Como funciona o MercadoShops: tudo sobre a plataforma de e-commerce do Mercado Livre

E-commerce 26 de Dez de 2018

Antes de saber como funciona o MercadoShops é importante saber algumas diferenças em relação ao Mercado Livre.

O MercadoShops é uma plataforma de e-commerce que disponibiliza um sistema para que pequenas e médias empresas criem a sua própria loja online de forma simples e segura.

No Mercado Livre, os vendedores também operam usando o sistema do site, mas não possuem diretamente uma loja virtual com URL personalizada, layout próprio, dentre outros detalhes.

De ambas as formas vocĂȘ faz negĂłcios online. Mas quando a empresa estĂĄ pronta para dar um passo adiante, geralmente ele irĂĄ evoluir para uma plataforma como o MercadoShops.

O sistema oferece meios de pagamento online com o Mercado Pago, disponibiliza entregas pelo Mercado Envios e aumenta o trĂĄfego de visitas para a loja com ferramentas de marketing digital integradas.

Hoje, o Mercado Shops conta com mais de 200.00 usuĂĄrios cadastrados e ativos nos paĂ­ses em que opera: Argentina, Brasil, Chile, ColĂŽmbia e MĂ©xico.

Vamos conhecer como funciona o MercadoShops!

Como funciona o MercadoShops: raio X da plataforma

Seu negĂłcio estĂĄ pronto para crescer e vocĂȘ precisa escolher uma plataforma de e-commerce para hospedar sua nova operação?

É exatamente isso que o MercadoShops oferece. Na plataforma vocĂȘ tem um sistema pronto onde pode configurar seus produtos, controlar estoque, dentre outros recursos personalizados para uma loja virtual funcional e bem estruturada.

Como funciona o MercadoShops: principais recursos

Ferramentas de marketing para criar promoçÔes e cupons de descontos personalizados para campanhas ou para clientes específicos.

Integração com o Facebook. É possível vincular a loja online com a página do Facebook e ampliar o canal de vendas com a rede social.

ExperiĂȘncia do cliente. Com a plataforma Ă© possĂ­vel acompanhar do momento que o cliente fecha o pedido, o pagamento atĂ© o ticket mĂ©dio dos clientes etc.

Chat online para contato instantĂąneo e em tempo real com o cliente. Assim, Ă© possĂ­vel tirar dĂșvidas in loco e nĂŁo deixar o cliente recuar na decisĂŁo de compra.

Campanhas de e-mail marketing para divulgar novidades e promoçÔes. A plataforma tem modelos prĂ©-formatados e vocĂȘ sĂł precisa definir os produtos e os textos para fazer o disparo.

Otimização para SEO (Search Engine Optimization) que permite que suas pĂĄginas sejam encontradas nos mecanismos de busca. É possĂ­vel fazer a otimização manualmente e ou seguir as configuraçÔes automĂĄticas do sistema do MercadoShops.

Programa de fidelização de clientes através de um sistema de pontos gerados automaticamente a cada compra. O cliente acumula pontos que pode trocar em benefícios na sua loja virtual futuramente.

Administrar em um sĂł lugar os anĂșncios da sua loja loja e da sua conta do Mercado Livre, inclusive criar e modificar vĂĄrios anĂșncios de uma sĂł vez. Pode tambĂ©m alterar os preços, quantidades, entre outras informaçÔes.

Ativar regras para controlar automaticamente os anĂșncios da sua loja e do Mercado Livre com base em seu estoque real.

Configurar códigos de acompanhamento de campanhas para medir as conversÔes vindas do Google AdWords, Facebook Ads e outros, além de poder inserir qualquer outro tipo de tag javascript em todo o site ou apenas na pågina de finalização de compra, por exemplo.

Configurar as opçÔes de envios com base em tabelas próprias ou nas tabelas dos Correios, com opçÔes para customizar valores por região e agregar prazo e valor de manuseio automaticamente nos cålculos de envios.

Configurar meios de pagamento customizados, como depĂłsito em conta ou transferĂȘncia.

Emitir Notas Fiscais EletrĂŽnicas em poucos cliques, com a assistĂȘncia de parceiros integrados Ă  plataforma.

Leia também: Como vender mais no Mercado Livre [HOJE]: 10 dicas de OURO.

Como funciona o MercadoShops: opçÔes de planos

Os 30 primeiros dias sĂŁo gratuitos para o cliente experimentar a plataforma. NĂŁo Ă© preciso incluir os dados do cartĂŁo para fazer o perĂ­odo de testes.

Depois do perĂ­odo de teste Ă© preciso escolher entre os trĂȘs planos disponĂ­veis, de acordo com as necessidades e objetivos de negĂłcio e, claro, disponibilidade financeira.

