Como vender no Google Shopping sem custo?

E-commerce 30 de Nov de 2020

Quando alguém quer comprar um produto é no Google que a pessoa pesquisa. É uma comportamento padrão, não é mesmo? O varejo especialmente tem um grande potencial nessa parte já que existe o Google Shopping. Todo varejista deseja esse destaque e, por isso, como vender no Google Shopping é um dos tópicos comentados.

Mas como aparecer nessa área nobre dos resultados de busca? É pago? Tem como aparecer sem anunciar?

Você que é um vendedor atento já deve ter se feito essas perguntas.

Reunimos neste post as principais informações sobre como vender no Google Shopping, se destacar e aparecer sem custos nessa parte do Google.

Boa leitura!

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping é uma seção da página de resultados do Google onde aparecem anúncios de produtos relacionados a palavra-chave pesquisada.

Os anúncios aparecem tanto na lateral direita da tela (como mostra a imagem acima) quanto alinhados lado a lado no topo da página.

No início do mês de Outubro de 2020, o Google anunciou a “a adição de listagens gratuitas à guia "Shopping" em países da Europa, Ásia e América Latina”.

Ou seja, mesmo sem pagar diretamente para aparecer nesta seção, os donos de lojas virtuais podem fazer seus produtos aparecerem nela.

Uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil apontou que 97% das pessoas pesquisam online sobre os produtos do seu interesse antes de comprar em lojas físicas.

Por isso, essa mudança é muito bem vinda para os vendedores que desejam conquistar clientes, mas não tem condições de investir em anúncios pagos.

Saiba mais neste post completo ‘O que é Google Shopping e como configurar para vender mais’.

Como vender no Google Shopping SEM pagar?

Para aprender como vender no Google Shopping sem custo e ganhar um lugar ao sol dentro dessa seção, primeiro, é necessário configurar seu site no Google Shopping.

O processo começa com o cadastro no Google Merchant Center para criar sua conta e fazer as verificações necessárias de que você é dono do seu canal de vendas.

Depois, você precisa cadastrar seus produtos (nome, categoria, descrição, foto, etc). Mas fique tranquilo que você pode exportar os dados da sua plataforma de e-commerce e importá-los para Google Merchant Center sem ter grandes trabalhos.

O vídeo abaixo ensina o passo a passo para fazer essa etapa:

Feita essa parte e os ajustes necessários apontados pelo sistema, os produtos ficam salvos no menu ‘Produtos’ > ‘Itens salvos’.

Caso você queira continuar para fazer anúncios pago no futuro, continue o cadastro como mostra o passo a passo completo no post:’ Como configurar Google Shopping: passo a passo’.

Como ativar a listagem de produto gratuita na guia Shopping

Para aparecer e vender no Google Shopping sem pagar é preciso autorizar essa opção dentro do Google Merchant Center.

Clique no menu Crescimento > Gerenciar programas e, em seguida, em ‘Primeiros passos’ na opção ‘Liste seu produtos online gratuitamente com o Google plataformas’.

Você vai ser direcionado para as etapas de configuração do Google plataformas e vai precisar:

  • adicionar seus produtos (no caso, você já terá a configuração pronta do Merchant Center, então escolha essa opção);
  • incluir suas informações fiscais (etapa opcional);
  • configurar o frete (etapa opcional);
  • fazer a verificação do seu site;
  • confirmar se o site e URL pertencem mesmo a você.

Para concluir clique no botão ‘Ativar’ para finalizar a configuração.

Agora você está pronto para vender no Google Shopping! Mas já se perguntou como driblar a grande concorrência que existe entre os varejistas nesse espaço? Temos algumas dicas para você!

Dicas de como vender online no Google usando SEO

O cadastro é só a primeira etapa do trabalho quando se trata de como vender no Google Shopping. Isso porque a concorrência não vai ser pequena, então você precisa de toda ajuda orgânica possível para se destacar.

Para fazer isso você vai precisar colocar algumas técnicas SEO no Google Shopping em prática. Essas estratégias é que vão te ajudar a conseguir uma boa posição no ranking dos resultados.

Veja o que fazer para vender no Google Shopping:

1. Faça um título completo

O título do seu produto é a primeira coisa que o algoritmo do Google vai ler (e seu cliente também!).

Por isso, ele precisa ser objetivo e completo. Deixa de lado a enrolação e coloque aquilo que seu cliente em potencial vai digitar na hora da pesquisa, ou seja, a palavra-chave principal do produto.

Exemplo: Smartphone Samsung Galaxy S20 Ultra Cinza 128GB, 12GB RAM, Tela Infinita de 6.9".

2. Crie uma descrição atrativa

A descrição também influencia em como vender no Google Shopping. Com mais espaço para escrever, faça um texto completo colocando as informações por ordem de relevância.

Repita as características do título em formato de lista para facilitar a leitura e adicione mais informações relevantes como acessórios que vem junto com o smartphone. Use as palavras-chave do produto para dar relevância ao texto.

3. Tenha produtos categorizados corretamente no site

O Google Shopping importa o cadastro do produto do seu site oficial. Então cadastrar os produtos nas suas categorias corretas desde o início facilita a importação e, consequentemente, aparecer nos resultados das buscas.

Dessa forma, ele vai aparecer nos resultados do Shopping junto de produtos da mesma categoria, garantindo que ele esteja visível para quem se interessa por ele.

4. Seja detalhistas em relação às características

Um detalhe importante que vai ajudá-lo a vender no Google Shopping é incluir as características corretas e detalhes do produto.

Cheque o site do fabricante para garantir a exatidão das informações e coloque primeiro os detalhes mais relevantes.

5. Coloque a contagem de estoque na página do produto

Imagina fazer todos esses esforços para na “hora H” o usuário  abrir sua página e dar de cara com um “fora de estoque”?

Inclua a contagem tanto para você acompanhar os produtos que precisam de reposição quanto para criar um senso de urgência para que o usuário feche na sua oferta.

Gostou das dicas de como vender no Google Shopping?

Agora que você sabe como vender no Google Shopping de forma gratuita pode investir nesse upgrade para sua loja virtual.

Quer aprender também como anunciar? Confira outros dois posts:

Para crescer com planejamento e aumentar as vendas com segura, conte com a GYRA+ para te ajudar a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Solicite uma proposta e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.