Como manter o meu score para empréstimo alto?

Empréstimos Jul 23, 2020

É comum que a falta de planejamento financeiro acarrete em momentos de aperto. Isso pode acabar complicando, pois com pouca pontuação, você corre o risco de não conseguir tomar um empréstimo com score baixo.

Ficar com o nome sujo junto aos órgãos de crédito pode ser um dos motivos para que o seu score fique abaixo do que é considerado “confiável”. Por isso, é importante tentar sempre renegociar as suas dívidas para começar a pagá-la o quanto antes.

Um exemplo de atraso que pode colocar o seu nome no SPC, é com relação ao cartão de crédito. Caso você atrase as faturas com frequência, seu score tende a ficar mais baixo. Antes de saber como manter o score alto, vamos entender como ele é gerado.


O que é e como é gerado o score para empréstimo?

O seu score são os pontos que todas as instituições de crédito utilizam para liberar um valor emprestado para você. Ele é como se fosse a sua avaliação como consumidor e retrata muito bem se você é um bom pagante ou não. A nota pode variar de 0 a 1000 pontos que demonstram sua reputação financeira em categorias:

● 0 a 200 – Risco Muito Alto de Inadimplência;

● 201 a 400 – Risco Alto Inadimplência;

● 401 a 700 – Risco Médio de Inadimplência;

● 701 a 900 – Risco Baixo de Inadimplência;

● 901 a 1000 – Risco Muito Baixo de Inadimplência.


Quais históricos são utilizados para gerar a pontuação?

● Contas atrasadas;

● Contas pagas;

● Se está ou esteve com o nome sujo;

● Pedidos de crédito (financiamentos, empréstimo, cartão etc);

● Relação geral com as instituições financeiras.

Todos esses dados são repassados aos órgãos por lojas e outros locais que você compra ou pede crédito. Por isso, manter a relação com quem você está devendo é essencial. Mas agora vamos ao que interessa: como manter o meu score para empréstimo alto?

1. Pague as contas em dia

Esta é uma das dicas primordiais pois ela quer dizer muito sobre o seu comportamento como pagante! Sendo assim, evite atrasar as suas contas, por mais que ela seja de um valor pequeno ou instituição que não seja de necessidade essencial, como contas de luz e água.

Ao atrasar o pagamento, seu histórico fica sujo, o que acaba dificultando você conseguir crédito em qualquer instituição.

2. Tenha contas em seu nome

Se você não está negativado e mesmo assim não consegue ser aprovado para tomar um crédito, é possível que isso aconteça por você não ter contas em seu nome, ou seja, você não é um consumidor reconhecido. Isso acarreta até mesmo para que o seu próprio score não seja gerado por falta de informações. Algumas contas simples como água, internet, telefone ou luz podem ajudar, se as contas forem pagas em dia.

3. Atualize seus dados

Para conseguir deixar seu score para empréstimo alto, é importante manter todos os seus dados atualizados nos bancos e instituições de empréstimo, ou órgãos de proteção ao crédito. Caso não tenha cadastro nesses sites, é possível se inscrever gratuitamente e atualizar as informações.

4. Negocie suas dívidas

Se você tem dívidas, não deixe com que elas virem uma bola de neve. Para solicitar um novo crédito, o mais recomendado é que você esteja com as suas dívidas em dia. Portanto, vá atrás de soluções para encontrar uma forma de encaixar este pagamento no seu orçamento. Isso pode resultar em uma redução das taxa de juros.

O fato de você mostrar que deseja honrar com a sua dívida para manter um bom relacionamento com a instituição, demonstra que é um bom pagador e pode acarretar até alguns pontinhos no seu score.

Outra informação que vale ressaltar é que, no momento em que sua dívida é negociada e paga já na primeira parcela, você é retirado da lista de nomes do Serasa e você volta a ficar com o nome limpo.

5. Frequência de pedidos de crédito

O famoso “atirar para todos os lados” também pode ser bem prejudicial na hora de manter o seu score alto. Pedir vários cartões de crédito, aumento de limite e empréstimo ao mesmo tempo, pode não passar uma boa impressão para as instituições financeiras. Os sistemas acabam entendendo que quem está fazendo isso é uma pessoa má intencionada, usando seu CPF para conseguir crédito em vários locais. Como forma de defesa, seu score é baixado para que os bancos não liberem os valores.


Tenha paciência!

Com essas dicas, você será capaz de aumentar o seu score, mas isso não acontecerá de um dia para o outro. Por conta do processo e até por segurança, sua pontuação demora um tempo até voltar a subir. O importante é começar!

Texto escrito por Lendico, uma fintech de empréstimo pessoal que busca oferecer soluções adequadas para quem busca um empréstimo com taxas de juros mais justas.

GYRA+

Somos uma fintech de crédito que chegou para simplificar a vida do empresário digital. Empréstimo rápido, simples e inteligente.

Great! You've successfully subscribed.
Great! Next, complete checkout for full access.
Welcome back! You've successfully signed in.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.