Como receber o dinheiro do Mercado Livre? Entenda os prazos e critérios para liberação

Mercado Livre 7 de Ago de 2020

Quem deseja empreender pela internet, vê no Mercado Livre uma excelente opção. Isso porque o site é seguro, bem conhecido e oferece boas possibilidades de público para o vendedor. Mas, para quem está iniciando um negócio por esta plataforma, uma dúvida costuma ser recorrente: como faço para receber o dinheiro do Mercado Livre?

  • Está começando agora e tem dúvidas sobre seu negócio? Saiba o que mais vende no Mercado Livre.

Apesar deste questionamento ser recorrente, o procedimento não costuma ser muito complexo. Na realidade, o primeiro critério para saber responder esta pergunta é se o vendedor usa o Mercado Pago, sistema de pagamento oferecido pelo Mercado Livre. Este é o método mais tradicional e indicado, tanto para os lojistas quanto para os consumidores.

No entanto, também é possível receber um pagamento via depósito, acordado diretamente com o comprador. Neste caso, são indicados alguns procedimentos de segurança para garantir o recebimento do dinheiro:

  • Conte todo o dinheiro e verifique se é verdadeiro;
  • Confirme se o cheque tem fundos;
  • Confirme com o banco se a transferência ou depósito bancário do comprador foi identificado.

Mas, se você usa o Mercado Pago, este artigo vai te ajudar a saber como receber o dinheiro do Mercado Livre e poder utilizar os lucros de suas vendas!

Como funciona o Mercado Pago?

Antes de abordarmos os procedimentos para que você consiga retirar o dinheiro de suas vendas no Mercado Livre, é importante que saiba como funciona o Mercado Pago para os vendedores.

O intuito do sistema é oferecer confiança para lojistas e consumidores, garantindo que a transação seja corretamente realizada do início ao fim. Além disso, é uma plataforma de meio de pagamento, que permite que o lojista oferece formas como cartão de crédito e boleto para que os usuários comprem seus produtos.

Com ele, o procedimento para receber o dinheiro do Mercado Livre é simples e varia de acordo com o método escolhido pelo comprador. Para se cadastrar, basta ter conta cadastrada no Mercado Livre e fazer o login a partir dela. Assim, o Mercado Pago vai utilizar as informações do seu negócio já cadastrado. Além disso, você deverá informar uma conta bancária para onde serão destinados os valores recebidos pelo sistema.

Quanto tempo leva para liberar o dinheiro do Mercado Pago?

Quem resolve empreender pelo Mercado Livre e deseja se tornar um vendedor de sucesso tem algumas preocupações, por exemplo, atrair mais clientes ou melhorar sua reputação no site. E, quanto mais o empreendedor digital cresce nesse meio, mais lucro ele terá e mais precisará liberar o dinheiro no Mercado Pago.

O tempo que leva para o valor ficar disponível na conta do Mercado Pago varia de acordo com a forma de entrega. Caso o lojista faça envios por conta própria, ele poderá usar a quantia referente ao produto despachado 11 dias após o comprador receber o produto. Este prazo poderá ser menor, caso o consumidor informe que já está com sua mercadoria antes deste período.

Por outro lado, se o dono da loja virtual utiliza a plataforma do Mercado Envios, é possível retirar a quantia dois dias após a entrega ser confirmada.

Cabe destacar ainda que, se o vendedor se esquecer de confirmar a entrega ou a plataforma identificar que ele não tem muita experiência ou acessa pouco o site, este tempo para disponibilização dos valores pode ser bem maior, de até 28 dias.

Quando o dinheiro for aprovado, o usuário será notificado por e-mail. É recomendável que ele acesse sua conta no Mercado Pago para checar se a quantia está mesmo disponível, pois já ocorreram casos de vendedores que caíram em golpes de e-mails falsos encaminhados em nome do Mercado Livre. A plataforma ressalta também que, em hipótese alguma, faz este aviso por telefonema.

Não se esqueça ainda que o Mercado Livre cobra comissões sobre as vendas. Quer saber mais sobre as tarifas atualizadas? Leia nosso artigo sobre as novas tarifas do Mercado Livre.

Como receber o dinheiro do Mercado Livre?

Para saber como receber o dinheiro do Mercado Livre, primeiramente é necessário checar se há valores disponíveis para serem liberados do Mercado Pago. Isto é simples de verificar. Basta acessar sua conta e clicar no menu Atividade.

Nesta área, será informado o saldo em conta. Este valor poderá constar como dinheiro já disponível ou ainda em processo de liberação pelo Mercado Pago. Se for o primeiro caso, é só continuar o procedimento e pedir a transferência do valor para a sua conta.

O sistema vai solicitar o login e senha do vendedor somente para assegurar que é ele quem está fazendo o pedido. Em seguida, será cobrada uma taxa fixa de R$ 3 para encaminhamento da quantia para a conta bancária da preferência do lojista. O Mercado Pago possui o prazo de um dia útil para concluir a solicitação.

O vídeo abaixo, do canal Empreendedor Digital, resume as principais informações para os iniciantes que querem saber como receber o dinheiro do Mercado Livre.

Meu saldo permanece bloqueado. Como posso liberar o dinheiro do Mercado Pago?

Como citamos anteriormente, pode acontecer de o saldo do vendedor ficar preso por um tempo maior que o esperado. Esta situação geralmente reflete algo referente à qualificação do lojista, à sua assiduidade no site ou mesmo algum problema ocorrido em algum ponto entre a venda e a entrega para o consumidor.

Se mesmo após 28 dias transcorridos, o dinheiro não estiver disponível, é indicado que o usuário entre em contato para saber como receber o dinheiro do Mercado Livre. É possível buscar esta ajuda por e-mail, chat online ou mesmo pelo telefone.

Começou a empreender pelo Mercado Livre há pouco tempo, mas precisa de uma força extra para fazer o seu negócio lucrar mais? A Gyra+ tem o capital de giro que estava faltando para você ir mais longe.

Se você já é vendedor do Mercado Livre, é muito simples: basta utilizar seus dados de acesso da plataforma para se conectar com a Gyra. A partir de uma análise customizada, você recebe um retorno em até 24 horas, já com uma proposta de valor e prazo de pagamento do seu empréstimo. Simples e sem burocracia!

Solicite uma proposta agora mesmo!

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.