação de cada cliente de acordo com os critérios listados e irá definir quem ocupará a posição tão almejada.  

4. Ofereça uma ótima experiência de compra e pós-compra ao cliente

Como dissemos acima, uma boa avaliação dos clientes que compraram com a sua marca é fundamental para manter suas chances de ter (ou manter) seu lugar de destaque entre seus concorrentes. 

Se você quer aprender como vender mais na B2W saiba que com uma nota abaixo de 3,7, além de deixar os clientes bastante receosos de realizar uma compra, tira as chances do produto ocupar a buy box. 

Mantenha boas notas em índices de entrega e evite reclamações. Para isso uma dica é se manter atento aos chamados dos clientes, respondendo o mais prontamente possível, melhorando a experiência do cliente

Defina o prazo de acordo com a sua capacidade de entrega e cumpra-o. 

Atenção: prazos de entrega mais curtos possuem mais chances de converter em vendas. Para isso mantenha um bom controle de estoque na empresa e uma logística de e-commerce eficiente. 

5. Crie anúncios patrocinados 

A B2W, assim como outros marketplaces como Mercado Livre, oferece a opção de você anunciar seus produtos

O B2WADS permite que você anuncie, dentro do próprio marketplace, o produto que você desejar. Os anúncios sempre tem o potencial de gerar mais cliques e, consequentemente, mais vendas.

Analise quais produtos têm maior potencial de venda e quais são os itens que estão sendo bastante procurados por clientes. A partir disso, crie seu anúncio.

6. Participe das campanhas promocionais propostas pelo marketplace

O varejo digital, assim como o varejo físico, utiliza as promoções para atrair clientes, disputando a atenção dos consumidores que ficam divididos entre tantas opções de lojas virtuais. 

Participar das campanhas promocionais do marketplace é então uma forma de aproveitar o maior movimento de compradores que estão acessando o site nessa época. 

Com bons preços e promoções, seu produto tem mais chances de receber destaque, ter mais visualização e aumentar as vendas. 

Uma outra boa ideia é fazer parte do modelo da AME Digital. Ela funciona como uma plataforma de cashback, na qual o cliente compra e recebe uma parte do valor de volta.

É claro que existem taxas para isso, mas vale a pena considerar esse modelo, afinal cada dia mais pessoas estão descobrindo o cashback. Esse é um benefício muito valioso para os consumidores e por isso é uma das formas de como vender mais na B2W.

7. Atenção ao frete

A BW2 oferece a seus parceiros a solução B2W Entrega que ajuda os vendedores a oferecerem melhores soluções de frete para clientes. 

Em alguns casos seus produtos podem fazer parte do B2W Prime onde o cliente pode comprar um produto com frete grátis, sem que sua empresa tenha custo.

Lembre-se que nas vendas pela internet o frete competitivo é um grande atrativo para clientes.

Prepare-se para vender na B2W

Na B2W o cadastro de seus produtos é gratuito e você você só tem algum custo quando realizar vendas. A taxa é de 16% a cada transação (produto e frete). 

Além disso, o valor da venda não cai direto na sua conta bancária registrada. Os pagamentos são liberados de 15 em 15 dias. 

Para se preparar para vender pela B2W assim como em outros marketplaces é preciso ter:

  • bom estoque;
  • capital de giro para arcar com as despesas até o pagamento;
  • investir em marketing (como no caso dos anúncios).

Para ter capital para tudo isso consulte as condições de financiamentos que a Gyra+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Em três passos simples você pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negócio:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Pagseguro, Bling ou Skyhub;
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em até 72h na sua conta.

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