GYRA+ é uma fintech de crédito que apoia a democratização do ecossistema financeiro

Como fintechs de crédito apoiam a democratização do ecossistema financeiro?

Crédito 26 de Jan de 2023

A tecnologia e a internet revolucionaram diversos setores do mercado, incluindo a área financeira. Com esse avanço surgiram empresas como as fintechs de crédito que tem possibilitado uma melhora no cenário de democratização do ecossistema financeiro no mundo.

No Brasil, segundo o Insper, em menos de 10 anos, o número de fintechs no país quadruplicou e em 2021 o número total de investimentos na área ultrapassou os R$ 3,8 bilhões.

E entre esses números estão as fintechs de crédito que, segundo Banco Central, foram capazes de reduzir a concentração bancária de 81% para 71% em 10 anos.

Mas afinal, por que as fintechs de crédito estão em alta e o que elas podem oferecer de novidade tanto para o mercado quanto para os seus clientes?

Vamos descobrir!

O que é uma fintech?

Uma fintech é uma empresa que usa a tecnologia para oferecer serviços financeiros. A palavra fintech é a junção de dois termos em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia).

As empresas que trabalham com tecnologia financeira usam a internet para executar seus serviços e, assim, conseguem agilizar processos, minimizar custos operacionais e oferecer o melhor custo/benefícios aos clientes.

Existem fintechs especializadas em diversas atividades, como por exemplo:

  • Banco digital;
  • Pagamento;
  • Crowdfunding;
  • Investimento;
  • Controle financeiro;
  • Crédito ou empréstimo.

No caso de uma fintech de crédito, o produto é o empréstimo financeiro e o processo de solicitação, envio de documentos e resposta é feito 100% digital.

Ou seja, você pode conseguir o montante necessário para o seu investimento sem sair de casa!

Esse modelo de negócio está fazendo frente às grandes instituições bancárias, pois além de oferecer rapidez e agilidade na aprovação, também consegue taxas mais enxutas para os clientes.

Vantagens das fintechs de crédito

Você já conhece duas vantagens das fintechs de crédito: menor burocracia e menores taxas de juros, mas também existem outras, como acessibilidade e segurança.

Ter menos burocracia está relacionada com a utilização da tecnologia e do mundo digital para manter as operações, como é o caso do Open Finance.

Para o ecossistema financeiro como um todo, o Open Finance aquece a competitividade no setor e estimula a inovação possibilitando o desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Já o oferecimento de taxas de juros menores acontece porque essas empresas não contam com uma estrutura física e se apoiam bastante na tecnologia, diminuindo também a contratação de pessoas.

A acessibilidade é possível também por conta do apelo digital e a menor burocracia. Com esses dois fatores, é possível oferecer crédito facilitado para mais pessoas e empresas, principalmente para aqueles que as instituições tradicionais costumam negar.

E agora que você já sabe tudo isso, fica mais fácil entender como as fintechs de crédito estão conseguindo gerar mais inclusão financeira! Vamos entender melhor isso?

Mas o que as fintechs de crédito têm a ver com a democratização do ecossistema financeiro?

Antes do surgimento das fintechs, principalmente das especializadas em crédito, quem conseguia empréstimos ou financiamento eram em sua maioria pessoas e empresas com um patrimônio considerável. Poucas instituições financeiras ofereciam esse tipo de serviço para pessoas com menor poder aquisitivo.

Com a tecnologia, os produtos digitais e a segurança, esse cenário foi modificado. As fintechs especializadas em crédito perceberam o espaço no mercado que estava sendo criado e a necessidade de pessoas com menor poder aquisitivo e empresas menores também terem acesso a um crédito facilitado.

Além de ocupar esse espaço, a tecnologia das fintechs também proporcionou um atendimento ao cliente e um oferecimento de produtos financeiros de modo mais simples.

Hoje em dia, basta ter um smartphone para poder acessar todas as informações sobre crédito e contas pessoais.

Por fim, outro fator que aproxima os clientes dessas empresas é o atendimento personalizado proporcionado pela tecnologia, fazendo com que o oferecimento de crédito não só alcance mais pessoas, como também tenha maior qualidade.

A GYRA+ é um exemplo de fintech de crédito

A empresa trabalha fornecendo linhas de crédito para pequenas empresas, através de um processo simples para empreendedores de todas as áreas.

Precisa comprar estoque, investir ou financiar novos projetos? Conseguir capital de giro é importante para manter as operações atuais enquanto expande.

A GYRA+ criou um sistema ágil e digital que faz a análise em até 24h e envia a aprovação para o cliente com o valor disponível. Depois de aprovado, o dinheiro fica disponível em poucos dias. Além disso, as taxas são personalizadas e adequadas para cada negócio e não é necessário ter bens como garantia do empréstimo.

Nosso sistema é totalmente seguro, pois temos medidas de segurança adotadas, como:

  • O sistema não guarda as senhas dos usuários;
  • A empresa não divulga as informações a terceiros;
  • O site tem conexões seguras e os dados transitam criptografados.

Consulte as condições de financiamentos que a GYRA+ oferece para empreendedores digitais atingirem todo o potencial do seu negócio.

Marcadores

GYRA+

Combinamos Análise de Crédito Tradicional e High-Tech: Trazemos Insights, Tendências e Soluções para Diferentes Setores