Como vender comida online? Dicas para decolar o seu restaurante

Canal de Vendas 12 de Jul de 2021

O dia a dia corrido e a facilidade dos apps de delivery tem tornado uma realidade o consumo de alimentos pelo meio digital. Sejam refeições rotineiras e até lanches esporádicos, a demanda é vasta, mas como vender comida online? Veja este artigo até o fim e descubra!

A cada dia novos restaurantes migram ou são criados diretamente para vender apenas via delivery, o Ifood, por exemplo, já tem cerca de 212 mil restaurantes cadastrados. Isso mostra que essa tendência veio para ficar e se destacar nesse ambiente tão competitivo é necessário.

Como começar a vender comida online?

Antes de cadastrar seus produtos em algum aplicativo ou sair distribuindo cardápios por aí, vamos ao básico com algumas técnicas para vender comida online de modo que você consiga estruturar seu negócio e comece com o pé direito.

Escolha o ramo de atuação

A primeira coisa a se definir quando se pensa em como vender comida online é definir qual o nicho para vendas online que você deseja “atacar”.

Você pode ter um restaurante que vende refeições diárias, montar um mercado virtual, vender produtos de lanchonete ou entregar doces e sobremesas.

Esse precisa ser o primeiro ponto a ser definido, tente não agregar tantos nichos diferentes nesse início porque, além do trabalho ser maior, você precisará montar um estoque muito grande, o que gera mais custos.

Esse ponto é fundamental, muitas empresas começam e fecham porque querem abraçar o mundo e vender de tudo, muitas vezes o trabalho fica muito puxado o que resulta em produtos encalhados no estoque, incapacidade de gestão, queda na qualidade da produção e até mesmo pode levar sua empresa a receber avaliações de produtos negativas.

Ao definir com o que você vai trabalhar, busque se informar sobre as características e normas que devem ser seguidas para vendas de comida online.

Se resolver vender produtos congelados, por exemplo, busque saber como vender comida congelada na internet antes, cada ramo tem suas regras, por isso, pesquise antes para não pagar multas ou sofrer com reclamações e devoluções.

Evolua seu cardápio de forma gradativa

Se você busca como vender comida online é preciso saber como elaborar o seu cardápio. Para isso é necessário que você tenha na ponta do lápis os custos para produzir os produtos que quer oferecer. Essa conta também vai ser útil na hora de precificar.

Faça um cardápio mais simples, depois vá fazendo testes com novos produtos e evolua aos poucos as opções que você irá acrescentar.

Tenha um sistema de pedidos

Algo que não pode ficar de fora quando você começar são as formas de processar, separar e entregar os pedidos.

É essencial que você defina o horário que irá atender e a capacidade de atendimento diário de acordo com a mão de obra disponível e a quantidade de ingredientes que você possui.

Outros pontos importantes dessa etapa são:

  • defina as formas de entrega e pagamento que você irá aceitar,
  • ofereça as opções de delivery e take away(buscar no local),
  • faça parcerias com entregadores ou utilize serviços de entrega de terceiros como os entregadores do Ifood e Ubereats antes de colocar seu negócio online.

Saiba definir seu público e seu preço

Como dissemos anteriormente, ao fazer o levantamento para montar seu cardápio você terá a noção dos custos de produção e isso é o primeiro valor para definir o preço de venda.

Tão importante quanto o custo você tem que saber para quem está vendendo, o perfil desse público e do seu produto. Por exemplo, se você quiser produzir alimentos com ingredientes mais caros você tem que ter um preço mais alto, se for um público que pague menos, mas que compre mais vezes você tem que ter um preço mais em conta, tudo é uma questão de equilíbrio.

Confira a seguir, dicas de como precificar seus produtos.

Defina canais de divulgação

De nada adianta você saber como vender comida online sem aprender as principais dicas de como divulgar seus produtos.

O ideal nesse início é escolher poucos meios de divulgação, dê preferência aqueles que você domina, no geral o Whatsapp costuma ser bom para começar a agregar clientes, bem como as redes sociais, tanto com estratégias de produção de conteúdo como anúncios.

Utilize apps como Canva para criar layouts bonitos para cardápios e promoções e conforme o crescimento vier invista em mais em Marketing.

Para dar um passo rumo à construção de uma estratégia de marketing eficiente, leia o artigo,Como conseguir clientes pela internet em 7 passos simples”.

Como vender comida online no Ifood?

Um dos aplicativos mais populares da atualidade quando se trata de delivery de alimentos, o Ifood costuma ser uma vitrine interessante para quem está nesse ramo, por isso vamos trazer como começar a utilizá-lo nas vendas.

O Ifood não cobra taxa de adesão, apenas um percentual em cima de cada produto vendido. Você pode acessar a lista de tarifas para acrescentar esse custo no seu preço final. Após escolher qual das opções de comidas para vender no delivery você precisará:

  • Ter um computador com acesso a internet e baixar o app de vendedor
  • Possuir um CNPJ, pode ser MEI (Micro empreendedor individual)
  • Ter um bom atendimento e relacionamento com o cliente
  • Entregar os produtos dentro do prazo e de acordo com as descrições

Para entender melhor como realizar todo o cadastro e começar dentro do app deixamos um vídeo com um passo a passo para você:

Erros para evitar ao vender comida online

Para fechar vamos a alguns erros que muitos cometem que podem comprometer muito o negócio de quem busca saber como começar a vender comida online que podem ser evitados:

  • Oferecer prazos menores dos que você consegue atender
  • Cardápio desatualizado
  • Desorganização na equipe de entrega
  • Atendimento lento e falsas promessas
  • Produtos muito diferentes das descrições e/ou fotos

E aí conseguiu aprender como vender comida online? Sabemos que decolar um negócio, comprar ingredientes, ter um capital de giro suficiente e atrair clientes não é uma tarefa fácil e exige investimento. Por isso a Gyra possui algumas soluções que podem te ajudar!

A GYRA+ tem planos de empréstimo ideais para o seu negócio digital. Aqui você consegue o aporte financeiro necessário para alavancar seu negócio. Você faz a solicitação do valor desejado e recebe capital de giro em até 24 HORAS, sem burocracias, sem garantias e com as melhores taxas do mercado.

Acesse nosso simulador de empréstimo, solicite uma proposta em nosso site e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Conheça mais sobre a nossa solução, no vídeo abaixo.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.