Como organizar o Whatsapp Business para gerar mais negócios e aproveitar benefícios?

Whatsapp 3 de Out de 2021

Sua empresa começou a utilizar um contato mais próximo com seus clientes e você precisa aprender como organizar o Whatsapp Business?! Este conteúdo é para você!

O Whatsapp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros, estando presente em 99% dos celulares do país, segundo uma pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box.

E com um aplicativo de mensagens tão presente na palma da mão de tantos brasileiros, é claro que as empresas buscam as melhores formas de aproximar seus contatos com estes consumidores.

Assim como milhares de outros empreendedores, você também precisa aprender como organizar o Whatsapp Business da sua empresa.

Para te ajudar com isso, separamos aqui as principais dicas do Whatsapp Business. E para isso dividimos nosso texto da seguinte forma:

Segue com a gente então para aprender como organizar o Whatsapp Business e muito mais!

O que é o Whatsapp Business?

O Whatsapp Business é a versão profissional do famoso aplicativo de mensagens.

Esta versão foi criada com foco nas empresas, para que elas se comuniquem da melhor forma possível com seus clientes, fazendo uso das diversas particularidades e ferramentas do Whatsapp Business, que são exclusivas desse modelo.

O Whatsapp Business é gratuito para as empresas, assim como a sua versão tradicional. Com ele você poderá criar um perfil profissional, também associado a um número de telefone.

Leia também: WhatsApp ou WhatsApp Business: entenda qual é a melhor opção para a empresa?

5 vantagens do Whatsapp para empreendedores

O Whatsapp Business vale a pena por muitas razões. Algumas das principais que podemos destacar são:

  1. Profissionalismo
  2. Contato direto com o seu cliente
  3. Facilidade de comunicação
  4. Facilidade na gestão de comunicação com seus clientes
  5. Acesso a diversos dados e estatísticas

1. Profissionalismo

Com um perfil profissional no Whatsapp seus clientes vão olhar para sua empresa com muito mais confiança, afinal de contas não é qualquer número de telefone que está falando com elas.

Além disso, com um perfil profissional você poderá adicionar muito mais informações dentro de seu perfil. Como por exemplo:

  • site de sua empresa;
  • e-mail para contato;
  • tipo de serviço que sua empresa oferece;
  • endereço;
  • e claro, seu contato telefônico.

2. Contato direto com o seu cliente

Como vimos logo no início deste texto, a grande maioria dos brasileiros conhecem e utilizam o Whatsapp. Isso dá a você e a sua empresa a possibilidade de estreitar as conversas com seu cliente. Se comunicando em uma plataforma que faz parte do dia a dia dele.

Poucos canais vão te dar uma comunicação tão direta e certeira quanto esta.

3. Facilidade de comunicação

A facilidade de comunicação é outro grande fator que favorece o uso do Whatsapp para empreendedores.

Com o Whatsapp Business você e seu cliente podem conversar por mensagens escritas, áudio, e até mesmo trocar imagens e vídeos.

Além disso, sua empresa ainda pode criar um bot para WhatsApp que vai auxiliar na automação de seus atendimentos ao cliente.

4. Facilidade na gestão de comunicação com seus clientes

A gestão de comunicação conta com diversos recursos que vão te ajudar como organizar o Whatsapp Business.

Recursos como as etiquetas que te ajudam a organizar as conversas com seus clientes, e até mesmo a criação de mensagens automáticas. Como por exemplo, mensagens de saudação ou de aviso que a loja não está em horário de atendimento.

Ou mesmo na integração a algum gerenciador de Whatsapp para empresas. Que poderá te dar ainda mais recursos para sua gestão de comunicação.

5. Acesso a diversos dados e estatísticas

O Whatsapp Business te dá a oportunidade de gerar diversas estatísticas que vão auxiliar sua empresa a entender o desempenho dos atendimentos de sua empresa.

Com base nestas informações você será capaz de estar sempre melhorando o atendimento de sua empresa.

As ferramentas do Whatsapp Business ajudam o empreendedor a se comunicar de maneira bem prática com seus clientes.

5 dicas de como organizar o Whatsapp Business

Agora que você conheceu um pouco mais do Whatsapp para empreendedores, algumas de suas vantagens, vamos então te dar algumas dicas de como organizar o Whatsapp Business de sua empresa.

As nossas principais dicas do Whatsapp Business para a sua empresa são:

  1. Escolha uma boa imagem de perfil
  2. Responda rapidamente seus clientes
  3. Programe mensagens automáticas
  4. Crie o seu catálogo de produtos
  5. Utilize o recurso de etiquetas

Vamos entender um pouco mais cada uma delas a seguir.

1. Escolha uma boa imagem de perfil

Escolher uma boa imagem de perfil é outro fator que vai contribuir com a imagem profissional de sua empresa.

Não use fotos da fachada de seu imóvel ou de produtos. Utilize uma foto de sua logomarca ou mesmo do nome de sua empresa, com uma arte de aparência profissional.

2. Responda rapidamente seus clientes

Ninguém gosta de ficar esperando, não é mesmo?! Agora imagina um cliente que está entrando em contato com sua empresa? É claro que ele não vai fazer questão de te esperar por muito tempo.

Portanto, seja ágil! E se você não puder responder naquele momento, programe uma mensagem para que seu cliente não fique sem resposta.

3. Programe mensagens automáticas

Programar mensagens automáticas é uma ótima forma de automatizar sua comunicação com seus clientes e te poupar de responder perguntas de maior recorrência. Ou mesmo para informar em momentos em que você não puder responder.

4. Crie o seu catálogo de produtos

Criar um catálogo de produtos é uma ótima forma de organizar a sua presença dentro da plataforma e facilitar o atendimento com o seu cliente, bem como facilitar as vendas por WhatsApp.

Não deixe de utilizar este recurso!

5. Utilize o recurso de etiquetas

As etiquetas são uma ótima forma de organizar suas conversas com seus clientes.

Principalmente se você possui mais de um colaborador em contato com seus clientes.

Você pode criar inúmeras etiquetas para classificar cada um de seus contatos.

Ficou mais fácil usar o Whatsapp Business agora?

Agora que você viu as diversas dicas do Whatsapp Business, suas vantagens e recursos que sua empresa pode utilizar, é hora de experimentar!

O Whatsapp Business está disponível tanto para Android quanto para iPhone. Assim como para PC e para Mac.

Aprender como organizar o Whatsapp Business contribui tanto para a garantia de um bom atendimento, como para o aumento das vendas e faturamento.

Para preparar sua empresa para responder a esses resultados, conheça a Gyra+.

A GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas para seu negócio. Nosso objetivo é te ajudar a ampliar seu capital de giro e assim ampliar sua capacidade de investimento em estoque, equipe, divulgação e mais.

Acesse o site da GYRA+, faça uma simulação e converse com nossa equipe que vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, Mercado Pago, SkyHub (B2W), Pagseguro, PayPal, Pagar.me, ContaAzul, Rede, Getnet, Cielo, Stone, Bling! ou Wirecard, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Saiba mais sobre as integrações da GYRA+.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.