Plano 1: Profissional Plus | Valor: R$ 149/mĂȘs

Plano 2: Profissional | Valor: R$ 99/mĂȘs

Plano 3: Essencial | Valor: R$ 89/mĂȘs

Em todos os planos, vocĂȘ ainda conta com:

  • Custo de instalação zero e ativação imediata;
  • Visitas, pageviews, produtos cadastrados e transaçÔes ilimitadas, com hospedagem dos dados dos produtos inclusa;
  • Loja otimizada “de fĂĄbrica” para dispositivos mĂłveis, como celulares, smartphones e tablets;
  • Integração nativa com o Mercado Pago, com diversos meios de pagamento disponĂ­veis para seus compradores terem segurança e praticidade;
  • Opção de criar variaçÔes em seus produtos para venda na loja, como cor, tamanho, voltagem etc.

4 primeiros passos para começar no MercadoShops

passo-a-passo-mercadoshops1 – Anuncie seus produtos

ApĂłs preencher seus dados para criar uma conta no MercadoShops, o primeiro passo para começar a configurar a sua loja virtual Ă© ter anĂșncios completos para chamar a atenção dos clientes em potencial.

Informe todos os dados dos produtos que deseja vender. Para preencher essas informaçÔes clique em “Novo AnĂșncio”.

Nessa pĂĄgina vocĂȘ deverĂĄ:

  • incluir atĂ© 10 fotos de cada produto;
  • inserir um vĂ­deo;
  • descrever corretamente o que estĂĄ vendendo;
  • informar o estoque;
  • adicionar a forma de envio;
  • informar as dimensĂ”es da embalagem;
  • escolher a categoria do produto;
  • incluir informaçÔes que ajudarĂŁo os buscadores, como Google, a encontrar a sua loja e anĂșncio.

O cuidado no momento de cadastrar seus produtos Ă© extremamente importante para deixar a sua loja ainda mais profissional.

2 – Configure as opçÔes de envio

VocĂȘ jĂĄ cadastrou seus produtos. Agora Ă© o momento de escolher a forma que os seus produtos serĂŁo enviados aos seus clientes.

É importante incluir as informaçÔes completas para nĂŁo faltar nada. Lembre-se de cadastrar CEP, endereço e dimensĂ”es do produto. É a partir destes dados que o sistema irĂĄ ajudar a calcular o valor do frete.

Nesta etapa, vocĂȘ vai precisar escolher quais as formas de envio aparecerĂŁo para o seu cliente. VocĂȘ pode escolher entre Correios, Outros Meios de Envio ou A combinar com o vendedor.

3 – Personalize a aparĂȘncia da sua loja

No terceiro passo de como funciona o MercadoShops, vocĂȘ vai definir como serĂĄ a aparĂȘncia da sua loja. A identidade visual Ă© o primeiro contato que o cliente tem com a sua marca, por isso, capriche na personalização.

Crie um layout atraente, organizado e informativo. Aliar estĂ©tica e praticidade Ă© crucial. Pense na experiĂȘncia do usuĂĄrio e no caminho que ele percorrerĂĄ no site e invista em recursos visuais que facilitem a navegação.

O MercadoShops tem vĂĄrios modelos prontos que podem ser personalizados com a sua marca. TambĂ©m Ă© possĂ­vel escolher o tipo de letra, as cores, o nĂșmero de colunas, entre outros atributos que podem impactar o cliente visualmente.

A plataforma tambĂ©m permite acesso direto ao cĂłdigo do sistema para personalização. VocĂȘ pode personalizar sozinho ou contar com o apoio de um especialista do MercadoShops.

4 – Defina suas preferĂȘncias

A Ășltima etapa para ter sua loja ativa Ă© acrescentar informaçÔes essenciais para o bom funcionamento do seu e-commerce.

Nessa Ășltima fase, o sistema pede o cadastro de nome do site, CEP, texto do botĂŁo de anĂșncios, meios de pagamento e dados de faturamento. AlĂ©m disso, permite conectar o site da loja virtual ao perfil do Facebook.

VocĂȘ ainda pode configurar outras pĂĄginas da sua loja (“Quem somos”, por exemplo), o domĂ­nio prĂłprio e ferramentas como Google Analytics, cĂłdigo do Google Adwords, pixel do Facebook, entre outras.

Depois de configurar essas quatro etapas, a loja virtual estĂĄ pronta para ir ao ar!

Ao criar sua loja no MercadoShops, ela é integrada ao Mercado Livre. Isso aumenta a visualização dos produtos e a chance de aparecer para novos compradores.

Se o seu negĂłcio chegou a um momento de expansĂŁo, ter uma loja no MercadoShops vai tornar seu negĂłcio mais profissional.

Leia mais: Como calcular a necessidade de capital de giro de uma empresa.

E esse pode ser o momento que vocĂȘ vai precisar de capital de giro para expandir. Conheça a estrutura da Gyra+ que realiza financiamentos online para empreendedores digitais.

Em trĂȘs passos simples vocĂȘ pode ter aquela grana que precisa para investir mais no seu negĂłcio:

  • indique o valor de emprĂ©stimo que precisa, em quanto tempo deseja pagar e seu e-mail;
  • conecte sua conta do Mercado Livre, Bling ou Skyhub;
  • a anĂĄlise serĂĄ realizada e, se aprovada, o dinheiro cai em atĂ© 72h na sua conta.

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