Como montar um e-commerce partindo do zero com 10 passos simples

E-commerce 1 de Ago de 2022

O modelo de comércio virtual cresceu, em vendas, mais de 57% nos últimos anos, segundo pesquisa da Neotrust, com o aumento de 9,4% no valor do ticket médio das compras. E nesse sentido, cresce a oportunidade de negócio online junto com a dúvida sobre como montar um e-commerce partindo do zero.

Já adiantamos que, para isso acontecer é necessário muito estudo, planejamento estratégico e conhecimento sobre como funciona um e-commerce. Portanto, montamos um guia com 10 passos simples, a fim de desvendar esse desafio de vendas pela internet, e assim, você iniciar seu e-commerce partindo do zero. Vamos lá?

Como funciona a venda online e porque começar um e-commerce?

Antes de tudo, um e-commerce é sinônimo de poder de venda pela internet pois, com um baixo investimento inicial e ótima rentabilidade você pode alcançar o máximo de clientes e consumidores possível. É lógico que, para atraí-los você precisará de estratégias de marketing específicas para seu nicho e público.

É certo que os consumidores estão cada vez mais adeptos a comprar online pela comodidade e praticidade desse modelo de negócio. Então, saber como criar um e-commerce é essencial para quem deseja lucrar no mercado.

A venda online pode ocorrer em diversas plataformas e canais de vendas digitais, ou até mesmo, integrando todos ao mesmo tempo. A digitalização das lojas é um movimento que junta consumidores, empresários, tecnologia e é uma ótima oportunidade para gerar lucro. Vamos conhecer como montar um e-commerce partindo do zero? Acompanhe!

10 passos para montar um e-commerce partindo do zero

Como falamos, para iniciar esse empreendimento é preciso planejamento, capacitação e muito conhecimento, mesmo sendo menos burocrático que um negócio físico.

Sem mais delongas, vamos para os 10 passos de como montar um e-commerce partindo do zero.

1. Trace um objetivo

O primeiro passo é sempre traçar objetivos claros, alcançáveis e realistas para seu e-commerce. Para começar, pense no macro, onde você quer chegar com sua empresa e o que você deseja com ela, pense no que deseja alcançar no curto, médio e longo prazo. Assim, será possível traçar índices de crescimento e acompanhá-los.

Após essa primeira etapa é hora de destrinchar os objetivos, crie um plano de ação que fará os objetivos se concretizarem. Dessa forma, você terá todas as etapas do seu processo bem delimitado e em poucos passos, que somado, resultará no crescimento da sua loja.

2. Escolha uma plataforma de e-commerce confiável

O segundo ponto importante de como montar um e-commerce partindo do zero é saber qual plataforma será escolhida para colocar sua loja virtual no ar. Atualmente existem diversas opções disponíveis no mercado e cada plataforma de e-commerce possui sua diferença e vantagem, é importante escolher uma que faça sentido para seu planejamento.

Nesse ponto é importante que você já tenha a estrutura legal para o seu negócio, para isso, você precisa ter regulamentado um CNPJ para sua empresa. Abrir um MEI é a forma mais fácil para quem começa, o processo pode ser feito todo online, você paga menos impostos e consegue gerar nota fiscal para seus clientes.

3. Defina o seu produto e nicho de mercado

Uma das principais etapas do seu e-commerce é definir qual será seu nicho de atuação e quais produtos serão comercializados. Isso se você já não souber. Para isso, é possível fazer uma pesquisa de mercado e descobrir quais produtos mais são vendidos no e-commerce.

Segundo dados da Neotrust, equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação estão entre os produtos com mais alta de vendas no mercado. Seguido de móveis, eletrodomésticos, tecidos, vestuário e calçados.

Após definir seu nicho e produto, será preciso identificar sua persona ou o perfil do cliente ideal, isso é importante pois é a partir do seu cliente que serão traçadas estratégias para alcançá lo.

4. Pesquise bons fornecedores

Depois de selecionar seu nicho e produtos, é necessário encontrar fornecedores para sua loja. Uma forma simples e rápida é fazer uma busca pelo produto escolhido seguido de ‘’fornecedor’’ ou ‘’distribuidor’’. Anote os dados para posterior contato.

Uma dica importante de organização é fazer uma planilha com todos potenciais fornecedores e destacar os negócios fechados, dessa forma, fica mais fácil realizar uma gestão de fornecedor. Ao negociar, aponte seus objetivos, proponha uma parceria e verifique os benefícios obtidos em cada contrato, visando uma troca justa e benéfica.

5. Estabeleça as opções de pagamento

As opções de pagamento são uma etapa importante do processo, pois, o ideal é ter o maior número possível de formas, mas claro, prezando sempre a segurança. Aqui, é necessário verificar quais formas são sempre procuradas pela sua persona, mas também, segura para ambas as partes.

Lembre sempre de estudar a integridade dos sistemas de pagamento e assim escolher as melhores formas para seu e-commerce.

6. Estipule os canais de atendimento

Os canais de atendimento são vitais para o e-commerce, é por meio de um bom serviço que o cliente se sente seguro, confortável e propenso a fidelizar compras com sua marca. Sempre priorize um contato humano, ético, responsável e que resolva os desafios do consumidor.

Segundo uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante que o preço da compra. Portanto, invista em estar presente nos canais mais usados pelos usuários, como Whatsapp, Facebook, Instagram, e-mail, telefone e preste uma assistência resolutiva.

7. Determine as opções de envio

A logística de entrega do seu e-commerce é algo que também pode ser decisivo para seus clientes na hora de comprar – assim como os métodos de pagamento – sempre vise oferecer opções seguras e diversas de frete. Nessa etapa volte um pouco nos seus objetivos principais e relembre o que você deseja oferecer ao seu cliente.

A partir daí será mais fácil optar por opções mais acessíveis ou mais rápidas, e se achar necessário, deixe o cliente optar. Mas, o mais importante é começar com uma opção e depois ir melhorando a experiência.

8. Organize o seu e-commerce

A partir dessa etapa, já saímos da parte estratégica e começamos com a ‘’mão na massa’’, nessa etapa é feito de fato a sua loja virtual. Adicionando ao cadastro dos produtos as fotos e descrições relevantes.

Lembre-se que a partir dessas informações que seus clientes conheceram o seu produto, capriche e seja fiel com a realidade.

9. Faça a divulgação da sua loja virtual

A divulgação do e-commerce é o que irá trazer clientes para sua loja, uma estratégia de divulgação deve acontecer nos diversos canais digitais para atrair visitas em sua empresa.

É possível realizar um planejamento orgânico – onde não precise de um investimento financeiro – em conjunto com anúncios pagos auxilia a alcançar diversos públicos.

Postagens nas redes sociais e posts no blog do e-commerce podem ser um ótimo atrativo orgânico para seu público. Por outro lado, os anúncios nas plataformas digitais pode alcançar um maior número de usuários, portanto, nossa dica é unificar os dois meios quando for possível para sua empresa.

Dica de leitura: Como fazer anúncios de produtos na internet? Passo a Passo

10. Monitore os resultados

Depois de aprender como montar um e-commerce do zero, seu papel principal será – além de executar todos os passos – monitorar os resultados para ajudar no crescimento da sua empresa. Isto é, acompanhar os índices de visitas, tempo de permanência nas páginas, número de vendas, ações de marketing e retorno sobre investimento.

Acompanhar os dados é fundamental para ter uma perspectiva real sobre quanto sua empresa está faturando, gastando, e até o quanto você deve continuar a investir. A partir dessas informações, cada vez mais, você conseguirá tirar insights para melhorar a performance do seu e-commerce.


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