Como montar um plano de ação para e-commerce? Descubra a partir de 7 passos
O seu e-commerce conta com um sólido plano de ação?
Engana-se quem pensa que, para fazer um modelo de negócio online ser um sucesso, basta criar um site para hospedar a loja virtual e cadastrar os produtos que serão colocados à venda.
Para que o seu e-commerce dê certo, é necessário ter planejamento. Isso vale não apenas para a fase de concepção da sua empresa de comércio eletrônico, mas também futuros projetos de expansão e campanhas pontuais.
O objetivo do plano de ação é garantir que todas as iniciativas do seu negócio sejam bem sucedidas e conduzidas de maneira organizada.
Nele são traçadas as diretrizes que vão orientar a atuação de todos os envolvidos na busca por resultados pré-estabelecidos. O plano de ação deixa claro o cronograma e o orçamento disponíveis e estabelece responsabilidades.
Dito isso, que tal aprender como montar um plano de ação para o seu e-commerce?
Se você ficou interessado, continue a leitura e confira um passo a passo que você pode implementar no seu modelo de negócio online para qualificar a sua gestão e obter resultados mais satisfatórios.
Leia também: Como montar um plano de negócios para e-commerce? [GUIA]
Como montar um plano de ação: passo a passo para o seu e-commerce
Um dos métodos mais utilizados por empresas de diferentes áreas para elaboração de planos de ação é o 5W2H.
Basicamente, ele define 7 perguntas que vão orientar os gestores durante a construção do plano de ação:
- O que (what) deve ser feito?
- Por que (why) deve ser implementado?
- Quem (who) é o responsável?
- Onde (where) deve ser executado?
- Quando (when) deve ser implementado?
- Como (how) deve ser conduzido?
- Quanto (how much) vai custar a implementação?
A grande vantagem do 5W2H é que ele ajuda a eliminar qualquer lacuna relacionada, por exemplo, ao cronograma, orçamento, profissionais responsáveis, tarefas a serem executadas e prazos para alcançar os resultados.
Confira a partir de agora o passo a passo de como montar um plano de ação 5W2H.
Passo 1 - Defina com clareza os seus objetivos
O primeiro passo para elaboração do plano de ação em vendas online é definir os seus objetivos de forma clara. Ou seja, quais resultados você espera alcançar com o seu e-commerce?
É importante que esses objetivos sejam realistas e estejam alinhados ao planejamento estratégico da empresa.
Uma das metodologias mais usadas para definir metas e objetivos é a SMART, saiba mais sobre ela neste vídeo do Jean Michel Baú:
Passo 2 - Estabeleça o que deve ser feito
Esse é o momento do passo a passo de como elaborar um plano de ação em que são estabelecidas as ações necessárias para alcançar os objetivos propostos.
Você pode organizar essas ações em um checklist, facilitando o acompanhamento de sua execução.
É importante que você explique também o motivo por trás dessas ações, o que faz elas serem relevantes para os resultados que se deseja atingir.
Passo 3 - Delegue as tarefas
A próxima etapa de como montar um plano de ação para e-commerce consiste em delegar as tarefas, definindo as responsabilidades de cada colaborador envolvido no projeto.
Essa é a parte do método 5W2H que fica definido “Quem” vai fazer “O que”. Se o seu comércio eletrônico conta com uma equipe considerável e as tarefas não recaem apenas sobre você, procure fazer a distribuição de responsabilidades considerando as competências dos profissionais que você tem à sua disposição.
Passo 4 - Defina o método de trabalho a ser adotado
Como as tarefas estabelecidas deverão ser executadas? Qual a metodologia que vai orientar o trabalho dos colaboradores envolvidos no projeto do seu e-commerce?
É extremamente importante que todos estejam na mesma página em relação aos métodos utilizados, evitando entregas muito divergentes por parte das equipes de trabalho.
Passo 5 - Crie um cronograma de atividades
Um plano de ação precisa contar com um cronograma muito bem definido. Os colaboradores precisam ter clareza no que se refere aos prazos para a conclusão de suas atividades e ao momento em que uma fase termina e outra se inicia.
Um bom cronograma permite otimizar o tempo disponível e contribui de maneira significativa para a produtividade.
Passo 6 - Monte um orçamento para financiar o seu projeto
Quanto você precisará investir no projeto do seu e-commerce? É necessário que o seu plano de ação conte também com um orçamento bem definido, esclarecendo toda a estrutura de gastos e o investimento necessário para financiar as estratégias da sua loja virtual.
Passo 7 - Monitore a execução do seu plano de ação
Estabeleça os mecanismos que deverão ser utilizados para monitorar a execução do seu plano de ação.
Por meio de métricas e indicadores, por exemplo, é possível acompanhar o desempenho das estratégias e realizar os ajustes necessários para otimizar seus resultados.
Leia mais: Como fazer um plano de marketing para e-commerce em 5 passos
Trouxemos mais um vídeo para que você entenda aida melhor como funcionam as 7 perguntas da metodologia 5W2H para planos de ação:
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