Como montar balanço patrimonial? Veja a importância para empresa

Finanças 9 de Nov de 2020

O balanço patrimonial, também chamado de balanço contábil, é um documento que mostra a situação financeira de uma empresa em um determinado período, geralmente compreende um ano.

Mas como montar um balanço patrimonial?

Ser dono de um negócio inclui algumas tarefas mais específicas como a contabilidade. Se você não sabe como fazer sozinho, não pense duas vezes em pedir ajuda de um contador.

Para montar a estrutura do balanço patrimonial, porém, você vai precisar organizar financeiramente a empresa. Ter descritos as entradas e saídas, o controle de estoque, investimentos, pagamentos de tarifas e impostos, entre outros itens.

Com essas informações organizadas e acessíveis, você pode aprender como montar um balanço patrimonial sem erros ou ajudar o contador a prestar um serviço fiel para o seu negócio.

Quer aprender como montar um balanço patrimonial? Continue lendo este post e entenda a estrutura e a importância desse relatório para o crescimento do seu negócio.

O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um relatório financeiro feito pelas empresas que descreve os ativos e passivos de um negócio para avaliar a posição e os resultados após um período específico de operações.

A grande maioria das empresas fecha para balanço uma vez por ano para analisar como a empresa se mantém lucrativa ou se precisa dar um passo para trás e fazer mudanças.

É por isso que o balanço patrimonial é considerado um documento demonstrativo estático, pois ele mostra a realidade financeira de um período específico, na maioria dos casos de um ano.  

O período de um ano não significa necessariamente uma avaliação em dezembro, como se pode imaginar. Algumas empresas fecham o ano em Junho/Julho, por exemplo. A periodicidade varia de acordo com a natureza de cada negócio.

Por isso, é importante incluir o balanço no calendário de atividades financeira para que a empresa tenha o documento formal que demonstra suas operações.

Importante: além de ser um documento de análise interna importante para avaliar o patrimônio líquido da empresa, o balanço patrimonial é um documento exigido por lei — Artigo 1.179 do Código Civil Brasileiro.

Elementos do balanço patrimonial

Para aprender como montar um balanço patrimonial é importante entender três elementos fundamentais para sua execução: ativos, passivos e patrimônio líquido.

Esses fatores se referem a dados que devem ser descritos e agrupados no balanço para que o resultado final seja fiel a realidade.

Veja o que está incluído em cada um dos elementos:

Ativos

Os ativos do balanço patrimonial são os recursos que a empresa possui e que desempenham uma função ou agregam valor ao negócio.

Alguns exemplos de ativos são:

  • contas a receber;
  • restituição de impostos;
  • mercadorias em estoques;
  • investimentos;
  • móveis;
  • veículos;
  • máquinas;
  • patentes adquiridas, entre outros.

Todos os itens acima tem valor monetário tangível ou intangível para o negócio. Para montar um e-commerce, por exemplo, é preciso criar uma estrutura de operação.

Por menor que seja no início, ela vai crescendo conforme as operações e os investimentos feitos se convertem em valor ativo que faz parte do balanço patrimonial.

Passivos

Já os passivos representam todas as obrigações que a empresa precisa cumprir em relação às suas operações, ou seja, os pagamentos e outras saídas.

Nesta parte do balanço patrimonial estão incluídas:

  • pagamento de funcionários;
  • obrigações trabalhistas;
  • impostos e taxas obrigatórias;
  • parcela de empréstimo;
  • pagamento de fornecedores;
  • despesas gerais: aluguel, água, luz, telefone, internet.

Outras despesas não citadas aqui podem ser incluídas na lista já que cada tipo de negócio tem obrigações e necessidades diferentes.

Patrimônio líquido

O patrimônio líquido é o valor resultante da subtração dos ativos e passivos na hora de fechar o balanço patrimonial.

Ele também é chamado de capital social, ou seja, o valor que sobra em caixa depois de cumprida todas as obrigações.

Quando esse valor é positivo sinaliza uma situação financeira positiva, onde os sócios podem fazer retiradas, por exemplo.

Como montar um balanço patrimonial

Agora que você sabe o que é balanço patrimonial e os principais elementos deste relatório. Vamos ao passo a passo de como montar um balanço patrimonial do seu negócio.

1. Defina o período de fechamento do ano contábil da empresa para definir um período fixo do ano para fazer o balanço.

2. Separe todas as informações sobre os ativos e passivos desse período que serão incluídas no relatório.

3. Faça um double check das informações para garantir que nenhum dado está errado. Pegue os fluxos de caixa, folhas de pagamento, extratos e tire qualquer dúvida antes de registrá-las.

4. Organize os dados em uma tabela com uma coluna para ativos e outra para passivos com os valores de cada item discriminado na frente.

5. Faço o cálculo do patrimônio líquido para fechar o balanço patrimonial e separar o que será lucro (e dividido entre os sócios, se houver) e o que será capital social da empresa.

Importância do balanço para as empresas

Aprender como montar o balanço patrimonial é fundamental, pois como é um documento demonstrativo, ele colabora para validar a situação financeira da empresa.

Nos casos de solicitação de empréstimo CNPJ ou financiamento, muitas instituições pedem o balanço patrimonial para avaliar se a empresa é capaz de cumprir com suas obrigações.

Além disso, ajuda a acompanhar a evolução da empresa, podendo fazer melhorias eficientes, otimizar despesas e investir em ações inovadoras para crescer.

Mesmo tendo um pequeno negócio, invista um tempo nessa análise e oriente-se com um contador para tirar dúvidas específicas sobre seu negócio.

Hora de montar o balanço patrimonial na prática!

Com as dicas desse post você pode começar a organizar as informações que precisa para colocar em prática como montar o balanço patrimonial da sua empresa.

Assim, você garante não só a organização, mas também que seu negócio está saudável e elegível para receber investimentos ou obter um empréstimo para crescer.

Se a sua empresa precisa de capital, saiba que a GYRA+ te ajuda a conseguir um empréstimo online em até 24 horas.

Solicite uma proposta e nossa equipe vai trabalhar para aprovar um empréstimo para seu negócio.

Não se esqueça que se você for usuário de plataformas como Mercado Livre, B2W (via SkyHub), Mercado Pago, PagSeguro, Rede, Getnet, Cielo, Stone, SumUp, Pagar.me, PayPal, Wirecard, Iugu, Bling! e/ou Conta Azul, suas chances de conseguir o empréstimo são maiores.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.