Como melhorar uma empresa com 6 ações práticas e objetivas

Gestão 9 de Ago de 2019

Quer saber como melhorar uma empresa? Bem, só de estar pensando nisso, você já esta dando um passo importante rumo à melhoria de seu negócio.

Mas, para que você possa fazer com mais objetividade e alcance bons resultados, selecionamos 6 medidas que podem ajudar muito nessa missão.

Confira, analise e decida quais delas aplicar agora mesmo em sue negócio.

1- Faça um diagnóstico de sua situação atual

Não tem como melhorar uma empresa sem saber o que não está indo bem, concorda?

Por isso, o primeiro passo que você precisa dar nessa direção é fazer um diagnóstico de seu negócio.

É necessário verificar quais são suas forças e fraquezas, para, assim, descobrir o que deve ser reestruturado e se pensar em efetivas sugestões de melhorias para sua empresa.

Uma das formas mais usadas para isso é a famosa Matriz SWOT. Com certeza você já ouviu falar nela. Mas essa não é a única forma de se fazer o diagnóstico.

Veja mais sobre ele neste vídeo da Siteware:

2- Fique de olho nos indicadores financeiros

Ao fazer o diagnóstico, possivelmente foi feita uma análise dos indicadores financeiros da empresa.

Mas um gestor ou empreendedor que se pergunta: “Como melhorar minha empresa?” deve cultivar o hábito de estar sempre de olho em seus indicadores financeiros,não apenas durante um diagnóstico.

Dessa forma, estará constantemente atento e perceberá eventuais problemas rapidamente. Assim, com certeza, a administração financeira do negócio melhorará rapidamente.

E uma empresa com a saúde financeira em dia terá recursos suficientes para investir em outras melhorias do negócio. Além disso, atuará de forma preventiva, se preparando para situações futuras, em vez de apagar incêndios a todo momento. O que, aliás, costuma desorganizar toda a empresa.

Assim, ao melhorar o gerenciamento financeiro da empresa, você acaba melhorando o negócio como um todo.

3- Desenvolva uma cultura de planejamento estratégico

Muitas empresas chegam a fazer um planejamento estratégico anualmente. No entanto, ele acaba se tornando um documento “pro forma”. Isto é: uma burocracia que poucos seguem, perdendo totalmente o seu sentido.

Esse é um grave erro!

Quer saber como melhorar uma empresa? Comece por levar o planejamento estratégico a sério! 

Essa prática existe exatamente para que se possa definir os objetivos do negócio e a melhor forma de alcançá-los.

E sem objetivos definidos, como você vai saber o que e como melhorar uma empresa?

Por isso, transforme o planejamento estratégico em uma atividade central de seu negócio. Passe a tomar decisões baseadas em fatos e análises disponibilizadas por esse planejamento. 

Você verá que, a cada ano, sua  empresa progredirá mais e mais! 

E se quiser ser ainda mais assertivo nesse sentido, crie desdobramentos mais detalhados de seus planos para cada área do negócio. Como o planejamento estratégico financeiro, de RH, de marketing etc.

4- Crie planos de ação

Entender o que precisa ser feito é um importante passo para quem quer saber como melhorar uma empresa. Mas é preciso transformar ideias e intenções em ações concretas.

Por exemplo: como pôr em prática uma estratégia de expansão de mercado? Ou outras que tenha definido?

Para isso, você deve desenvolver os chamados “planos de ação”. Eles devem determinar claramente os objetivos de cada iniciativa, quais os recursos necessários para realizá-las, quem fará parte desta equipe, qual o cronograma dessa ação, entre outros pontos importantes.

Uma maneira muito comum de se definir tudo isso é usando a matriz 5W2H. Trata-se de um acrônimo para 7 perguntas, originalmente em inglês.

Entenda quais são essas perguntas:

  • Why = Por quê?
  • What = O quê?
  • Who = Quem?
  • When = Quando?
  • Where = Onde?
  • How = Como?
  • How Much = Quanto?

O plano de ação pode ser também desdobrado em uma lista de tarefas que levarão a conclusão do objetivo. 

Veja um exemplo de um plano de ação para diminuir custos em uma empresa, que poderia ser usado como parte de um planejamento financeiro empresarial:

melhorar empresa

5- Treine sua equipe

Não há como melhorar uma empresa sem contar com pessoal qualificado e bem treinado para desemcumbir suas tarefas.

Essa pode até parecer uma dica óbvia. Mas, mesmo sabendo disso, muitas empresas acabam enxergando treinamentos como um gasto excessivo, não como um investimento.

Além disso, temem treinar seus colaboradores e eles acabarem deixando a empresa.

Se você pensa assim, confira esta frase de Henry Ford:

“Só há uma coisa pior do que capacitar colaboradores e eles partirem. É não capacitá-los e eles ficarem”

Por isso, se você continua se perguntando “como melhorar minha empresa?”, tenha essa frase sempre me mente como uma das melhores respostas.

6- Automatize processos

Por fim, nossa dica final de como melhorar uma empresa se relaciona a ajudar você a ter mais tempo para se dedicar às tarefas que realmente importam para o negócio: planejar, pensar em como conquistar clientes e mercado, desenvolver novos produtos etc.

Já pensou deixar de perder tempo com uma série de tarefas chatas e repetitivas, como calcular impostos ou emitir notas fiscais, por exemplo?

Para isso, você pode usar a tecnologia e automatizá-las. Assim, não apenas você e seus funcionários deixaram de fazer uma série de atividade burocráticas e rotineiras, que tomam um tempo precioso, como terão dados precisos sobre elas. 

Isso porque ao serem executadas por um software, todos esses dados são guardados para consulta na hora que você quiser.

Assim, se você automatizar, por exemplo, o cálculo dos impostos e a emissão de suas notas fiscais, todas essas informações estarão guardadas para que você as analise, entenda quanto está faturando mensalmente e pagando em tributos e possa tomar decisões mais assertivas.

Qual dessas ações para melhorar uma empresa se enquadram melhor em seu atual modelo de gestão? Escolha as que achar mais efetivas e ponha logo em prática em seu negócio!

Este post foi escrito pela equipe da Nfe.io, um sistema de emissão e controle de notas fiscais que automatiza tarefas chatas e faz sua empresa ganhar tempo, performance e diminuir custos.

Marcadores

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.