Como tirar a empresa do vermelho: 6 dicas para começar!

Finanças 16 de Jun de 2021

Como tirar a empresa do vermelho? Essa é uma dúvida que muitos empreendedores têm quando se veem diante de uma crise financeira.

Mas é possível recuperar a saúde financeira, se a situação for percebida rápido e as medidas começarem imediatamente após a descoberta.

A falta de conhecimento sobre gestão financeira empresarial é o que leva muitas empresas a fecharem precocemente no mercado.

Então, seja cauteloso na hora de investir seu capital em um negócio. Estude o mercado, liste as despesas iniciais, mantenha apenas os gatos essenciais e registre todas as entradas e saídas no fluxo de caixa.

Mas se a situação já estiver grave, você pode seguir as dicas para sair do vermelho que reunimos neste post para você.

Continue lendo e saiba como tirar a empresa do vermelho. Boa leitura!

Como tirar a empresa do vermelho?

Sua empresa está no vermelho e você não sabe o que fazer para reverter a situação e voltar a ter saúde financeira.

Siga as dicas que reunimos nos próximos tópicos e comece a contornar essa situação.

1. Organize suas contas em dívidas

O primeiro passo de como tirar a empresa do vermelho é organizar quais são as contas em dívida atualmente.

Reúna todos os boletos em atraso e separe por categorias como despesas gerais, fornecedores, impostos, cartão de crédito, etc.

É importante que você saiba não só quais, mas também qual é o valor devido em cada um desses setores.

Depois, organize as dívidas por ordem de prioridade, colocando na frente aquelas que possuem juros mais altos, pois essas têm o potencial de se tornarem maiores em pouco tempo.

Essa etapa pode ser feita com a ajuda de um contador. Mesmo com o dinheiro curto, invista em uma consultoria pontual para separar corretamente as contas.

Além disso, o contador pode orientar sobre critérios legais que algumas pendências que você tem podem ter sobre o seu negócio.

Depois de terminar a análise e separação das contas, você estará pronto para colocar em prática o item #2.

2. Tente renegociar as dívidas

Admitir as pendências financeiras é a melhor maneira de como tirar a empresa do vermelho. Por isso, faça contato com seus principais devedores para renegociar as dúvidas.

Como todos os envolvidos querem resolver a situação e receber/quitar o que está pendente, a renegociação é uma saída eficiente.

Provavelmente, existirá um juros nesse cálculo, mas ele pode ser menor se você conseguir pagar em um prazo mais curto.

Mas se o cenário não for favorável no curto prazo, não deixe de tentar uma oferta. Ficar com o nome da empresa sujo no mercado pode fechar muitas portas.

O poder de barganha com os fornecedores, por exemplo, vai por água abaixo. Então, se o objetivo é tirar a empresa do vermelho, contacte suas maiores dívidas para eliminá-las.

Assim, você pode abrir um caminho e começar a recuperar o seu fluxo de caixa.

3. Controle o fluxo de caixa

Durante o processo de como tirar a empresa do vermelho, você vai precisar ser rigoroso em relação ao controle do fluxo de caixa.

As entradas e saídas precisam ser monitoradas com precisão. Faça esse balanço diariamente para não perder nenhum detalhe.

Administrar o fluxo de caixa é importante para identificar, por exemplo, as datas em que acontecem as entradas de dinheiro.

Dessa forma, você pode organizar os pagamentos para datas próximas ao recebimento e garantir o pagamento das despesas prioritárias.

Além disso, o fluxo de caixa ajuda a acompanhar o capital de giro que ainda está disponível para manter o gerenciamento do negócio.

Quer entender melhor esses dois conceitos? Leia o post: ‘O papel e a diferença entre capital de giro e fluxo de caixa’ e controle os dois corretamente.

4. Corte gastos supérfluos

Em paralelo ao controle de caixa, faça também um corte de gastos supérfluos para tirar a empresa do vermelho.

Monitorando o que entra e o que sai do caixa financeiro, observe quais são os gastos recorrentes que podem ser economizados.

Assim, você pode reduzir os custos nesse momento crítico e encontrar novas soluções para elas.

Crie uma rotina de trabalho mais otimizada evitando luz acesa o tempo todo, negociando planos de celular caso você não use tudo que seu plano atual oferece, automatizando tarefas para cumpri-las em menos tempo, etc.  

Para fazer uma análise bem feita, pense em detalhes supérfluos como coisas que não são essenciais para o andamento do negócio.

Dessa forma, você evita diminuir, por exemplo, seu plano de internet , pois ele é essencial para manter seu site acessível e atualizado com agilidade.

Leia também: É possível economizar com as despesas fixas de uma empresa? Veja como.

5. Invista em ações para aumentar o faturamento

Mas não é só pagando as dívidas e cortando despesas que você vai ter sucesso em como tirar a empresa do vermelho.

Paralelo a essas atividades, é importante continuar investindo nas vendas e em formas de aumentar o faturamento para conseguir quitar as dívidas.

Então, planeje estratégias de vendas para atrair os atuais e também novos clientes:

  • crie benefícios especiais para clientes fiéis: liste os cliente que mais compram na sua loja virtual e crie ações especiais para eles como programas de recompensa;
  • aposte nas redes sociais: crie conteúdos relevantes e úteis e invista em anúncios pagos para impulsionar ações específicas;
  • promova ações promocionais como descontos para compras acima de um valor específico para tentar aumentar o ticket médio dos pedidos.

6. Faça um empréstimo empresarial

Essa dica pode parecer que está na contramão de como tirar a empresa do vermelho, mas não é esse o caso.

Alguns empréstimos empresariais possuem juros mais baixos do que o de alguns tipos de doações.

Então, ao invés de dever para o seu credor a juros altíssimos por mês, você pode fazer um empréstimo para quitar as dívidas maiores à vista.

Assim, você parcela o empréstimo no tempo necessário, mas sem sofrer com os juros altos.

É importante seguir todas as dicas de organização financeira acima para não perder nenhuma data de pagamento do empréstimo.

Fazer essa troca de dívida só vai funcionar para tirar a empresa do vermelho se você se empenhar para melhorar as finanças.

Confira mais dicas no vídeo abaixo:

Gostou das dicas para sair do vermelho?

Agora que você já tem um caminho de como tirar a empresa do vermelho, pode começar a trabalhar para recuperar e manter seu caixa no azul.

Se optar por um tipo de empréstimo para empresa, escolha uma instituição financeira séria e com credibilidade no mercado.

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 72 horas. Acesse o site e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, Conta Azul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Ótimo! Você se inscreveu com sucesso.
Ótimo! Agora, complete o checkout para ter o acesso completo.
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está completamente ativada, agora você tem acesso completo ao conteúdo.