Como usar o Pix no Mercado Livre? Passo a passo para vender mais

Mercado Livre 5 de Jul de 2021

Agora que o Pix já virou uma realidade na vida dos brasileiros, as empresas estão, a cada dia que passa, se preparando mais para agregá-lo em seus serviços, e daí surge a dúvida: como usar o Pix no Mercado Livre?

Primeiramente, SIM! O Mercado Livre aceita Pix! Desde o dia 15 de Abril de 2021, o maior Marketplace da América Latina integrou em seus sistemas o meio de pagamento mais esperado pelos brasileiros.

O Pix veio com muitas vantagens ao sistema financeiro brasileiro, sendo um meio de pagamento instantâneo (leva apenas alguns segundos), e disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. E claro, gratuito para pessoas físicas, e baixo custo para empresas.

Neste post nós vamos ajudar tanto o lojista que quer aprender como vender com o Pix, quanto o consumidor que quer pagar com Pix no Mercado Livre.

Para isso, separamos este texto nos seguintes tópicos para lojistas:

  • como usar o Pix no Mercado Livre
  • benefícios de vender com Pix no Mercado Livre

E para o consumidor:

  • como utilizar o Pix no Mercado Livre
  • benefícios de pagar com Pix no Mercado Livre

Agora que o Mercado Livre aceita Pix, vamos aprender tudo o que você precisa saber para utilizar este incrível serviço. Portanto, siga com a gente!

Como usar o Pix no Mercado Livre sendo lojista?

Vamos aprender como usar o Pix no Mercado Livre sendo lojista, e para isso, claro, você irá precisar utilizar sua conta do Mercado Pago, que é onde você ajusta a parte financeira de sua loja virtual.

Mas antes, é preciso que você tenha uma chave Pix para sua empresa. Para isso, basta que você entre no sistema de seu banco (seja site ou aplicativo), e escolha qual chave Pix você irá cadastrar.

Para sua empresa você poderá escolher os seguintes tipos de chaves:

  • seu CNPJ;
  • número de celular;
  • e-mail;
  • ou chave aleatória.

Já com sua chave Pix criada em seu banco, é hora de:

  1. entrar em seu sistema do Mercado Pago,
  2. acessar “Seu perfil”,
  3. em seguida escolher a opção “Suas Chaves Pix”.

Aí, basta seguir as instruções apresentadas pela plataforma, validar seus dados e sua chave Pix será cadastrada em poucos minutos.

Assim que você tiver sua chave Pix cadastrada no Mercado Pago, você terá a opção de gerar QR Code e começar a aceitar pagamentos via Pix.

Se você não sabe nada sobre Mercado Pago, leia o artigo, “Tudo sobre o que é Mercado Pago e como funciona”.

Benefícios de vender com Pix no Mercado Livre

Saber como usar o Pix no Mercado Livre vai te trazer diversos benefícios. Para você conhecer melhor, segue nossa pequena lista dos principais:

  • rapidez da transação: como o sistema realiza o pagamento em questão de segundos, você terá muito mais eficiência em aprovar o pagamento de algum produto e liberá-lo rapidamente a seus clientes.
  • menores taxas: as taxas no uso do Pix podem ser menores que outras opções de pagamento, como cartões e boletos bancários.
  • segurança: o Pix é uma forma segura de pagamento, garantido pelo Banco Central do Brasil.
  • facilidade para seus clientes: proporcionar uma melhor experiência de compra para seus clientes vai te ajudar a vender mais no Mercado Livre.

Lembre-se: quanto mais você facilitar a experiência de compra de seus clientes, mais vendas você terá oportunidade de fazer.

Como utilizar o Pix no Mercado Livre na hora de COMPRAR produtos?

E para você consumidor que deseja saber como utilizar o Pix para compras no Mercado Livre, saiba que é muito simples.

Dependendo de como você está fazendo sua compra, seja pelo computador ou pelo celular, você poderá utilizar diferentes formas de pagar.

Para ambas as opções você precisa ter o aplicativo de seu banco instalado em seu celular, pois é a partir dele que você irá realizar seu pagamento.

Para realizar a compra pelo celular

Assim que você escolher o produto que deseja comprar e clicar em comprar, você será encaminhado para as opções de pagamento. Lá você irá escolher a opção Pix e confirmar.

Assim que a opção Pix for escolhida você receberá um código de pagamento. Basta copiar este código e:

  1. entrar no app de seu banco:
  2. clicar na opção Pix,
  3. selecionar “Pix Copia e Cola”,
  4. colar o código no campo indicado.

Antes de finalizar, você verá as informações sobre o pagamento que está realizando, a fim de confirmar as informações e o valor, antes de concluir.

Para realizar a compra em um computador

Se você está realizando a compra a partir de um computador, basta clicar em comprar o produto escolhido e prosseguir até a parte de pagamento, e escolher a opção Pix. Assim como no celular.

A diferença é que além da opção do código Pix você terá a opção de pagar com QR Code.

Com ela, basta você pegar o seu celular, abrir o app de seu banco e entrar na opção Pix. Dentro do menu Pix você verá a opção “Pager QR Code”. Selecione esta opção e aponte a câmera de seu celular para o QR Code gerado na tela de seu computador e espere que ele faça a leitura.

Assim que a leitura for feita você poderá confirmar as informações necessárias para realizar o pagamento.

Benefícios de pagar com Pix no Mercado Livre

O consumidor também tem seus benefícios ao pagar com Pix, entre eles:

  • agilidade na liberação de suas compras: pagando mais rapidamente, mais rápido você terá o seu produto liberado para o envio.
  • segurança: assim como o Pix é seguro para o vendedor, ele também garante a segurança de quem está comprando.
  • custo: utilizar o Pix é totalmente gratuito para o consumidor.
  • facilidade no pagamento: como você pôde ver, fazer um pagamento via Pix é bem simples e rápido, dispensando o uso de boletos e cartões.

Aprendeu como usar o Pix no Mercado Livre?

Pronto para utilizar o pagamento via Pix em sua próxima compra no Mercado Livre? Ou mesmo começar a receber pagamentos de clientes?

Agora que o Mercado Livre aceita Pix e você viu as vantagens, tanto para quem quer vender com Pix como para o consumidor, que busca realizar suas compras de maneira rápida e segura, não perca tempo e experimente já.

Se você é vendedor e tem outras plataformas de venda, aproveite para ler também o artigo, “[GUIA] Pix no e-commerce: como funciona, taxas e benefícios”, e descobrir como oferecer esse método de pagamento na sua loja.

O mercado digital é cada vez maior e para aproveitar todas as oportunidades que ele oferece, é preciso investir no seu negócio.  Para isso, você pode contar com a Gyra+. Nós realizamos financiamento empresarial online para que empreendedores digitais atinjam todo o potencial de seus negócios.

Em três passos simples, você pode ter o capital de giro que precisa para investir mais no seu negócio online:

  • indique o valor de empréstimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre ou Mercado Pago, Cielo, PagSeguro, Rede, PayPal, Bling, Skyhub, entre outros
  • a análise será realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em 24h na sua conta.

Faça uma avaliação gratuita no simulador de financiamento para empresas e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.